Fico entristecido quando vejo determinadas
visões acerca da Educação onde a Escola Pública é tratada com desdém por parte
dos que fazem o poder com grande contribuição da sociedade que hoje ainda não
conseguiu entender as finalidades do processo educativo como um todo e só
pensam na Escola como elemento de uma mera ascensão social ou de colocação de
indivíduos no mercado de trabalho. O caráter de Escola Pública, Gratuita e de
Qualidade é desprezado pelo mundo político e pela sociedade em geral o que gera
o tipo de Escola que aí está moribunda, sem perspectivas e deslocada do sentido
real da educação que é contribuir para o crescimento científico da nação e dar
oportunidades para que os indivíduos pensem a vida e construam ciência. O
sentido produtivo da sociedade e a dinâmica do capital fazem com que só se veja
a escola como formadora de futuros operários e não como cidadãos. Exemplo disto
são as chamadas Escolas Profissionais que estão diminuindo carga horária de
disciplinas formadora do caráter humanístico para colocar em seu lugar
disciplinas apenas técnicas o que descaracteriza o papel real da Escola. Outra
forma errônea de ver a Escola é dizer que Escola Pública é de má qualidade por
que é voltada para pobres e por isso mesmo não dará a seus personagens
oportunidades de crescimento ou de aprofundamento de saberes e produção
artístico – cultural – social fazendo com que os investimentos sejam pequenos e
ineficazes no sentido de formar, dar visões, possibilitar questionamentos,
aprofundar conhecimento e fazer ciência. Muitos que administram a Escola
Pública ainda têm visão de que seus alunos não podem crescer em conhecimento e
limitam o aprofundar científico fazendo com que a Escola Pública não tenha
oportunidades de gerar projetos eficazes, desenvolver novas visões de ensino,
faça ciência no sentido amplo e seja formadora de conhecimento não apenas para
o mundo produtivo, mas para intervenção na sociedade. Nossas Escolas Públicas
carecem de mais democracia, os professores e alunos seus principais
personagens, pouco ou nunca são ouvidos, as decisões são sempre impostas e
ditadas em escritórios longe da realidade da Escola e das expectativas dos que
a fazem, pois na Escola todos são educadores e merecem dizer como, onde e
porquê o ensino existe e qual a sua finalidade. Há muitos erros na condução da
Escola Pública em nossa cidade onde diretores são apadrinhados, professores são
humilhados sem pagamento do que preceitua a Lei do Piso e alunos são amontoados
nas Escolas sem participação, sem respeito e sem condições mínimas de
crescimento tanto intelectualmente como no verdadeiro sentido da cidadania.
Nossos personagens das Escolas Públicas merecem respeito, valorização e
motivação para crescer não apenas no sentido econômico, mas na condição de
cidadão e elemento ativo nas mudanças. É pedir muito?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.