Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

18 de janeiro de 2011

AIDS NÃO TEM CARA, MAS TEM CARETA

A proximidade do carnaval já deixa os especialistas da saúde pública em alerta. É nesse período que aumenta consideravelmente os números de casos de contágio. A incidência da doença continua crescendo, apesar das campanhas de orientação e do serviço de distribuição gratuita de preservativos na Bahia. Dados do setor técnico da Coordenação Municipal de DST/Aids apontam que dos milhares de casos registrados no sul da Bahia, Itabuna lidera a incidência, com mais de 600 ocorrências de infecção, o que representa um contingente considerável. A situação é preocupante e requer uma atenção maior por parte da população. Os especialistas fazem questão de ressaltar que a Aids não tem cura nem vacina, mas tem tratamento que prolonga a vida do paciente e pode ser prevenida. Muitas pessoas convivem com o vírus HIV sem ter manifestado ainda os sintomas da enfermidade. Diante do inquietante avanço da Aids em Itabuna, o melhor que a população tem a fazer é seguir as orientações. Embora Itabuna não realize carnaval, os itabunense deverão viajar para curtir os festejos momescos em Salvador, PortoSeguro, Itacaré, Ilhéus... e o retorno dessa gente não deve ocorrerá com a carona do vírus HIV. A torcida dos especialistas em saúde é de que neste período, cada itabunense esteja ciente de sua responsabilidade com si mesmo e com o parceiro. Para facilitar o acesso ao preservativo, as prefeituras fazem a distribuição gratuita nas praças e avenidas. Vale ressaltar que o uso desse material simples pode economizar noites insones e muito nervosismo no momento de receber o resultado do teste rápido.

10 comentários:

  1. Nunca transe sem camisinha, até com que vc mais conheça e tenha confiança... fala serio!!
    Nunes

    ResponderExcluir
  2. Val Cabral
    Uns tempos atrás tinha uma campanha de prevenção, era na TV e em out-doors.
    Aparecia uma garota linda e a frase: "Quem vê cara não vê AIDS"
    Pior que é verdade!
    Cara, não dá pra confiar em ninguém, nem nas garotas da sua escola, muito menos em garotas de programa, vou explicar o porque.
    Mesmo fazendo sexo com camisinha, a pessoa não está livre das doenças sexualmente transmissíveis-DSTs e sérias micoses de pele, herpes genital, verrugas, piolhos.
    O beijo na boca de uma pessoa infectada transmite doenças, suor da pele também.
    Claro que vc não vai interromper sua vida sexual, mas olha....... vai com cuidado vlw?
    Antonio Marques

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente a medicina ainda não encontrou a cura para a Aids. O que temos hoje são medicamentos que fazem o controle do vírus na pessoa com a doença. Flávio Lopes

    ResponderExcluir
  4. Prezado amigo Val Cabral

    Primeiramente a maior prevenção que você pode ter é sempre usar camisinha. Porem quando se trata de um relacionamento
    (como namoro) com um aidético(a) se deve entender que beijos, abraços, ou qualquer outro toque físico que NÃO relacione sexo de qualquer tipo, não causa AIDS.
    Para o tratamento, o Brasil é um dos únicos países que oferece um bom tratamento por um preço quase inexistente para os necessitados, estes remédios são normalmente caríssimos. A AIDS, porem, normalmente demora ate dez anos para se manifestar, o que traz uma grande possibilidade de que a pessoa que transmiti o vírus nem saiba de sua existencia.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não tem cura para a Aids, cientistas de todo mundo trabalham para achar a cura... é um virus maligno, que mata a pessoa em pouco.
    Everaldo Dantas

    ResponderExcluir
  6. A cura da AIDS está na fidelidade, ao NÃO uso de drogas... etc, etc, etc.
    Todos nós sabemos como se pega AIDS ou seja, pega quem quer... exceto os casos de transfusão de sangue... mas isso é outra história.
    Se eu tivesse o poder de mando pararia essa ***** de busca para a cura da AIDS... queira descobrir a cura para o câncer e a esclerose múltipla por exemplo, que a pessoa fica doente e nem sabe pq;....
    Reinaldo Mendes de Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Amigo Val Cabral
    Previsão minha: até o meados desta década será descoberta uma vacina para livrar a humanidade deste flagelo. Deus queira! E um medicamento a baixo custo para curar os que ja foram acometidos da doença.
    Ricardo Flores

    ResponderExcluir
  8. Eu acredito que a cura da AIDS já existe há muito tempo. Não liberam e nem divulgam, pq existe um comércio muito interessado em manter tudo em sigilo. A indústria farmacêutica é riquíssima e os médico... Ah, os médicos..., sádicos que adoram brincar de "Deus".
    Carlos Costa

    ResponderExcluir
  9. O Vírus HIV é dificil criar sua vacina, pois se trata de um virus mutante, isto é, um virus encontrado em uma pessoa, nao é possui o mesmo DNA do encontrado em outra pessoa. Este aocnteciemnto tem que ser estuda profundamente, pois se trata de um "antídoto" também originario de mutação. Rodrigo Santos

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, acredito que a cura da Aids está longe, muito longe, ainda não é clara a sua origem e já são muitas as alterações no virus, que se torna resistente a cada tratamento..
    Vamos aguardar!
    Antonio Andrade

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: