Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

25 de agosto de 2010

PROGRAMAÇÃO DO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO É DISCUTIDA EM ILHÉUS

Diretores de escolas públicas e privadas, além de representantes de clubes de serviço, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira (Caerc), Marinha do Brasil, entre outros, participam nesta quinta-feira (26) na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação da sétima reunião de preparação para o Desfile Cívico de 7 de Setembro em Ilhéus. A reunião é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação que vai aproveitar a data para homenagear o Estatuto da Criança e do Adolescente, que este ano completa 20 anos. O tema do desfile, “Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): 20 anos de possibilidades e novos desafios”, vem sendo trabalhado deste o início do ano nas escolas da rede municipal de ensino, de acordo com a secretária da pasta, Lidiney Campos, através de palestras, pesquisas e outras atividades, com o objetivo de “sensibilizar a população, e, sobretudo, os estudantes, sobre a importância da lei e a necessidade de garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes. Nada mais justo tratar de um tema de grande relevância para a sociedade ilheense, além de ressaltar que neste ano a lei completa 20 anos”, disse. Na Semana da Pátria, outra atividade a ser desenvolvida pela coordenação do evento é a discussão dos 10 princípios que fundamentam a declaração dos direitos das crianças e dos adolescentes, o ECA, nas unidades escolares das redes estadual, municipal e particular. A proposta da coordenação é criar um espaço de reflexão que começa desde os preparativos para o desfile, até as atividades desenvolvidas em sala de aula relativas à data. Outra ação prevista para acontecer durante a semana que antecede o desfile é o Hasteamento da Bandeira, quando cada escola deverá convidar autoridades e representantes dos Órgãos Públicos e Comunidade para participar da solenidade. O desfile - Este ano a previsão é que cinco mil pessoas participem do desfile que será realizado na avenida Soares Lopes. Escolas da zona rural também enviarão participarão do evento com representantes do 6ª ao 9ª ano e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os alunos da Educação Infantil da Rede Pública de Ensino desfilarão na semana da primavera. No dia 2 de setembro, membros da coordenação do evento e representantes de todas as instituições e entidades que participarão do evento realizam, às 14 horas, na sede da secretaria de Educação, a oitava e última reunião para definir os detalhes finais.

10 comentários:

  1. Eu considero o desfile cívico e militar de 7 de setembro, o momento mais importante para a propagação do nacionalismo; só lamento que logo após a bandalheira volta e apenas a copa do mundo de futebol nos faz voltar a possuir este sentimento. E isso só acontece de quatro em quatro anos.
    Joselito Cordeiro

    ResponderExcluir
  2. Val Cabral, esta preocupação de antecipar os preparativos da organização do desfile, significa que teremos uma bela festa em Ilhéus.
    Parabenizo os coordenadores por isso.
    Kleber Góes

    ResponderExcluir
  3. Desta forma o prefeito Newton Lima juntamente com sua Equipe de colaboradores mostra a importância deste dia... Parabens ao Prefeito!
    Terezinha

    ResponderExcluir
  4. Val Cabral, espero que este ano seja diferente, pois fui vêr pela 1° vez o desfile no ano passado e vi mesmo foi uma desorganização, pois quem chegou cedo e respeitou o limite da corda ficou foi sem vêr o desfile, já que o pessoal estavam no meio da rua ou seja; melhor era ficar sem corda nenhuma.
    Luciene Borges Dias

    ResponderExcluir
  5. O desfile militar de 7 de setembro, no Brasil, foi instituido nos primeiros anos do Estado Novo, quando o governo e cúpula militar viam o Nazismo com grande simpatia.Outra: O Brasil é o unico país do mundo a realizar desfile militar em data comemorativa. Até o início dos anos 90 outro país que realizava era antiga União Soviética, no dia 1º de maio. Erasmo

    ResponderExcluir
  6. ILHÉUS VAI FICAR MAIS ALEGRE, BELA E ATRATIVA NO DIA 7 DE SETEMBRO.
    EVERALDO VIDAL DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  7. Prezado Val Cabral
    A corrupção e os questionamentos de fatos históricos contribuíram para a diminuição do sentimento de patriotismo e do civismo brasileiro.
    Acredito que a história do pais é que proporciona o patriotismo e a sua intensidade, que virá correr pela veia e bater no coração de seu povo...
    A história do Brasil nos mostrou que começamos “errado” a conquista da independencia partindo do ponto de que foi produto de um cunho elitista e não de um movimento com a participação do povo. Particularmente acredito que essa independencia tenha sido uma mera transação do pacto da santa aliança que teve que pagar uma INDENIZAÇÃO. O que pode ter sido responsavel por tirar credibilidade desse dia comemorativo.
    Como cobrar patriotismo?
    Espero que nossa geração seja diferente e consiga o que essa geração não conseguiu.
    Que a nossa saiba se valorizar e não se venda como essa vendeu, porque quando esse país começar a mudar poderemos falar sobe patriotismo, não só em época de futebol ou de copa (atualmente nem isso ne!).
    Washington Ribeiro

    ResponderExcluir
  8. Espero que o povo possa refletir sobre o significado do “espírito patriótico” e do “amor à pátria” nesta importante data. Pedro Gomes

    ResponderExcluir
  9. A proveito esta postagem para fazer algumas perguntas sobre o 7 de setembro, feriado patriótico: Quem decretou? Por que? Quais os objetivos reais para comemorar? Qual o significado ideológico? O que realmente representa para o “povo brasileiro”? O que é o “povo brasileiro”? Wilson Pires

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: