Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

28 de maio de 2011

A DROGA TEM QUE SER COMBATIDA, NÃO LEGALIZADA

Nos últimos tempos estamos acompanhando pelos noticiários uma verdadeira guerra entre policiais e traficantes na cidade do Rio de Janeiro. O número de mortos é enorme e entre eles estão policiais e pessoas do bem, que foram vítimas de balas perdidas. A guerra entre a polícia e o tráfico pode por em xeque a vitória do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, já que toda a imprensa estrangeira volta os olhos para o Rio de Janeiro devido a constantes acontecimentos de mortes e tiroteios urbanos. O cenário dos morros cariocas lembra um campo de guerra. Imagens feitas por cinegrafistas das emissoras de televisão mostram que as ruas têm grande quantidade de carcaças de balas, além disso, jornalistas trabalham protegidos com coletes a prova de balas e capacetes. Esse cenário leva a outra discussão a respeito da legalização das drogas. Deve ser legalizada ou não? Acredita-se que com a legalização o tráfico diminuirá, pois as drogas poderão ser vendidas no comércio normalmente como o cigarro e álcool, por outro lado a vida estará sendo banalizada. O acesso fácil a essas substancias conseqüentemente aumentará o consumo e cada vez mais nossas crianças estarão perto desse mal e ninguém poderá falar nada, porque as drogas serão legalizadas. A vida das pessoas e policiais que morrem por causa e combate ao tráfico será banalizada. O mais correto é que o tráfico seja combatido com leis rígidas que realmente punam fornecedores de drogas, não leis que beneficiem traficantes. As leis têm que ser severas com traficantes, só desta forma a sociedade estará um pouco longe dos efeitos desse mal que resultam em “guerras” como a que o Rio de Janeiro enfrenta.

30 comentários:

  1. Deus nos livre das drogas serem liberadas neste país. Basta as bebidas alcóolicas...
    Luiz Cláudio Barroso

    ResponderExcluir
  2. Sandro Cícero Marques de Sá30 maio, 2011

    Acredito que não pode haver a legalização do uso de drogas ilícitas.
    Dentre tantos problemas que o Brasil enfrenta a legalização seria mais uma atitude errada tomada pela população e autoridades.
    Muitos acreditam que com a legalização o tráfico deixará de existir, isto é, essa seria a melhor forma de acabar com a maior violência da sociedade.
    Mas sou contra, e achei muito bom que em alguns cidades brasileiras já não possa mais fumar em lugares públicos e fechados e gostaria que a lei de venda de bebidas alcólicas em beiras de estradas federais fossem levadas mais a sério.

    ResponderExcluir
  3. Por serem substâncias que prejudicam o sujeito sou contra!!! Porém, no ramo da Psicologia, qualquer coisa pode ser uma droga. Porque droga é aquilo no qual o sujeito é viciado, não consegue viver bem na ausência.
    Tem pessoas que são viciados em cevejinha no final de semana ou em computador, ou em orkut, ou em qualquer outra coisa. Portanto a droga é bastante complexa e relativa!!
    Judith Vieira da Silva

    ResponderExcluir
  4. Eis um assunto de extrema importância para ser discutido entre diversos segmentos da sociedade e por pessoas especialistas no assunto, com alto senso de responsabilidade.
    Se as drogas fossem livres, acredito que não haveria mais o trafico. Depois o governo e todos os setores competentes desencadeariam uma campanha elucidativa, sem poupar esforços, gastos e responsabilidade. Talvez a saída pudesse ser por aí. A proibição não está dificultando o uso e além do mais alimenta a mais vasta rede de crime organizado, jamais vista no mundo.
    Maria Helena Araújo do Carmo

    ResponderExcluir
  5. A legalização das drogas, pouco influenciaria (ou talvez até aumentaria) os índices de violência urbana. Isto porque o tráfico é consequência das mazelas sociais. Não é sua origem. Fernando Góes

