A maioria dos senadores é contra a manutenção de documentos oficiais sob sigilo eterno e promete votar a favor do projeto de lei que assegura a liberação completa de todos os arquivos do governo depois de 50 anos, segundo a Folha de São Paulo. Dos 76 senadores entrevistados pelo jornal, 54 se manifestaram favoravelmente à abertura total das informações públicas, como previsto pelo projeto aprovado no ano passado pela Câmara dos Deputados e que agora está para ser votado pelo Senado. Apenas 10 senadores defen deram o projeto original enviado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que permitiria manter indefinidamente sob sigilo documentos classificados como ultrassecretos pelo governo. Doze senadores ouvidos se declararam indecisos e cinco não responderam à consulta.
Tudo ali não passa de uma questão de preço.
ResponderExcluirNunes
Prezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirAcho bem estranho esse assunto de sigilo de documentos históricos misturado com o sigilo dos orçamentos das obras da Copa e Olimpíadas. Isso está sendo feito simultaneamente para confundir as pessoas, pois as manchetes são “Dilma é contra o sigilo dos documento(?)”, ou “Governo é a favor do sigilo para preservar transparencia(?)”!!!!! Enquanto isso, o povo continua sendo enganado e vamos aguardar o desenrolar dos fatos. Já disseram que Sarney se manifestou sobre o sigilo errado, era contra um mas estava se referindo a outro. Vamos desengavetar nossos narizes de palhaço.
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
Para vivermos em um verdadeiro Estado Democrático de Direito é preciso que a verdade venha a tona mais cedo ou mais tarde. Todo Estado precisa proteger por um tempo documentos confidenciais, especialmente aqueles relativos a questões diplomáticas com outros Estados. Mas nenhum documento pode ser confidencial ao povo para sempre.
ResponderExcluirLuciano de Paula
Com o PT tudo é feito com banditismo e é claro que isso tem que ser colocado em absoluto sigilo.
ResponderExcluirGuilherme Xavier