Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

2 de novembro de 2010

OS MÉDICOS SÃO VÍTIMAS DO SUCATEAMENTO DA SAÚDE

Nunca foi tão desvalorizada a classe médica, como está sendo agora. A população vítima do descaso com a saúde, reflete sua ira nos médicos. Mais injustiças são cometidas. Isso demonstra o equívoco que o Sistema Único de Saúde (SUS) fomenta. Não adianta aqui falar em valores pagos, que são aviltantes, porque a população já se demonstrou insensível, ela quer atendimento, paga seus impostos e pronto. Falar também que a profissão atravessa uma crise, com sinais inequívocos de cronicidade, também não interessa, mas pediatra, obstetra e clínico, ninguém quer ser mais. A medicina ainda saiu sacerdócio, para o tráfico. Os médicos são drogadictos, manipulados pelas empresas de prestação de serviços médicos, que varia do SUS a outras tantas encontradas nas esquinas, prometendo vida, como fossem instituições divinas. Fazem propagandas enganosas e muitas vezes prestam serviços inferiores, aos postos de saúde do SUS. Sem falar nos exames que essas empresas executam, os resultados vêm chifres em cabeça de cavalo. Mas a população desinformada e trapaceada, iludida leva os resultados e não sabem porque, o médico diz esse exame não serve para nada. O médico é um profissional que não tem mais tempo para estudar, vive dando inúmeros plantões para fazer um salário digno, e nos espaços livres aproveita para dormir, porque no outro dia plantão novamente. O Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães está à beira de um colapso. Os postos médicos estão sem medicamentos e congestionados de pacientes, que não compreendem que os médicos tem limites de quantidades de atendimentos e procedimentos. Com o tratamento que a Santa Casa de Itabuna recebe do sistema, já era para estar fechada. Até a maternidade Ester Gomes está asfixiada em suas possibilidades de sobrevida. E são os médicos que mais recebem desaforos de pacientes impacientes. Os médicos pagam caro a conta de uma saúde que faz de conta que funciona.

10 comentários:

  1. Amigo Val Cabral
    Esta sua postagem é justa aos fatos. E esta foto com Dr. Júlioo Brito e Dr. João Otávio, mostra o que existe de melhor em nossos profissionais da medicina.
    Eles são dois abnegados pela profissão, que tanto tem sofrido com a situação de descaso com que a saúde pública tem sido tratada em nosso país.
    Parabéns amigo e continue firme neste seu propósito de sempre ser a voz das pessoas mais carentes e injustiçada de Itabuna e região cacaueira.
    Deus o abençoe sempre.
    Hildete Conrado de Lima
    Dete - Professora

    ResponderExcluir
  2. ESTA É A MAIS PURA VERDADE E PARABENIZO VC POR TER A SENSIBILIDADE DE MANIFESTAR ESTE RETRATO DRAMÁTICO DA SAÚDE EM ITABUNA. EMBORA O PROBLEMA SEJA MUITO MAIS GRAVE, POIS É UMA REALIDADE TERRÍVEL, QUE ACONTECE EM TODO O BRASIL. GUTEMBERG MATOS

    ResponderExcluir
  3. Val Cabral, realmente a situação não está nada legal para nossos médicos.
    As pessoas deveriam ter mais consciência de que eles não são culpados por esta situação.
    Como filho dessa terra vejo com tristeza a situaçao de meus conterrâneos, o problema é dos governantes que passaram e os que ai esta no poder. E as pessoas devem ter esta consciência, para ão cometer injustiça contra nossos médicos, que também são vítimas de uma saúde pública que não funciona.
    Daniel Nogueira

    ResponderExcluir
  4. A minha analise Val Cabral, da valorização dos profissionais da área de saúde é somente a união, temos que aprender isso.
    Além do mais, principalmente, o setor público ter realmente técnico com compromisso assumido sem vaidade e amadurecido em assumir o seu papel.
    Marineide Soares

    ResponderExcluir
  5. Tenho acompanhado de perto o gasto de energia e de recursos de todas as ordens, os problemas causados à população decorrentes dessa crise. Convivo perto de muitos gestores municipais e a falta de médicos tem sido o maior problema do SUS na visão de muitos deles. É que o sistema acaba ficando sobrecarregado e os médicos são hostilizados por pessoas careditarem que são eles que não querem atender o acesso de pacientes. Isto acaba resultando num enfrentamento, que coloca o médico como vilão nessa história. Solange Borges

    ResponderExcluir
  6. Prezado amigo Val Cabral

    Os médicos estão cada vez mais mal formados. O nosso Estado não controla a formação de especialidades, como faz a Inglaterra, o Canadá e outros países que têm 70% dos seus médicos como generalistas. O mundo já sabe que não é possivel um sistema de saúde alcançar bons resultados sem atenção primária forte. E também que não é possivel ter atenção primária forte sem o Estado regular fortemente a formação dos profissionais de saúde e sua entrada no mercado de trabalho. No Brasil o SUS convive com as regras do "Sr. Mercado" em um capitalismo selvagem. A União investe muito pouco em saúde, os estados não repassam o que deveriam, os municípios se afogam, estão isolados e se constituem em apenas mais um "empregador". Disputam de forma predatória uns com os outros. Aí está o problema! Para resolvê-lo alguns têm pensado que deveriamos fazer algo como o "chavismo". Eu descordo! Acho que temos condições de construir um pacto social com alianças fortes e amplas para fazer acontecer as mudanças. E tenho certeza de que isso não acontecerá sem os médicos também.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. As alegações que ouço que a maioria recusam de permanecer 6 horas de jornada. E vejo também a não formação de sanitarista hoje. Se cobrar vão embora, sabemos que a maioria não fazem as 6 horas e as cobranças vão deste os gestores até a comunidade o não cumprimento da jornada. Everaldo

    ResponderExcluir
  8. Prezado Val Cabral,
    Gostaria de agradecer sua performance de blogueiro, radialista..., e não poderia de parabeniza-lo pelo sua forma poética, porém, séria, em expressar sua opinião, me fez levar a um raciocínio "As vezes complexados conflitos, terminam com simples palavras", Deus te preparou de tal forma, para que suas mãos tratem a matéria, e suas palavras tratem o que é mais importante, o "SER"...
    Um forte abraço, Luiz Alberto Rios de Lima

    ResponderExcluir
  9. Há um ser de ser médico que não é individual.
    Como qualquer outro grupo social, na corporação médica o indivíduo é absorvido e os pretensos interesses de uns e outros constituem uma identidade coletiva que no final é bem mais que a soma de suas partes.
    Assim, longe de julgar o profissional médico, cabe julgar o papel que tem cabido a esta corporação dentro do SUS, suas relações com o sistema e diagnosticar através dos fatos o que pode explicar a concentração de médicos nos lugares onde se concentram as fatias do financiamento do SUS.
    Reginaldo Carvalho dos Santos

    ResponderExcluir
  10. Isso é uma vergonha, o Hospital de Base de Itabuna está morrendo o Diretor Presidente o Antônio Costa adora uma fofoca e é emprenhado pelos ouvidos mais morre dizendo que nada sabe, persegue os funcionérios dia e noite ele dorme e acorda no BHLEM tem como esculdeiro um tal de Geovane ex. bancário e cunhado de Vieira Secretário de Saúde da cidade que a fama desse homem não é muinto boa não é Geovane? Tem um banana chamado José Matos Encarregado do CPD colocado por um tal de Ataide também secretário de Governo e que ficou bons anos desempregado e com cancer na língua e mesmo assim continua a caluniar e vendo as gravações na cãmaras de filmagem do hospital para criar mentiras dos funcionários pena deste homem sujo que usa o Espiritismo como capa não tem escolaridade e é o cara que digita a senha para o pagamento dos salários dos funcionários do HBLEM o Domingos é Diretor Financeiro e parente de Vieira já aposentado e ganha uma furtuna sem fazer nada há gosta de cortar o ponto dos funcionários e dentre estes tem muintos outros assim como Pezão, Sirlene, Ana, Zé Enrique e tantos outros imcompetentes mais vocês sabiam que o Hospital de Base de Itabuna é o único que paga produtividade a Médicos e lá ganhão até R$ 40.000,00 Reais sem fazer nada e ainda tem uns que falam que saiu de lá mais continuam na folha não é Dr. Vieira rararraarar…
    É isso aí gente é Itabuna-Bahia-Brasil…rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: