Nós estamos acostumados a presenciar preservativos nos balcões das farmácias e até mesmo sendo entregue por órgãos de saúde para conter a natalidade e a transmissão das Doenças Sexualmente Transmissíveis-DSTs e HIV/Aids. Depois de uma declaração papal em Roma, o mundo passou a discutir o posicionamento de uma autoridade religiosa e quando se trata da questão da abertura do diálogo sobre uma possível liberação da camisinha traz um impacto na sociedade que ainda ver, ou melhor, que enxerga o que a Igreja Católica quer que enxerguemos, uma instituição que não se abriu para o século 21 e ainda permanece presa aos conceitos primitivos e que não se abre para um diálogo universal. Certamente tal atitude de uma autoridade que regi e pastoreia ao mesmo tempo uma igreja que querendo ou não é a que ainda tem uma força e um poder de persuasão nas mais diversas escalas da sociedade, tenha enfrentado e esteja enfrentando poucas e boas, uma vez que a própria Igreja Católica congrega diversas tendências que vai da linha bem conservadora até mesmo as mais liberais e que sem dúvidas movimentos religiosos da própria instituição, que em outrora vivia pregando que era pecado o uso da camisinha esteja pressionando de diversas formas o Papa para reverter a situação e fazer-lo torna “não dito o que foi dito”. Mas que tamanha atitude do líder religioso tem de ser aceita e que a sociedade de religiosos, não apenas os católicos, também se abram a discussão para a problemática que assola o mundo em decorrência de que a vida está sendo prejudicada e que anualmente milhares de pessoas estão sendo vítimas e morrendo por meio das DSTs e pelo vírus da Aids. Uma vez que a igreja tem um discurso de que protege a vida, que é contra o aborto em todas as esferas e qualquer meio que prejudique ou atinja o que segundo ela é “templo e morada do Espírito Santo” é pela mesma abominada e diante disto é um tanto questionável que essa mesma instituição não combata na essência aquilo que é responsável pelo desmoronamento de inúmeras famílias, e que faz sofrer pessoas que querem apenas ter uma noite de prazer. Não podemos esquecer que com o uso da camisinha no ato sexual o número de abortos poderá ser reduzido, devido ao tabu a respeito do seu uso no meio dos jovens, pois segundo estatísticas, o aborto é praticado por jovens que não se permitem usar o preservativo em decorrência dos seus princípios religiosos e que no fim do ato, as consequências os levam a fazerem o aborto para não carregar o que muitos chamam de fardo e para não ser mal vista pela sociedade ou pela família.
Eu tenho uma certa dificuldade com religiao por esses e outros motivos. Nos estamos vivendo no seculo 21 e a igreja parece nao perceber isso, nao percebe que as pessoas e o tempo mudaram e que nao podemos viver da forma que os nossos antepassados viveram.
ResponderExcluirA igreja é uma instituição que não se abriu para o século 21 e ainda permanece presa ao passado que nao bate com os dias que vivemos aqui e por isso esta perdendo a cada dia mas devotos porque uma pessoa estudada e evoluida e que esta informada sobre os perigos de nao usar camisinha como pegar algumas doenças incuraveis, nao vai fazer parte de um grupo que prega coisas absurdas, como achar que usar camisinha é errado, e engravidar sem ter condiçoes de criar é certo? nao abortar e colocar filhos no mundo sem ter condiçoes de criar é certo? engravidar por falta de prevensao e depois abortar é correto? diante disto é um tantas outras mancadas da igreja mim faz ver, que nao tenho que ter orgulho de fazer ou participar de algo que nao é correto. Isso pra mim é ingnorancia pura!!!
Com o uso da camisinha no ato sexual o número de abortos poderá ser reduzido e o numeros de doentes infectados com o HIV tambem, principalmente aqui no brasil, ha onde a saude publica é um problema serio e agora imagine as pessaos com essas doença ainda sem cura, que os remedios custam um absurdo. Tem coisas que mim faz sacudir a cabeça e principalmente vindo do lado, que se diz ter amor ao proximo, fica dificil pra mim entender...
Meu querido amigo Val Cabral, vc é um brilhante jornalista, bonito como o William Bonner, inteligente como o Paulo Henrique Amorin, contudente como o Datena, e além disso é modesto. As suas críticas a Geraldo Ficha Suja, Capitão Azevedo Molenga... são especialmente brilhantes, cuidado para eles não te processarem. A Globo deveria te contratar. Por quê não dá aula na faculdade... a universidade está perdendo um TALENTO. Célia Vieira da Silva
ResponderExcluir