Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

24 de abril de 2011

O ALCOOL NÃO TEVE O MESMO BASTA DO CIGARRO NA MÍDIA

Enquanto o país gasta bilhões em função de acidentes automobilísticos e para tratar de doenças causadas pelo uso abusivo do álcool, várias personalidades da música, do futebol e de outros meios da cultura aparecem na TV fazendo propagandas de cerveja. O estímulo ao consumo desse tipo de substância contrasta com o prejuízo aos cofres públicos e ao trabalho ininterrupto da segurança pública, que tenta combater o uso abusivo da droga entre os motoristas como forma de diminuir os índices de violência no trânsito. O efeito do álcool também está inserido como estimulante na maioria das agressões e homicídios registrados nos ambientes familiares, assim como em bares e em outros cenários cuja movimentação é regada a tal substância. Estudos apontam que os jovens brasileiros estão consumindo bebidas cada vez mais cedo. A sugestão de pais e educadores preocupados com a situação - que foge ao controle - é fazer com que as propagandas de bebidas sejam extintas da TV, assim como aconteceu com o cigarro. No caso da bebida, o país ainda está atirando no próprio pé: tentando combater os efeitos de uma substância que tem consumo e estímulo por ele permitidos.

11 comentários:

  1. Nos países islâmicos, bebeidas alcóolicas são, terminantemente, proíbidas... os aytolás sabem o quanto elas são prejudiciais ao povo e em especial, aos jovens e crianças.
    Jorge Sales

    ResponderExcluir
  2. A CACHAÇA É O MAIOR PROBLEMA DE DESUNIÃO FAMILIAR E DESCONTROLE MORAL DAS PESSOAS. AS AUTORIDADES DEVERIAM SER MAIS RIGOROSAS CONTRA AS PROPAGANDAS QUE INCENTIVAM SEU CONSUMO.
    GUTEMBERG MATOS

    ResponderExcluir
  3. Val Cabral, a cachaça e qualquer outra bebida alcóolica é o que o diabo tem de mais letágico para contra a humanidade. Até quando ficaremos sem leis mais duras para evitar que nossos jovens fiquem vulneráveis aos "encantos" desta mal?
    Everaldo Tavares

    ResponderExcluir
  4. Augusto Neves de Alves25 abril, 2011

    Val Cabral, é inquestionável que somos influenciados pela propaganda (Wagner que o diga). Mas a repressão não é o caminho, se formos começar proibir tudo já começamos mal.

    ResponderExcluir
  5. A proibição não diminuiria o consumo, no meu ponto de vista. As pessoas bebem não é porque veem na tv a propaganda.. até pq hj em dia só se vê propaganda de cerveja né... mas as pessoas bebem, ou pelo menos começam a beber por influência de amigos ou da própria família... questão de costume.. com propaganda ou sem, o povo bebe. Josué Borges da Silva

    ResponderExcluir
  6. Val Cabral
    Acredito que nao deveriam parar de faze essas propagrandas, e sim fazer novas de conscientize a população brasileira!
    Além do mais, as propagandas de cervejas sao divertidas!
    Rubens Tavares

    ResponderExcluir
  7. Maria Helena A. Dantas25 abril, 2011

    Lobby comercial e politico, eleições, patrocinio de campanhas para se elegerem, bebidas e cigarros bancam... estas são as razões de não proibirem propaganda de bebidas na mídia.

    ResponderExcluir
  8. BEDIDAS SÃO UMA DROGA!
    LILI

    ResponderExcluir
  9. Val Cabral, eu acho isso uma vergonha... eu fumo e bebo, n uso outras drogas, mas n acho q elas
    sejam mais prejudiciais do q o álcool e o tabaco.
    mas a massa n está preparada p a legalização.
    acho q deveria existir lugares p os usuários de drogas como
    a heroína, como há em outros países, pois há um grande risco
    de doenças.
    Pacífico Mendes de Souza

    ResponderExcluir
  10. Creio que não existe proibição para propaganda de bebedidas na televisão, rádios e jornais porque se as drogas pesadas (maconha, cocaína, heroína etc...) fossem liberadas, e aí, consumidas com a mesma freqüência e intensidade que se consome o álcool e o cigarro, morreriam mais pessoas e mais rapidamente, então, haveriam menos consumidores para enriquecer as arcas das empresas e consequentemente menos impostos a serem recolhidos pelo governo.
    Sandro Marques

    ResponderExcluir
  11. José Roberto M. da Silva25 abril, 2011

    Para uns alcool é alimento e não droga, outros bebedeira é cultura, fumadeiras tambem, eu gosto de umas cervejas, acho que combate o estresse psíquico. Mas tb já fui vegetariano. Tudo que demais faz mal, se vc proibir demais, os viciados buscam alternativas, e tudo volta a ser igual antes... concorda comigo?

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: