Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

14 de fevereiro de 2012

DUZENTOS E DEZ PREFEITOS ELEITOS EM 2008 FORAM CASSADOS

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) demonstrou que dos 5.563 prefeitos eleitos em 2008, 383 não estão mais no cargo. Destes, 210
foram cassados, 48 deles por supostas fraudes na campanha eleitoral. Em 56 municípios do país, a troca de gestor ocorreu por morte do titular, sendo que oito foram assassinados ou tiraram a própria vida. As cassações por infração à lei eleitoral representaram 22,8% dos casos de afastamento dos prefeitos. Os episódios mais comuns incluem a tentativa de compra de voto, uso de materiais e serviços custeados pelo governo na campanha e irregularidade na propaganda eleitoral. Já os atos de improbidade administrativa motivaram 36,6% das trocas. Além disso, 4,76% dos prefeitos deixaram seus cargos por causa de crime de responsabilidade, 17,62% por infração político-administrativa e 2,86% por crime comum. A pesquisa foi feita a partir do cruzamento de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das federações regionais de municípios e da própria CNM, com o objetivo de detectar onde houve mudança de prefeito desde 2009. Da Agência Brasil.

4 comentários:

  1. Jurandir V. dos Santos14 fevereiro, 2012

    Se as camaras de vereadores fossem um pouquinho mais fiéis a suas atribuições, e deixassem de receber o famoso "por fora", o popular "mensalinho", e se o ministério público fosse mais atuante, quase a totalidade dos prefeitos estaria em maus lençois. A culpa é nossa, dos eleitores que votamos e escolhemos mal nossos representantes.

    ResponderExcluir
  2. Ainda acredito ser pouco os políticos cassados por improbidade ou mesmo pelo art.41- Sufrágio. O que acontece é que na grande maioria das vezes o Tribunal Regional Eleitoral acaba, ainda, favorecendo um candidato ou outro por ser amigo de um advogado ou escritório. Do contrário muitos prefeitos teriam perdido seu mandado. Sabe qual a justiça que temos:$$$$$$$$$$$$... Daniel Pereira da Silva

    ResponderExcluir
  3. Esses apostaram firmemente que não seriam descobertos e punidos. E mais, fazem parte do tudo vale, tudo se pode, com a ajuda de eleitores. É uma situação lamentável.
    Solivaldo Araújo

    ResponderExcluir
  4. Prezado amigo Val Cabral

    O dia em que o GOVERNO, resolver em vez do horário eleitoral, apresentar a ficha completa do candidato inclusive a parte criminal (se é ficha limpa), talvez o povo se interesse e haverá uma conciência política muito maior e melhor sobre nossos politicos. As eleições estão aí, procure saber mais sobre o seu candidato para depois votar. Se tiver um só processo contra ele pode ter certeza que já está envolvido e só irá pensar nele e não no povo que o elegeu.
    SUCESSO NO SEU VOTO.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: