O que se considera “liberação” das áreas até então dominadas pelo crime organizado, se não for devidamente mantido pelo Estado, pode ser converter em “mero triunfalismo”. Jargão mais usado há tempos, “triunfalismo”quer dizer uma falsa avaliação sobre uma vitória (política, militar, ou em outros campos de embate). Como se sabe, a palavra triunfo significa uma maximização da vitória. Os césares romanos, quando venciam batalhas decisivas, resultantes de conquistas de grande envergadura, definam-nas como um triunfo, mormente fazendo desfilar nas amplas avenidas romanas os líderes derrotados e aprisionados. Nesses cortejos triunfais, as presas de guerra eram igualmente expostas ao público (armas, tesouros, obras de arte e até animais tomados aos inimigos). Grosso modo, o triunfalismo é um erro que pode ser traduzido também pela antecipação do “desfile triunfal”. O inimigo pode não estar completamente derrotado, pode ter sofrido um revés (mesmo duro) e depois poderá voltar à lide, desmoralizando a avaliação de que a parada estaria definida. Como o Estado brasileiro tem cuidado de não dizer oficialmente que venceu a guerra, a doença adolescente do triunfalismo não lhe pode ser diagnosticada, apesar de um ou outro sintoma aparecer em alguns pronunciamentos. Mas vale a pena prestar atenção ao alerta dos jornalistas britânicos. A guerra pela libertação das favelas cariocas está longe de findar. Uma batalha, a primeira de envergadura, foi vencida. Mas...
Na verdade o que aconteceu foi um show antecedendo ao da Copa e Jogos Olímpicos!
ResponderExcluirSe o Rio não fosse sediá-los esta operação teria acontecido??? - Eliete Azevedo
ESTÁ ME PARECENDO UMA FARSA AQUELA TOMADA (NÃO SERÁ UMA MONTAGEM DE TOMADA?), POIS ESTIVE ANALISANDO AQUELAS ESTRADAS QUE CORTAM O MORRO DO ALEMÃO SEM ENTRETANTO ENCONTRAR NENHUM DAQUELES VESTIGIOS QUE APARECE NA ROTA MOSTRADA PELO REPORTER MARCOS UCHOA.
ResponderExcluirNÃO SEI SE VOCES OBSERVARAM, MAS ELE NÃO MOSTRA A LIGAÇÃO DA FAVELA DA VILA CRUZEIRO COM A FAVELA OU MORRO DO ALEMÃO, PARA ONDE, SUPOSTAMENTE FUGIU AQUELE BANDO ARMADO. MUIOTO ESTRANHO! ! !
SÉRGIO LEMOS
Os bandidos fugiram.
ResponderExcluirUma falha imperdoável.
De qualquer modo nota 10 para o Bope.
Edmilson Nunes
Os bandidos fugiram.
ResponderExcluirUma falha imperdoável.
De qualquer modo nota 10 para o Bope.
Edmilson Nunes
Quero logo dizer que tirar traficante da rua não vai fazer diferença no trafico pq quem compra é riquinho precisa de uma consultinha pra ver se ta tudo bem com a mente aos que pensam que enquanto nao pegar os colarinhos brancos isso nao acabar eu tenho uma parabola pra vc’s se você não pode dar um tiro na cabeça do polvo corte os tentáculos dele, o prejuizo do trafico com certeza subiu, outra dizer que a maioria dos usuarios é de classe media é total idiotice até pq a maior parte do brasil é de classe baixa, só pra finalizar, a droga com certeza vai aumentar o preço o que talvez aumente o numero de assaltos, ou talvez não, mais que eles vao sentir uns milhoes no bolso isso vao!
ResponderExcluirReinaldo Barbosa Filho
Prezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirEstive aqui pensando uma coisa. A Polícia apreendeu tantas armas modernas, de última geração, de custos elevadíssimos. Uma das armas exibidas pela mídia tinha um valor de 90 mil reais, o preço de um imóvel básico. Aí vem a segunda parte do raciocínio, como pode um traficante banguela, descalço, sem camisa, de short ou bermuda suja, cheio de tatuagens, enfim, todo largado, administrar uma compra dessas? O elemento viaja para o exterior, compra as armas, entra no país com elas e as leva normalmente para as favelas? É assim que funciona? Será que quando ele embarca de avião, o mesmo vai de bermuda, sem camisa, descalço? E com um passaporte atualizado? Agora fiquei meio confuso. Será que estão pegando piabas e deixando os tubarões sossegados?
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
Interessante como a TV GLOBO exibiu a fuga de centenas de traficantes, outros se aglomerando atrás de uma enorme pedra, parece que o helicóptero das polícias fez um tiro de precisão na perna de um dos traficantes que foi arrastado pelo seu comparsa para sair da mira de disparos, tudo isso a população assistiu ao vivo e a cores. Afinal de contas, o que iria acontecer se a TV GLOBO não estivesse mostrando essas imagens? Acho que a emissora atrapalhou o trabalho da polícia que seria de grande importância, a detonação geral daqueles traficantes. Ainda insisto que por razão das imagens terem sido exibidas ao vivo, a polícia segurou sua onda para não exibir uma matança. Por isso os malandros fugiram numa boa, graças a TV GLOBO.
ResponderExcluirJosé de Camargo
A vida esta se esgotando em nosso planeta. Fim do mundo.
ResponderExcluirBem!!! é isso mesmo, o preparatório para a copa do mundo está começando, ao contrario deste meu pensamento, não acham que esse tipo de ocorrência deveria ter acontecido bem antes?
ResponderExcluirNossa!! posso está até errado, mas quando se tem que alugar uma casa ou um apartamento tem que pintar tirar toda sujeira e etc... negoço desse ninguem nunca já viu!! a solução é alugar o brasil!! nos naõ vamo pagar nada, nos nao vamo pagar nada é tudo free tá na hora de alugar pros gringo entrar!!
o dollar deles paga o nosso mingual... seixas, Raul Seixas o CARA...
David Pereira de Menezes Neto
Não podemos esquecer que a solução para o problema das drogas é complexo e envolve muito mais que repressão.
ResponderExcluirEnvolve conscientização das pessoas que consomem as mesmas, a mudança de valores de uma sociedade que valoriza muito o dinheiro, o status social obtido a qualquer preço e a competição por posições sociais.
Ou seja, precisamos discutir como tornar a sociedade mais humana, voltada para a valorização da produção de comportamentos comunitários, coletivos e sociais.
Sandro C. da Silva
JAMAIS TIRAREI DA MEMORIA A MAIORÍA DOS BANDIDOS FUGINDO COMO RATOS PELOS ESGOTOS DA CIDADE... JÁ VÍ ESSE FILME!! RILDO
ResponderExcluirCadê os mortos?, pois em toda guerra tem os abatidos será que a policia esta escodendo os corpos ou a imprensa tem algum acordo para não divulgar quantos ja morreram?
ResponderExcluirToda nação precisa de combater a violência através de um a policia decente, bem preparada, que ganhe salário decente e não de fome, entretanto somente investir na policia, dar bolsa família, bolsa escola, bolsa fome etc. etc… não adianta, a raiz da violência é social, precisamos de educação para o povo, saúde, acabar com a desigualdade social.
ResponderExcluirPor favor, Dona Dilma, faça uma reforma agrária decente, olhe pela educação e construa o Brasil do futuro… por favor, não se esqueça da reforma tributária, pois nesse Brasil paga impostos somente quem trabalha, imaginem se todos pagassem impostos e os mesmos fossem revertidos corretamente, e sem a corrupção que assola esse Brasil?
Ivanir Fernandes
Qdo será que vai ser a invasão da casa daqueles que financiam?????
ResponderExcluirPARARAM PARA PERCEBER QUE PEGARAM ARMAS, PEGARAM DROGAS, FIZERAM PARADA MILITAR ETC ETC... MAS BANDIDOS QUE É BOM... NADA PQ SERÁ?
ResponderExcluirOS BANDIDOS FUGIRAM PELO ESGOTO USANDO UNIFORMES PARA TIRAR UM BARATO DA POLICIA QUE COISA HEIN...
E OS CARAS FUGINDO PELOS MORROS AOS BANDOS PASSANDO NA TELEVISÃO, PARECIA UMA CORRIDA DE FORMIGAS TAMANHO A QUANTIDADE DE BANDIDO SEM NENHUM HELICÓPTERO PRA DERRUBÁ-LOS COM METRALHADORAS, MÍSSEIS, BOMBAS ETC... SABE AQUELAS ARMAS QUE SE USAM QUANDO QUEREM ATACAR BANDIDOS... COISAS DE FILME SABE COMO É... COISA DE AMERICANO NÃO É? NOSSA POLÍCIA PASSOU ATESTADO DE NÃO SABER NADA OU NÃO PODEIAM FAZER NADA MESMO... QUE COISA!!!!
PQ SERÁ QUE NÃO PEGARAM OS CARAS? INTERESSE DE ALGUEM?
SÓ APARCE CIVIL NO HOSPITAL, VELÓRIO, ONIBUS PEGANDO FOGO ETC... MAS CADÊ OS BANDIDOS, Ô POLICIA?
E ASSIM CAMINHA O RIO. E O SECRETÁRIO DIZ QUE VÃO PEGÁ-LOS. Ô SECRETÁRIO VA CONTAR HISTÓRIA PARA BOI DORMIR.
ENFIM, PARABENS A POPULAÇÃO QUE SE ARMOU DE SUA MELHOR ARMA, A LIGAÇÃO E EMAIL PARA INFORMAR ONDE POSSUEM BANDIDOS, MAS MESMO ASSIM... CADE ELES... OH AJUDA AÍ Ô SECRETÁRIO... ONDE ESTÃO OS BANDIOS... DEVEM ESTAR RINDO DO SR AGORA.
JOSÉ CARLOS BORGES JR.
Qualquer q seja o governo q estaja no comando ele tem q combater o crime... so n vão me dizer q foi o Lula q fez isso no Rio, ele so deu uma assinatura para liberação de tropas do exercito coisa q ele tema obrigação de dar.
ResponderExcluirDjalma Ribeiro
A CIDADE DO RIO DE JANEORO, DE MARAVILHOSA NÃO TEM NADA!
ResponderExcluirÉ muito triste ver o Rio de Janeiro numa situação dessas. Sou Paulista, já prestei serviço no Rio por varias vezes,o povo é simplesmente maravilhoso e não merece o que está acontecendo. Que os governantes criem vergonha na cara, aproveitem a colher de chá que as Forças Armadas estão dando e façam as melhorias necessária tais como agua e esgoto, luz, asfalto em todas as favelas e comunidade carioca. Temos certeza de que o povo que ali vive não apoiarão os marginais do trafico. É dando que se recebe. Francisco Doná
ResponderExcluirVendo as apreenssões das munições e armamentos, fiquei pensando, nenhuma “energa” (granada usada no fuzil com munição específica), foi utilizada; Ja foi dito q vários dos “soldados” traficantes são ex-soldados das forças armadas e auxiliares, porém, nenhum deles lançaram contra os blindados, nenhuma dessas granadas q são capazes de fazerem um “bom” estrago, principalmente nesse confronto, foram utilizadas. Por que? “sem coragem”? não sabiam utilizar? não havia a municão especifica?, ou foram “orientados” a não resistirem tanto? O q está acontecendo é apenas para dá uma “resposta” a sociedade? a alguém mais? paliativos, justificando q é possivel os jogos q virão? Há muitas perguntas no ar? Muito aparato bélico sendo mostrado, porém, os resultados reais certamente se mostrarão no futuro e a maior parte dos comentários aqui, concordo, são apenas blá, blá, blá... é verdade pouco entendemos e muito pouco fazemos, mas falar, somos expert...
ResponderExcluirFrancisco Lima
Só existe traficante porque tem viciados, da pó de vidro pra esses nóias cheirarem e acaba com o mal pela raiz!
ResponderExcluirPela primeira vez estamos vendo atitudes! infelismente teve que piorar para melhorar asim espero, sei que deve esta sendo muito dificil para toda a quela gente tão sofrida e muitas inosente. Flavia de Almeida Souto
ResponderExcluirNão renderam os bandidos por que? Ali estava a oportunidade ideal para fazer uma emboscada. Qualquer estrategista militar, renderia aqueles bandidos em dois tempos. Mas não: nosso BOPE, nossos PM’s, nossos Fuzileiros, deixaram que fossem... Para onde, hem? Ninguém sabe, ninguém viu. Belíssimo Show de pirotecnia. Tudo para exaltar nosso governador e nosso secretário de segurança. Mas eu não me engano. Eu já vi esse filme. E os ovos quebrados para fazer a omelete, é sempre o pobre coitado do trabalhador. Mas também, quem manda votar mal e vender seu voto por uma bolsa alimentação qualquer. Não prenderam os 600 ou 1.000 bandidos fortemente armados porque não quiseram. Assim como não querem prender os alemães do congresso. Que papelão!!! Já vi atuações melhores. Esses são muito canastrões.
ResponderExcluirRio de Janeiro, meus pêsames por ter servir de palco para essa encenação. Brasil, meus pêsames pelo seu povo que não sabe ser cidadão.
SAMARA NUNES
Abismos sociais dão nisso.
ResponderExcluirEstá na hora também de se fazer uma campanha de conscientização contra o consumo das drogas. Se não houvesse demanda não haveria traficantes. Quem alimenta a ganância dos bandidos é o lucro gerado pelo tráfico – muitas vezes oriundo de consumidores das classes mais esclarecidas e de maior poder aquisitivo. Não é raro a divulgação nos meios de comunicação de artistas e famosos que consomem drogas. Se a sociedade é permissiva com o consumo, não adianta combater só o fornecimento. Todos que consomem drogas deviam saber para onde vai e para que servirá o lucro gerado pelo seu vício. Sei que esse vício rapidamente se torna doença, por isso deve-se voltar para campanhas preventivas que evitem o primeiro contato e a primeira experiência com as drogas.
ResponderExcluirMurilo Santiago
Val Cabral, quando isso vai acontecer também aqui na periferia de Itabuna?
ResponderExcluirO Rio é aqui!
Nunes
NAO EXISTE RIQUEZA MAIOR EM UMA SOCIEDADE DO QUE EDUCACÃO. NAO ESTARIAMOS AQUI DISCUTINDO ESTE ASSUNTO CASO ESTA SOCIEDADE FOSSE RICA, POIS, OU ESTE PROBLEMA NAO EXISTIRIA, OU CASO EXISTISSE NAO TERIA TANTA REPERCUSSAO A PONTO DE COLOCAR O NOME BRASIL NOS JORNAIS ACIMA DA LINHA DO EQUADOR. SIM O NOME BRASIL ESTARIA NOS JORNAIS MUNDO A FORA MAS FAZENDO PARTE DE DISCUSSOES SOBRE ASSUNTOS MAIS RELEVANTES NO QUE DIZ RESPEITO A UMA SOCIEDADE MADURA E SERIA.
ResponderExcluirTriste muito triste. A situacao no Rio de Janeiro mostra o reflexo de uma sociedade pobre, fora de foco. Sabemos como eh dificil resolver os problemas sociais de um pais, mas deixar chegar a tal ponto mostra o longo caminho que esta Colonia tem a frente para virar um Pais adulto. Urgente investimento em EDUCACAO, digo EDUCACAO A PONTO DE PERCEBERMOS QUE REALMENTE EM UMA OU DUAS GERACOES CONSIGAMOS NOTAR OS REFLEXOS POSITIVOS QUE SE SUSTENTARA POR MUITAS GERACOES POR VIR. Um novo pais, serio, justo, competente e DEMOCRATICO surgira no final desta caminhada. Educacao EH A SOLUCAO.
ResponderExcluirÉ muito interresante as opiniões, alguns pesam que o estado falhou, outros acusam partidos políticos,mas todos nós sabemos que a verdade é outra,essa situação é culpa da própia população, quem de vocês nunca usou drogas?, ou conhece alguém que usou ou usa? Essa é a raíz de todo o problema de guerrilha urbana, se não existisse o viciado conseguentemente não existiria o traficante, então como não somos responsáveis por essa matança que acontece?. Graças a DEUS na nossa família nunca tivemos problemas com droga ílicita, isso veio da nossa educação passada por nossa mãe,e da maneira como formamos o nosso cárater. só quando as pessoa realmente admitirem que tem problemas em suas familias e buscar a solução para o consumo de droga que está ocorrendo,uma integração maior da familia, e com certeza uma busca em DEUS, com certeza vamos vencer essa situação tão triste para todos nós. José Luiz Mello da Luz
ResponderExcluirCom todas essas apreensões de drogas, crise no narcotráfico, só me questiono como ficará a situação dos viciados. Sim, porque esses dependentes infelizmente necessitarão de clinicas de recuperação, ou outras formas de apoio. Pois bem, prende-se traficantes e as drogas, muito bem! Já era tempo, mas… e agora? e quem ainda permanece aprisionado por essas drogas? qual será a medida de suporte a essas “vítimas
ResponderExcluirLívia Fontoura