Graças à iniciativa da Associação dos Produtores de Cacau (APC), o chocolate produzido no sul da Bahia é uma das atrações do Salão do Chocolate de Paris 2010, que acontece desde quinta-feira (28) até segunda (1º), considerado pela comunidade internacional como o maior evento voltado para o setor no mundo. O presidente da entidade, Henrique Almeida, representa os cacauicultores da região na capital francesa a convite do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri) e Sebrae. Segundo Henrique Almeida, o sucesso do stand do Brasil é enorme. “É um dos melhores do salão, tem sido muito visitado, colocando o país definitivamente no circuito mundial de cacau gourmet para chocolate fino”, relata. Ele afirma que a APC foi uma das responsáveis por essa conquista brasileira, com a participação dos produtores, que sabem fazer um cacau de qualidade inigualável. Uma prova do avanço nacional, na visão de Henrique Almeida, é a mudança de postura de um dos membros do Centro de Pesquisas francês para as questões internacionais da agricultura e do desenvolvimento (Cirad), Michelle Barrel. “Há dois anos, ele dizia que o Brasil não tinha cacau superior para a produção de chocolate fino, mas hoje fala que o nosso é um dos melhores do mundo”, comemora o presidente da APC. Segundo o site http://br.franceguide.com, este ano o Salão do Chocolate dá “carta verde” ao bom chocolate, orgânico e sustentável, em um salão que recebe 400 participantes e expositores, numa área de 12 mil metros quadrados do Pavilhão 5 da Porte de Versailles. Os grandes nomes franceses e internacionais do chocolate estão presentes, oferecendo uma experiência cultural, festiva e gastronômica única. O site informa também que, paralelamente às conferências, degustações, exposições e espetáculos, o Salão do Chocolate 2010 apresenta estrelas dos fornos (personalidades da TV), chefes mundiais de cozinha (a elite dos chefes japoneses), 1ª Edição do International Cacau Awards (homenageando este ano os produtores de cacau), cursos de cozinha inéditos, o Prêmio do Melhor Chocolatier Parisiense apresentado pela Prefeitura de Paris, as semi-finais do World Chocolate Masters com Barry Callebaut, o concurso Charles Proust com as Sobremesas Reais, e um programa de atividades sobre o tema do orgânico e do desenvolvimento sustentável. (Erivaldo Bomfim).
O cacau é a garantia de manutenção da mata atlêntica e sua biodiversidade no sul da Bahia.
ResponderExcluirMantê-lo como lavoura de sustentabilidade desta realidade, é dever de todos que estão envolvidos em seu processo de produção, comercialização, gestão e debates.
Joselito Brito
Val Cabral
ResponderExcluirAté posso acreditar que a APC esteja se empenhando para fazer funcionar seus deveres, mas é possível fazer mais e é isto o que espero com participações em eventos desta natureza.
Haroldo Gomes
Acabaram com o ICB, CNPC, COOPECACAU, COOGRAP, BANCO RURAL... espero quen não acabem com o pouco que ainda nos resta!!
ResponderExcluirMarcos Cordeiro
Val Cabral, uma região falida como a nossa, só se soergue através de instituições fortes. Quero acreditar que a APC saberá assumir sua importãncia nessa realidade. Wellington Monteiro
ResponderExcluir