Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de junho de 2011

O RIO CACHOEIRA FEDE E RESISTE MORIMBUNDO

O Rio Cachoeria nem de longe parece o mesmo manancial de águas caudalosas e turvas que serviu de sustento para as famílias numerosas de lavadeiras, areeiros, pescadores e trouxeram entretenimento, fonte de higiene e saúde para os primeiros desbravadores de Itabuna e região. Definhando hoje, e quase transformado por completo em esgoto a céu aberto, o rio transmite um pedido de socorro que todos precisam observar. Esse é o alerta que os ambientalistas estão tentando exprimir, não apenas aos itabunenses, mas também às populações dos Municípios vizinhos por onde passa o manancial. A intenção é fazer um diagnóstico da situação geral do rio e despertar a consciência e o compromisso coletivo sobre a sua preservação. Ao longo do tempo o manancial sofreu com o assoreamento de suas margens e com a poluição das águas. O prejuízo, segundo os ambientalistas, pode ser irreversível e gerar, inclusive, o seu desaparecimento em poucos anos. O quadro geral não é bom e isso precisa ser analisado com responsabilidade. Do contrário, em poucos anos, o manancial terá desaparecido e o itabunense estará comprando água a preço de ouro ou buscando novas alternativas de abastecimento. Até as crianças já sabem que é preciso preservar o meio ambiente, mas todos, sem exceção, precisam estar atentos ao lamento que vem da natureza.

9 comentários:

  1. O ALFREDO PROMETEU RECUERAR O RIO CACHOEIRA E FEZ FOI POLUIR ELE MAIS AINDA.
    ASSIM COMO ELE, TODOS OS POLITICOS SÓ USAM O RIO CACHOERIA COMO PROMESSA QUE NUNCA É CUMPRIDA.
    ATÉ QUANDO ESSE DESMANDO VAI ACONTECER?
    REINALDO MARQUES

    ResponderExcluir
  2. O RIO CACHOEIRA ESTA SENDO TRANSFORMADO EM ESGOTO A CÉU ABERTO E NOSSAS AUTORIDADES NÃO AGEM PARA CONTER ESTE DRAMA AMBIENTAL.
    MAS A CULPA É DO POVO QUE SÓ CHEIRA O FEDOR DO RIO.
    REAJA GENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    HAROLDO GÓES

    ResponderExcluir
  3. Sandro Cordeiro01 julho, 2011

    O Cachoeira ERA um rio, mas devido à "boa educação" da população itabunense (que ADORA jogar lixo e imundícies em todo lugar) e o descaso do Governo do Estado da Bahia, transformou-se num esgoto. Porém, não fique triste. Histórias iguais a esta existem em todos os lugares deste país. Nossos rios estão fedendo, poluídos, morrendo... e ninguém faz nada para impedir esta tragédia ambiental.

    ResponderExcluir
  4. Era um rio mas devido a urbanização ficou poluído e ao invés da gente de botar a culpa nos governantes, deveria era criticar a população que joga lixo nos rios e nos bueiros. Pessoal, parem de jogar lixo na rua e no rio cachoeira. Se todo mundo fazer a sua parte com certeza teremos rios menos poluídos.
    Daniel Vieira da Silva

    ResponderExcluir
  5. Temos que fazer estes governantes acordarem e solucionar os problemas deste rio, urgentemente. Guilherme Santos

    ResponderExcluir
  6. É incrivel como o governo não liga para o meio ambiente .
    Sequer cuidam do Rio Cachoeira.
    Antonio Andrade

    ResponderExcluir
  7. Paulo César N. dos Santos01 julho, 2011

    É pura verguonha dos governantes e falta de educação das pessoas que jogam lixo e escoto no rio cachoeira... olha que já nadei e pesquei muito nese rio!

    ResponderExcluir
  8. Situação lamentável e total falta de respeito com nossa natureza. Onde vamos parar deste jeito?
    Haroldo Góes

    ResponderExcluir
  9. O QUE PODEREMOS FAZER PARA ACABAR COM ESTA DESTRUIÇÃO DA NATUREZA/ É PRECISO UMA CONSCIENTIZAÇÃO GLOBAL, NÃO DA MAIS PARA SUPORTAR ESTE DESCASO, ONDE ESTÃO OS POLÍTICOS NESTA HORA/ QUE ABSURDO!!! REINALDO ALBUQUERQUE SOARES

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: