Ao visitar hoje (23) um conjunto habitacional em Sorocaba (SP), o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, disse que a habitação é um dos principais problemas do país, principalmente para as famílias com renda de até três salários mínimos. “Um dos maiores problemas do Brasil é casa boa para essas famílias que ganham até três salários mínimos. Como governador fiz muita coisa boa. Foram mais de 100 mil (casas) ao longo de quatro anos”, disse Serra, que preferiu não comentar sobre quantas moradias poderia fazer caso seja eleito. “Na hora que chegar lá, nós vemos”. Serra cumpriu hoje (23) duas agendas em Sorocaba. Antes de visitar o conjunto habitacional, o candidato do PSDB também fez uma caminhada pelas ruas do centro da cidade, onde acenou, apertou as mãos e distribuiu beijos a funcionários de lojas e transeuntes. A caminhada foi acompanhada pelo candidato de seu partido ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, e por centenas de militantes. Na caminhada, Serra já havia citado o problema da habitação como uma de suas prioridades e disse que sua intenção é levar esse projeto do governo de São Paulo, destinado para famílias com renda inferior a três salários mínimos para todo o Brasil.
O problem da não é só a falta de moradias... É o custo destas moradias que torna a vida dificil. A escolha de vizinhanca e moradia depende e claro do bolso do comprador/inquilino, e das necessidades de proximidade do trabalho, transporte publico e qualidade do ensino para os miudos.
ResponderExcluirSao estes componentes que tornam a equacao dificil.
Assim mesmo achar uma casa ou apartamento é dificil. Necessidades das pessoas fazem com estas tenham de sacrificar um quesito em troca de outro.
Everaldo Pereira
Hoje se tem um programa federal que é o “Minha casa, minha vida” que tem ou teria condições de atender minimamente uma parcela da população mais pobre. Para este programa ser para valer, é fundamental exigir que os governos disponibilizem os prédios e terrenos púbicos abandonados. É necessário lutar ainda contra a especulação imobiliária, que é uma pessoa, empresa, ou até mesmo o governo ter um terreno vazio e esperar que ele se valorize, para depois construir algo, ou vendê-lo. É necessário também exigir que as regiões abandonadas virem um grande local de moradia popular, porque nelas há muitos terrenos, prédio públicos e privados que podem ser usados para moradia popular.
ResponderExcluirRildo
No Brasil, mais especificamente na Bahia existe uma marca forte no que diz respeito à falta de moradia. O déficit habitacional no Brasil é de mais de 7 milhões de moradias. Na Bahia, há um histórico de ausência de política habitacional para os mais pobres.
ResponderExcluirWashington Reis
No Brasil não existe uma política habitacional para os mais pobres. Nunca teve. Nos lugares que os mais pobres vivem não é oferecido saneamento básico. As autoridades não oferecem política habitacional, não cuidam desses locais e ainda estragam os lugares que eles moram. Marcos Batista
ResponderExcluirPORISSO VOTO EM JOSÉ SERRA E EM PAULO SOUTO.
ResponderExcluirPT NUNCA MAIS.
BASTA DE TANTA INCOMPETÊNCIA.
HAROLDO