Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de abril de 2012

FELICIDADE REALISTA


A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos. Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis. Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica e uma temporada num SPA cinco estrelas. E quanto ao amor? Ah, o amor... Não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos sexo selvagem e diário, queremos ser felizes assim e não de outro jeito. É o que dá ver tanta televisão. Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Ter um parceiro constante, pode ou não, ser sinônimo de felicidade. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com um parceiro, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio. Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade. Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar estrelato, amar sem almejar o eterno. Olhe para o relógio: hora de acordar. É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz mas sem exigir-se desumanamente. A vida não é um jogo onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo. Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. Ela transmite paz e não sentimentos fortes, que nos atormenta e provoca inquietude no nosso coração. Isso pode ser alegria, paixão, entusiasmo, mas não felicidade. (Por Risomar Lima).

9 comentários:

  1. Pra mim, felicidade é algo que não sabemos. Do tipo "eu era feliz e não sabia".
    Diferente de prazer, que é instantâneo.
    Diferente de alegria, que é psicológico.
    Então, é alguma coisa estranha à nossa compreensão, mas, que sabemos o que era quando perdemos.

    ResponderExcluir
  2. O cerébro humano funciona como um computador. Se você programá-lo com idéias positivas, você poderá estar sempre em estado de felicidade. É claro que existem momentos difíceis, afinal, a dor nos traz experiências que nos ajudam a crescer, mas se tivermos bom humor, e vermos os momentos difíceis com outros olhos, a maior parte do tempo estaremos bem. E temos também que aprender, a agradecer, por tudo, afinal, nós temos tanta coisa boa que só damos valor quando perdemos, não é mesmo? Saúde, família, amigos, quantas coisas que nos fazem felizes, não é mesmo? Seja feliz. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  3. Certa vez os deuses reuniram-se no Olimpo , porque Zeus determirara que daquele momento em diante era de Seu desejo que a FELECIDADE, fizesse parte da vida dos homens( e mulheres), entao todos os deuses do Olimpo foram contra porque achavam que o ser humano seria incapaz de conviver com a FELICIDADE, lutaram e retrucaram mas concordaram por que Zeus era o deus dos deuses, e por tanto deveria ser obedecido, mas disseram, Ele nao disse, que nos nao poderiamos dificultar o maximo para os humanos , entao vamos coloca-la no monte mais alto da terra, outro disse: nao eles um dia faram maquinas que voarao sobre os ares e chegarao ao topo e encontrarao a FELICIDADE, outro disse: entao colacaremos nas profundezas dos mares , entao outro disse: tambem nao eles construirao maquinas que atravessarao os mares e por debaixo deles , nao sera boa ideia, foi quando um deles disse: colocaremos a FELICIDADE, no coracao dos homens (e mulheres), la estara segura, porque enquanto os humanos estiverem procurando a FELICIDADE, nas coisas , nos bens , nas festas, no status quo, a FELICIDADE estara segura, mas quando eles se voltarem para si proprios, verao que a felicidade esteve sempre com eles e nunca deles apartara. E assim foi feito. Tchau.

    ResponderExcluir
  4. Pra mim é a oportunidade de ter nascido, de viver, enfim de estar no "jogo".

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, hoje em dia, já existem drogas que a podem fazer feliz mesmo que todo o seu mundo em volta esteja a desabar...então? Em que ficamos? É...a felicidade pode ser criada...mas não existe sempre...o ser humano existe, a nossa casa existe, o relógio que uso existe, mas felicidade...bom...essa é criada na nossa imaginação...até porque...se você for o suficientemente sonhadora...feche os olhos e pense em coisas que a possam fazer feliz...vai ver como tudo isso a pode tornar feliz...mas claro...precisa se concentrar muito bem! Boa sorte !

    ResponderExcluir
  6. É estar sempre contente com o que temos e não deixar de buscar o que se quer sem deixar que isso se torne tão obsecivo que te faça esquecer de viver o mundo a sua volta.

    ResponderExcluir
  7. Felicidade é o contentamento de ser. Ser não obstante a como, mas em ser e viver. Claro que as pessoas contam, que o crer em Deus faz diferença, mas, fundamentalmente o querer ser feliz vem de dentro, como querer levantar, querer ver o brilho do dia, ver as pessoas falarem o que pensam e também pensar, querer sentir o cheiro do pão quente sair do forno na padaria, e trazê-lo para o café. Ser feliz é aceitar-se, aceitar os outros, é conformar-se em não ter domínio de todas as coisas, mas mesmo assim não se esquivar em ser zeloso por si mesmo e pelos outros. É ser generoso sem esbanjar, sem cair no desperdício. É deixar-se ir sem se preocupar. É ter certeza que o amanhã será vivido todos os dias.

    ResponderExcluir
  8. 1.Felicidade é saber que a vida não está passando inutilmente.

    2. A vida não passa inutilmente quando se tem propósitos.

    3. Para saber o verdadeiro propósito da vida, deve se perguntar a quem te criou.

    4. Deus, que foi quem te criou, diz que tu foste criada para ter um relacionamento com Ele.

    5. Tu podes ter um relacionamento com Deus através de Jesus Cristo.

    6. A felicidade é uma decisão, não um sentimento. Sempre haverá momentos de dor, de sofrimentos, mas todos tem um motivo para acontecer, algo para aprender. Jesus promete ser tua alegria e teu consolo.

    ResponderExcluir
  9. Felicidade pra mim seria saber que acabou a miséria e pobreza no mundo, todos terão casa, empregos, acesso a saúde, escola, direitos iguais sem distinção nenhuma, porque enquanto houver um semelhante meu morando na rua, sem ter o que comer, morrendo numa fila de hospital por falta de atendimento, aí realmente não dá pra ser feliz!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: