As dunas cheias de vida são um patrimônio comunitário de extrema importância, mas quem trafega pela R
ua Augusto Lopes Pontes, no Costa Azul, se depara com uma enorme quantidade de areias nas pistas, dificultando o trânsito e destruindo uma área de proteção ambiental. O Germen, ONG ambientalista mais antiga da Bahia, foi acionada por moradores do bairro para comprovar o afronto ambiental que está acontecendo constantemente. Os ambientalistas registraram o crime ambiental ,e acusam a movimentação da areia a falta de fiscalização da SMA - Superintendência de Meio Ambiente e do IMA- Instituto de Meio Ambiente , que com a omissão , acabam permitindo , roubos de areias , além de praticantes de cultos religiosos que segundo moradores acontecem todas as noites. Segundo o Presidente do Germen , Marcell Moraes,a ONG vai acionar o Ministério Publico para combater essa pratica . “Vamos nos mobilizar e salvar o que ainda temos . As areias das Dunas protegem a vegetação rasteira, formam barreiras de ventos e influenciam nas condições climáticas. Sem elas, todo o litoral norte e os municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e Salvador podem ficar inabitáveis. As dunas e os areais são ecossistemas frágeis protegidos por leis federais,mas aqui não existe uma fiscalização eficaz , um absurdo o que vem acontecendo.”, explica o ambientalista, Marcell Moraes.

Val Cabral
ResponderExcluirO desrespeito pela natureza está atingindo níveis intoleráveis.
Não vai demorar muito, para que não haja mais o que salvar no meio ambiente.
Maria Helena Araújio
Professora
Concordo plenamente com a professora Helena. Só acho que isso tudo tem a responsabilidade do Ministério Público também. Embora eu considere que a gente tem que fazer algo urgentemente, para salvar o planeta.
ResponderExcluirSoooocoooooroooooooooooo... salve as dunas da Bahia.
Sérgio Góes
Um coisa é certa, se duna é objeto de preservação ambiental, a atividade econômica de passeios de buggy acabou no Nordeste.
ResponderExcluirHá muitos paraísos no mundo ameaçados de desaparecer em razão da exploração humana desenfreada e insustentável. Não podemos permitir que as dunas da Costa Azul entre para essa lista, afinal, estaremos cometendo uma injustiça contra as futuras gerações e contra a própria natureza, que foi de uma generosidade imensurável com a região.
ResponderExcluirProteger o patrimônio natural que é de todos (sem nacionalidades nem xenofobia) e ajudar-nos na tarefa é a “grande” tarefa. Uma declaração de princípios, um jeito de olhar a vida. A maneira em que a nossa existência ganha significação.
ResponderExcluirO caminho é longo, sinuoso e requer perseverança.