    ResponderExcluir
  6. Acredito que as drogas deveriam ser legalizadas pois é direito de cada um escolher o que quer fazer com seu corpo. Não é dever do estado decidir se ponho ou não um piercing, se cheiro ou não cocaína. A proibição só serve para uma infantilização da sociedade, incapaz de educar seus membros sem se valer de sanções arbitrárias. Bebeto

    ResponderExcluir
  7. A legalização das drogas afastaria a classe média da criminalidade que costumeiramente está envolvida no mundo das drogas. Mas ao legalizar as drogas, o que irá acontecer com o traficante? Armado até os dentes, sem estudo, sem perspectiva de melhora e sem seu melhor negócio, ele não vai ficar de braços cruzados. Legalizada a droga os traficantes teriam que encontrar outras fontes de renda. A legalização das drogas então não diminuiria a violência, pois não é ela que gera a criminalidade. Ela é resultado de um processo de exclusão social em que uma camada da população que não tem qualquer oportunidade de participar de forma cidadã da sociedade encontra seu modo de vida.
    Antonio Carvalho de Lima

    ResponderExcluir
  8. Drogas pra quê? pra sociedade ficar mais monga ainda?

    ResponderExcluir
  9. A maconha não e droga, é um baseado e baseado nisso, eu quero mesmo é que o rio cachoeira pegue fogo pra eu ficar na Ilha dom jegue vendo tudo e fumando meu baseadozinho maneiro!!!!

    ResponderExcluir
  10. O único vício bom é decomer mulher... e assim quero morrer viciado!!!!! Rogério

    ResponderExcluir
  11. Tem de ser muito ingênuo (maconheiro) para pensar que “liberar” o plantio de maconha para consumo próprio vai resolver alguma coisa. Você já viu algum viciado em cigarro plantando o próprio fumo? É muito mais fácil comprar maconha pronta para uso do que plantar, esperar todo o ciclo até colher e depois consumir. Quem planta maconha, seja para venda ou para consumo próprio é TRAFICANTE; e traficante bom é traficante morto.
    Daniel Nogueira de Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Sou contra a qualquer tipo de droga, seja ela legalizada ou não. Parece que muita gente não lembra que a conseqüência do uso de DROGAS é a MORTE, tanto pela violência como pelos danos a saúde.
    Haroldo Marques

    ResponderExcluir
  13. Edmilson Barros30 maio, 2011

    Enquanto houver clandestinidade no comércio só as facções criminosas lucram e controlam o tráfico. Ademais, os viciados passariam de criminosos a pacientes, com o assunto sendo tratado por questão de saúde pública.

    ResponderExcluir
  14. Cecília M. Barreto30 maio, 2011

    Advogados querem é mais traficantes e marginais para ganhar fácil e aumentar o número de dependentes do vício.

    ResponderExcluir
  15. Prezado amigo Val Cabral

    Acho isto uma falta, declarada, de pulso por parte de nossas autoridades, uma verdadeira troca de valores tal qual nunca vimos! Acredito que o bem sempre vencerá o mal, mas num país onde a corrupção está impregnada desde as raizes da nossa política, resta-nos repudiar sem sessar, este tipo de violência contra nós e nosso povo. Teremos, com certeza, mais mães chorando por seus filhos, porque o mal não está somente em comercializar as drogas, e sim no uso, que até então ainda é anônimo por força de nossas leis, porém, apartir do momento da leganização teremos, sem dúvida, o CAOS.
    Jamais podemos aceitar isto... pensemos em nossos filhos e netos...
    "O mal não pode ser solto ou liberado a imperar, e sim coagido, e repudiado com todas as nossas forças"

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  16. Mércia Mendes30 maio, 2011

    A legalização das drogas seria como vender armas na padaria. Qualquer um teria acesso e as mortes aumentariam. Ou ainda não se conhece os efeitos das drogas sobre as pessoas?

    ResponderExcluir
  17. Acho engraçadissimo quem afirma que qualquer proposta imediatista que surge é uma forma de virar as costas para o problema, o mesmo com a discurssão da maioridade, acontece com a legalização. Devemos pensar que mesmo não sendo a solução ideal para os "problemas de nossa vã sociedade" é uma solução temporária até que essas soluções reais sejam aplicadas, já que, os que precisam, não esperam. Acho que devia ser permitido sim. O Estado se diz tão preocupados com as liberdades individuais, mas ao mesmo tempo proibe que ela faça o que quer em relação ao que ingeri, fuma ou cheira. Que parodoxo. Resultados fenomenais foram obtidos em países que legalizaram, exemplo supremo; a Holanda. Lá cheira, fuma quem quer, e isso não impede que programas de reabilitação e conscientização dos males causados existam e funcionem também. A Legalização não aumentou o consumo, praticamente. O cigarro no mundo é legalizado, mas não existe programas do ministério da saúde contra? Bem, acredito que se as drogas devem ser proibidas, ou melhor, continuar, é melhor que o cigarro também seja, e deixemos de ser menos hipocritas em relação a isso. Sou completamente a favor da legalização, apesar de não usar drogas, nem fumar. Acho que faz mal e não uso. Mas não limito o direito dos outros a usa-las, já que eles não prejudicam o meu direito de nega-las.
    Wellington Machado
    Ton

    ResponderExcluir
  18. Eu penso que já existem Países de primeiro mundo com está politica de legalização que deram certo, mais no Brasil, onde de 5 em 5 min se ve propaganda deslavada de uma droga que é o alcool, que é a porta de entrada para drogas mais pesadas... e totalmente legalizada pelo Governo que nem pensa em coibir este tipo de publicida deve ser devido ao grande loby desses Grupos de cervejaria.
    Marcos Vieira de S. Souza

    ResponderExcluir
  19. Sandro B. Novais Jr.30 maio, 2011

    Val Cabral, sempre vai morrer gente de vicio. Mas mesmo proibida os animais dependentes (alguns com posicoes sociais bastante elevadas) consomem drogas da mesma maneira.

    ResponderExcluir
  20. Precisamos vencer o preconceito moral e político a respeito do tema. Não podemos rejeitar ou concordar com uma idéia de imediato, sem antes examinar todas as suas implicações. A situação exige reflexão e tomada de posição dos governantes e da sociedade civil. Vamos ao debate!
    José Martins da Silva Matos

    ResponderExcluir
  21. SOU A FAVOR DE SE METER UM CACETETE INTEIRO NO MEIO DO RABO DE QUEM USA DROGAS.
    LUCAS

    ResponderExcluir
  22. Pacífico Borges30 maio, 2011

    Eu acho que está na hora de resolver logo esse assunto, pois resolveria vários problemas, como por exemplo a violência do tráfico de drogas. O nosso país deveria assumir logo uma postura menos conservadora sobre a maconha, afinal se um jovem de 16 anos pode votar, porque ele não poderia resolver se fumaria ou não maconha?!
    Deveria ser feito um referendo como foi feito o do uso de armas. O que mata mais? Uma arma de fogo ou um cigarro de maconha? Deve se pensar bem sobre isso e colocar essa questão para o povo resolver, afinal somos ou não um país democrático, de economia forte e emergente?!!!
    Não vejo por que não legalizar, poderia se seguir o exemplo de países que adotaram a legalização, e fazer um amplo estudo de como se poderia usar, como por exemplo restringir o uso da maconha a lugares específicos como bares, shows, praças etc.
    Vamos deixar de ser indiferentes ao assunto pois envolve a população como um todo, e tomar as medidas necessárias sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  23. A maconha não é pior do que o alcool, muito pelo contrario!!! É provado que o alcool induz muito mais a violência do que a maconha. Vejam o exemplo da Holanda, um dos paises mais pacificos do planeta. Nao quero comparar a realidade do Rio com nenhum outro lugar do mundo, mas sem duvida vai diminuir a violencia gerada pela disputa do controle do trafico ilegal que acontece atualmente. E tudo tambem dependerá do que for feito DEPOIS de se aprovar tal lei, como o uso do imposto sobre a venda para recuperar areas que antes dependiam do tráfico, por exemplo.
    Otaviano Andrade de Oliveira

    ResponderExcluir
  24. Djalma Dantas30 maio, 2011

    É obvio que a legalização acabaria com o poder financeiro dos traficantes, más será que eles não investiriam em outros tipos de crime?
    É certo também que a legalização, com venda tributada e controlada seria inclusive geradora de empregos e de renda para a união, que deveria ser aplicada em saúde, saneamento e educação, já que nem a cpmf conseguiu qualquer efeito benéfico na saúde, essa verba, que seria imensa, já que como todos sabemos, o trafico gera trilhões de dólares, que taxados seriam revertidos em receita. Não só isso, como também a sua fibra seria utilizada de maneira mais informal, gerando tambem mais recursos. Será que isso seria tão ruim assim???? Sem falar na quantidade de jovens mortos prematuramente na procura, venda e trafico que deixariam de ocorrer e teríamos uma população economicamente ativa muito maior em poucos anos, já que sabemos que estamos envelhecendo devido a precocidade dos óbitos dos nossos jovens e adolescentes.

    ResponderExcluir
  25. Val Cabral
    Penso que a idéia está equivocada e muitos estão a serviço do crime organizado.
    P.S. Você se submeteria a um médico que acabou de cheirar?
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  26. Muito feliz a iniciativa de desmitificar a maconha. O álcool que é permitido,destroi muito mais vidas e no entanto é maciçamente estimulado ao consumo. A condenação do uso da maconha só interessa aos corruptos e aos traficantes, que são os benificiados pelo fluxo de propinas.
    Haroldo Góes

    ResponderExcluir
  27. Para um governo que não está nem aí em conceder educação, emprego, saúde, enfim, uma vida digna para um ser humano, esse realmente seria o caminho mais fácil (na cabeça desse governado idiota!).

    ResponderExcluir
  28. Eu acho que a legalização é um dos caminhos certo. Porém, não acredito que isso venha acontecer.
    O tráfico de drogas é muito forte. E sua ramificação está por toda parte. Contribuindo para sua sustentação.
    Gilberto

    ResponderExcluir
  29. PORQUE NÃO SEGUIMOS O EXEMPLO DA HOLANDA, QUE LIBEROU E A DROGA É CONSUMIDA EM LOCAIS PRÓPRIOS. A DROGA HOJE É COMPRADA EM QUALQUER BUTIQUIM, NÃO É DIFICIL PARA ENCONTRA-LA. USA QUEM QUER USAR. COM A LIBERAÇÃO DIMINUIRIA SIM A VIOLÊNCIA. MAS ESTE ASSUNTO É AMPLO E ANTES DE LIBERAR, DEVERIA SER BEM DISCUTIDO O TEMA. SOU A FAVOR DA LIBERAÇÃO.
    VERA BONIFÁCIL RIPPY

    ResponderExcluir
  30. O tráfego, os crimes, e o enriquecimento ilícito, são provenientes do mercado fraudulento e camuflado das drogas. No momento que o comércio for legalizado, haverá maior facilidade do controle por parte dos pais, governo e segurança. O preço cairá, pois não haverá o mercado negro. Será tal como a bebida alcoólica na itália, por exemplo, e, ficara sendo como a venda de cigarros e bebidas: - Menores de idade não poderão comprar!
    No entanto, somente dará certo se houver uma política educacional, corretiva e punitiva decente. Se permanecer está criminalidade bárbara em todos os setores sociais, inclusive políticos, saúde e segurança em geral, a tendência é agravar-se mais ainda!
    Aliás, o nosso país já esta mesmo uma DROGAR!!!!!!!!!
    Reginaldo Toledo

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: