Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

28 de maio de 2011

A LIBERDADE DE IMPRENSA COMO PROTAGONISTA DA VERDADE

A imprensa é como o órgão principal de uma sociedade, assim como o coração é para o nosso corpo. Uma cidade, cuja imprensa é degenerada ou mentirosa, é uma cidade cega, doente e de falsos sentimentos. Entretanto, há também de se considerar a podridão que é chamada A “prostituição” da imprensa. Muitos órgãos de comunicação se vendem em troco de dinheiro público; que muitas vezes tem o objetivo de ganhar o silêncio ou ganhar críticas favoráveis em jornais, rádios, televisão e blogs. A cidade tem que estar atenta as pretensões e comprometimentos da imprensa que possui. A Região não pode ficar a mercê de um veículo de comunicação partidário, parcial e mercantilista. O principal dever da imprensa, é com a verdade. Antes de todas as coisas, o papel do jornalista, blogueiro, telejornalista e radialista é informar a sociedade, de maneira clara e imparcial. O primeiro compromisso dos veículos de comunicação é com o público, cliente ao qual se destina todas as notícias produzidas. Os profissionais da imprensa devem trabalhar para o público, principal interessado na clareza dos fatos e informação de qualidade. Apenas lamento que atualmente, alguns colegas não tenham esta responsabilidade. Lamento que a imprensa ainda seja formada por profissionais que se esqueceram do compromisso entre jornalismo e sociedade.

6 comentários:

  1. A imprensa não merece inha confiança, principalmente a Rádio Jornal e o programa De OLho na Cidade.
    Só não acredito que vc vá publicar este meu ncomentário.
    Marivaldo Lima

    ResponderExcluir
  2. Rogério Andrade30 maio, 2011

    Eu acredito que se por um lado existe uma mídia manipuladora e do outro lado existe um povo ingênuo que se deixa manipular. Não foi a toa que Wagner acabou sendo reeleito, apesar de ser o pior governador que já houve na Bahia. Muitas pessoas não tem senso crítico e acreditam em tudo que vêem, lêem e ouvem na tv, rádio internet e jornais. Enquanto o povo baiano não deixar de ser esse povo ingênuo esse estado não mudará.

    ResponderExcluir
  3. Prezado amigo Val Cabral

    A imprensa age como um calmante psicológico. Esta é a essência de funcionamento de qualquer regime capitalista em país em desenvolvimento na atualdiade. Mas o povo sabe disso? Claro que não, pois está sendo diariamente "drogada" pelas classes dominantes pela mídia que diz pra ela que tudo está nos conformes e o máximo que pode ser feito está sendo feito, quando na verdade muito mais poderia ser feito por elas, e se soubessem o quanto são engandas e roubadas, sairiam nas ruas esbravejando por revolução política imediata. É uma manipulação transversal, um manipular sem manipular, porque os manipuladores no fundo o fazem sem acreditar que manipulam, porque crêem nas suas ideologias manipuladoras como isentas, ou neutras, ou imparciais, porque deitam num berço esplêndido de soberba intelectual desde o nascimento. Isto é natural num país colônia de fato como o Brasil (ou como dito pelos manipuladores, "em desenvolvimento").

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Carlos Cosme Santos30 maio, 2011

    Eu acho que a imprensa é manipuladora e trabalha a serviço de certos "grupos" ligados a Geraldo e a Fernando.
    Por isso Itabuna tá a 40 anso no atraso.

    ResponderExcluir
  5. SEM VERDADE NÃO HÁ IMPRENSA QUE SE RESPEITE, OU POSSA MERECER NOSSO RESPEITO.
    JOSELITO GÓES

    ResponderExcluir
  6. Aí de Itabuna se não houvesse profissionais da imprensa que botem a boca no mundo como vc.
    São radialistas, jornalistas e blogueiros com seu perfil, que fazem nossa cidade estar mais atenta contra seus carrascos e predadores.
    Guilherme Tavares de Almeida
    Professor

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: