Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de março de 2011

A LIÇÃO DO JAPONÊS DIANTE DA ADVERSIDADE E A ENERGIA ATÔMICA

O Japão foi vítima de uma tragédia que devastou parte da país. As imagens chocaram o mundo. Aterrorizaram! O devastador tsunami pós terremoto arrasou parte do território japonês, ceifando milhares de vidas. Apesar da exímia tecnologia nipônica ficou evidenciada a impotência do homem diante da magnitude da natureza. O maior abalo sísmico da história deixou o país numa crise sem precedentes. Faltam água, luz, alimentos, combustível e moradias. Não houve saques, brigas, nem atitudes rebeldes. O japonês mostrou ao mundo sua extraordinária capacidade de controle emocional e sensatez diante do caos. A dignidade superou a carência. O japonês é o povo mais educado e civilizado do mundo. São anfitriões encantadores. A disciplina, cortesia, segurança e tecnologia, enfim, tudo encanta. A destruição fez o mundo tremer e, sobretudo, os países repensarem a expansão nuclear. Atualmente 30 nações as utilizam. Algumas já se manifestaram e estão analisando opções para reduzirem sua produção. A Alemanha fechou suas usinas mais velhas e adiou, por 3 meses, o plano de expansão aprovado em 2010. A França falou em rediscutir o tema, mas admitiu prescindir das mesmas. A Suíça suspendeu o processo de aprovação de 3 novas estações para que os padrões de segurança possam ser revistos. A indústria energética nuclear, após esta tragédia, deve-se retrair, afirmam os executivos que atuam no setor atômico. Enquanto as nações polemizam e ampliam as fontes de energia, o Japão chora suas vítimas. As lágrimas que rolam na face dos familiares e amigos dos mortos inundam o mundo de medo e tristeza. É hora de solidariedade e reflexão. O encantador país, outrora alegre, iluminado e acolhedor, encontra-se envolto em trevas, ondas de sangue e destruição. Resta a esperança... A determinação e a arrojada tecnologia do carismático povo japonês, com certeza, reverterão o Inferno atual em Paraíso.

6 comentários:

  1. Que povo sábio, civilizado, educado, resignado, ordeiro, cortês, inteligente... e que lição para nós brasileiros hein??!!!

    ResponderExcluir
  2. José Carlos Olegário31 março, 2011

    Vamos elevar a nossa mente e a nossa fé em direção a Deus p q ele restabeleça a paz a todos nossos irmãos japoneses.

    ResponderExcluir
  3. 我々は、死は何か、自然ので、悲劇的な苦痛されていることを知っているが、我々はそこ…
    主を賛美!

    ResponderExcluir
  4. Rogério Santiago31 março, 2011

    Val Cabral, isso que vem ocorrendo no Japão é a justiça de Deus átraves dos mares, pq o Japão é o país que mais mata os golfinhos e as baleias!!!!

    ResponderExcluir
  5. O que será que DEUS esta querendo nos mostrar com tudo isso. Temos que parar e refletir nas ações do homem contra a natureza. Agora depois de todo o horror por nós visto aparece as usinas radioativas...
    Jesus proteja o ser humano dele mesmo e que em tempo possamos nos salvar.
    Daniel Lourenço de Souza

    ResponderExcluir
  6. É muito triste tudo o que houve e continua acontecendo no Japão!!!
    Fico vendo várias imagens na TV e também na net, e fico horrorizada com tanto sofrimento,fico pensando como está a cabeça destas pessoas que sobreviveram, como estão seus corações, eu acho que eles devem estar muito angustiados. Vi uma foto na net que e me emocionou muito aliás uma não duas, uma foi do bebê de 4 meses que foi resgatado com vida após horas sumido, é um milagre com certeza! e outra é de uma jovem chorando em meios aos escombros vários entulhos, ela estava sentada e parecia chorar tanto! vi no seu rosto em pesadelo acontecendo naquele momento, foi horrível ver estas imagens! Imagina pra quem tá lá neste momento, temos de orar muito por eles.
    Sandra Araújo de Oliveira

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: