Com a redução para apenas dois pilotos brasileiros no grid, a temporada começou marcada por erros, problemas no carro e o protagonismo dos momentos mais emocionantes do Grande Prêmio da Austrália em Melbourne para Felipe Massa, da Ferrari, e Rubens Barrichello, da Williams. Assim como fez após os treinos de classificação, Felipe Massa voltou a se queixar de problemas com os pneus depois da corrida em que foi um dos destaques nas dez primeiras voltas ao segurar o inglês Jenson Button em uma intensa disputa por posições que acabou tendo Fernando Alonso beneficiado após a saída da pista do brasileiro e a punição do piloto da McLaren. Vice-campeão da temporada 2008, Massa passou a maior parte da última temporada reclamando da adaptação dos pneus da Bridgestone ao seu carro. A empresa japonesa deixou a Fórmula 1, entrou a Pirelli e os problemas continuaram a ser citados pelo piloto da Ferrari, que disse após o jogo ter sofrido com o desgaste dos compostos. “As coisas começaram com o pé direito com uma boa largada e uma boa defesa das tentativas de ataque de Button. Então, tentamos adiantar o uso dos pneus duros, mas isso não compensou e tivemos que fazer o terceiro pit stop próximo do fim, o que me custou algumas posições. Na segunda parte, sofri muito com o desgaste do pneu traseiro e não consegui manter um bom ritmo”, se queixou Felipe Massa, que aprovou as novas medidas para aumentar as ultrapassagens. "Os novos elementos, como a asa traseira, funcionaram como deveriam. Nós definitivamente vimos mais ultrapassagens do que no ano passado", analisou o piloto que terminou em nono lugar, mas herdou a sétima colocação com as desclassificações de Sergio Perez e Kamui Kobayashi, da Sauber, por irregularidade apontada na asa traseira. Enquanto isso, o companheiro de Massa, Fernando Alonso, foi o quarto. Já o experiente Rubens Barrichello viveu um fim de semana em que alternou momentos de destaque, chegando a colocar o carro da Williams entre os primeiros nos treinos livres e fazendo várias ultrapassagens em sequência na corrida depois de ter caído para a última posição na largada, com erros que o próprio assumiu ter cometido em momentos importantes. No treino de classificação, Barrichello já havia saído no Q2 ao rodar sozinho e ficar parado na brita. Na corrida em Melbourne, o piloto que iniciou sua 19ª temporada acabou cometendo um erro em seu melhor momento ao tentar ultrapassar o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, e acabou sendo punido. Nos dois casos o piloto da Williams admitiu a culpa, mas na corrida os pneus também não saíram ilesos. “Eu não estava tentando ultrapassar [Rosberg] naquele ponto, eu estava me defendendo do Kobayashi. Pensei que tínhamos pneus com aderência e freamos em diferentes pontos. Rosberg freou antes e eu já estava no meio da curva sem conseguir parar o carro”, afirmou Barrichello, que depois de receber a punição não se recuperou na corrida e acabou abandonando com problemas no câmbio, mesma causa da saída do companheiro Pastor Maldonado. “Largando atrás não tem jeito, tem que ir para cima mesmo. Passamos bastante gente e foi uma corrida emocionante até a pancada.Vamos nos classificar melhor na próxima e esperar por uma bela corrida. Assistindo ao tape da corrida, uma pena a batida. Eu estava fechando a porta para o Kobayashi e freando por dentro da curva escorreguei no Rosberg”, completou o piloto da Williams.
Depis de Airton Sena, a gente tem sofrido muito com estes resultados. Mas como a esperança é a última que morre, vamos aguardar que Barriquelo, ou Filipe Massa, possam nos fazer reviver aqueles bons domingos da época de Airton Sena!
ResponderExcluirLuiz Cláudio Barreto
Será que o Massa ía segurar o alonso dessa maneira? acho que esse ano a equipe não deixa ele @#$%r a frente do Alonso nem no inicio, sei lá, mas será que ultrapassagem do Alonso sobre o Massa não foi facilitada nessa corrida?
ResponderExcluirVal Cabral
ResponderExcluirEu acho que esse ano nenhum piloto brasileiro vai ter chance de ganhar o título do Mundial de Fórmula 1.
Acho até difícil um deles ficar entre os 5 melhores, esse ano nem o Felipe Massa e muito menos o Rubinho.
Juliano Magalhães
Val Cabral, sinceramente não acredito que os brasilerios tenham sucesso neste campeonato mundial de Formula Um!
ResponderExcluirMassa esta muito mal, não espero q ande na frente de Alonso, pq o espanhol é fera... mas Felipe esta muito pior do q pensei
acho q Rubinho vai ser melhor q ele, levando em consideração o carro q tem.
Haroldo Gomes
Amigo Val Cabral, é obvio que um brasileiro chegar a ser campeão em 2011 não vai dar.
ResponderExcluirMassa mostrou bastante garra ao segurar a posição contra o Button. Ele mesmo reconheceu isso, que o Massa não estava muito dificil de ser ultrapassado. Mas pelo visto seu carro não está combinando com seu estilo. Então poder ser que faça uma temporada razoavel.
Barriguello estava todo doido... rs. Estava super empolgado. Se continuar assim e o carro ajudar, pode ser que faça uma temporada razoavel tambem.
Mas mesmo que o Massa, não faça uma boa temporada, lembre-se daquele acidente, o rosto dele todo estourado. Se tanto ele, como o Barrichello não são mais os mesmos por causa de seus acidentes, isto, na minha opnião é totalmente compreensivel, fazer o que né?!
Nem o Piquet foi mais o mesmo depois de um acidente, se não me engano em Imola também.
Pedro Andrade
Rubens Barriquelo e Massa estão muito desacreditado na possibilidade de alguma posição boa neste ano. Mas brasileiro não desiste nunca e possa ser que um deles consiga nos surpreender!!!
ResponderExcluirNão acredito que algum brasileiro possa ser campeão neste ano, não acho que exista esta possibilidade. Primeiro por que A Ferrari de Massa não é no momento um carro que possa ser considerado candidato ao título, talvez se ele reagir as mudanças que com certeza a equipe vai introduzir, vai conquistar uma ou outra vitória , Já Barriichello tem um carro melhor que 2010, mais acho que a Willliams vai andar mais no bolo mais acho que será difícil incomodar os ponteiros.Resumindo não acredito em campeonato, mais em vitórias de Massa, e alguns pódios de Barrichello
ResponderExcluir