Profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) de Ilhéus participaram na tarde desta terça-feira (24) de mais uma aula do primeiro módulo dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU). O Núcleo de Educação em Urgência tem como objetivo principal, capacitar os recursos humanos envolvidos em todas as dimensões da atenção em urgência no nível municipal e regional, quer seja na atenção pré-hospitalar (postos de saúde, unidades de saúde da família, centros de saúde), atenção hospitalar, atenção pós-hospitalar e instituições parceiras (Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Corpo de Salva-Vidas). Com toda a infraestrutura necessária para abrigar a capacitação, as aulas são ministradas na própria sede do Samu/192, no Centro Administrativo da Prefeitura de Ilhéus, e, de acordo com o diretor-administrativo, Edson Freitas, são realizadas em pelo menos três dias em cada mês, com o objetivo de contemplar o maior número de profissionais que não estejam cumprindo o sistema de escala. Seguindo as orientações da Portaria 2048 do Ministério da Saúde, o primeiro módulo aborda o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Política Nacional de Atenção às Urgências no Brasil, que está sendo ministrado pelo médico Jorge Arouca, coordenador do serviço. O próximo módulo está programado para o mês de setembro, tendo como tutor Dr. Walbert Alcoforado que abordará o tema Suporte Básico de Vida. Este mês, as próximas aulas serão ministradas nos dias 27 e 30 e em setembro, nos dias 10 e 13. Ao afinal das aulas, todos os profissionais recebem certificado e o conteúdo das aulas em CD-ROM. Ainda segundo Jorge Arouca, após o encerramento do módulo, os novos cursos são discutidos entre os profissionais do setor administrativo e os ministrantes das aulas. O secretário municipal de saúde, Dr. Antônio Carlos Rabat, juntamente com a Coordenação do Samu apostam na capacitação dos seus recursos humanos, “sabendo que isto se traduz na garantia de qualidade nas ações deste importante serviço, que no caso significa salvar vidas”. MAIS SOBRE O SAMU/192 DE ILHÉUS – A equipe é formada por quatro grupos ativos que funcionam simultaneamente com 83 funcionários, através de UTI, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores. Além de funcionar com quatro ambulâncias totalmente equipadas (e mais duas de reserva), a unidade local conta com o suporte de uma motolância, que ajuda a agilizar o atendimento.
Amigo Val Cabral, é muito importante que seja divulgado para a população, que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 funciona 24 horas por dia e é acionado com uma chamada gratuita para o número de acesso universal 192. Assim as pessoas vão poder ser mais "antenada" com este serviço público de pronto-socorro. Hildete Barreto
ResponderExcluirÉ MUITO IMPORTANTE QUE O SAMU ESTEJA SEMPRE SE CAPACITANDO, PARA PRESTAR MELHORES SERVIÇOS DE PRIMEIROS PROCEDIMENTOS MÉDICOS. COM CERTEZA, ISSO VAI CONTRIBUIR PARA MELHORAR A QUALIDADE DO SAMU E A SALVAR MUITAS VIDAS. ANTONIO MASCARENHAS
ResponderExcluirCom isso o atendimento do SAMU ganhará melhora e deverá ser ampliado. José Neto
ResponderExcluirConsidero bastante significativo que os profissionais do SAMU/192 sejam sistematicamente treinados, pois o SAMU/192 é uma das ações integradas dos programas de assistência a pacientes em situação de urgência. É um programa criado para funcionar 24 horas e organizar o fluxo de atendimento na rede pública, reduzindo as filas nos pronto-socorros dos hospitais. Reinaldo Soares
ResponderExcluirO que mais vem preocupando o Samu são os trotes. O órgão chega a receber cerca de 50% das chamadas em forma de trotes.
ResponderExcluirOs trotes só prejudicam os trabalhos dos profissionais que naquele momento poderia estar prestando atendimento a uma pessoa que realmente precise do serviço do Samu.
Samuel Santana
Olá, blogueiro!
ResponderExcluirO SAMU e as Unidades de Pronto Atendimento – UPAS 24h estão unidos para aprimorar o atendimento de saúde para todos os cidadãos brasileiros.
O SAMU fará o primeiro atendimento ao paciente, que será encaminhado às UPAS 24h para ser tratado de acordo com a gravidade do seu caso. Toda UPA 24h tem consultórios de pediatria, clínica médica, odontologia, além de laboratórios e salas de raios-X. Também conta com leitos de observação para crianças e adultos, com o objetivo de estabilizar pacientes mais graves até serem levados a um hospital.
Para saber mais, mande email para comunicacao@saude.gov.br
Obrigado,
Ministério da Saúde