A terceira edição do Jornal Eco Kids ocorreu na manhã desta quarta-feira (25), na Escola Nucleada do distrito de Santo Antônio, zona rural de Ilhéus. Promovido pelo Ministério Público da Bahia, Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Ilhéus (Comdema) e Secretaria Municipal da Educação, o evento contou com a presença de alunos de outras localidades interioranas, e ainda com a participação da promotora Karina Cherubini, da secretária da Educação, Lidiney Campos; do presidente do Condema, José Nazal Pacheco Soub; do secretário de Obras, Marconi Queiroz; do ex-secretário de Educação, Sebastião Maciel, além de vários outros convidados. O Jornal Eco Kids é totalmente custeado pelo Ministério Público que reverte as multas ambientais aplicadas em infratores em ações de preservação do meio ambiente. Nesta sua terceira edição, os alunos da Escola Nucleada do Santo Antônio criaram várias seções, como dicas e matérias sobre alimentos sem agrotóxicos; vida dos bichos, o Rio do Engenho é nosso: ajude a preservar; entrevista com um artesão e agricultor, além de poesias, desenhos, entre outros. Principal responsável pelo jornal, a promotora Karine Cherubini demonstrou sua alegria ao se dirigir aos alunos e professores, fazendo questão de ressaltar a qualidade do informativo e a escolha dos temas, lembrando que a preservação ambiental é primordial para uma melhor qualidade de vida. “Numa localidade como essa, onde temos patrimônios culturais e naturais, torna-se imprescindível a participação de todos na defesa do meio ambiente”, assegurou. Já o presidente do Comdema e chefe de Gabinete, José Nazal Pacheco Soub, também parabenizou todos os envolvidos na confecção do jornal e, através de grandes fotografias aéreas, fez uma pequena palestra sobre a importância da natureza no município de Ilhéus, atraindo a atenção de todos. Também a secretária Lidiney Campos, que representou o prefeito Newton Lima, que se encontra em Salvador, salientou a alta qualidade do jornal e o empenho demonstrado pela diretora da Escola Nucleada, Kaliane Soares. Após o lançamento, os alunos apresentaram várias músicas com temas ambientais e inauguraram estandes em salas de aula, todos voltados para a preservação ambiental. A quarta edição do Jornal Eco Kids acontece no próximo mês de setembro sob a responsabilidade dos estudantes do Instituto Nossa Senhora da Piedade.
Muito interessante este projeto, pois existem coisas que somente terão resultados práticos, se ensinados desde os primeiros momentos nas escolas e com o envolvimento de crianças e adolescentes. Marcos Fontes
ResponderExcluirO Ministério Público da Bahia está de parabésn por esta iniciativa.
ResponderExcluirNunes
Quando o Ministério Público reverte as multas ambientais aplicadas em infratores, em ações de preservação do meio ambiente, acaba contribuindo para a preservação da mata atlãntica e sua biodiversidade de maneira inteligente, justa e legal, pois quem mais deve custear as ações de conscientização sobre os prejuízos que são causados por quem não respeita as florestas e nossos animais silvestres e rios, são justamente estes mesmos infratores.
ResponderExcluirRilvan Benevides Tavares dos Santos
Interessantíssimo este projeto do Ministério Público. É bastante urgente e importante que a população saiba que Educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.
ResponderExcluirJoselito Góes de Souza
Olá Val Cabral, se fala tanto em aquecimento global, efeito estufa, camada de ozonio e o pulmão do mundo que é a amazonia está sendo mau tratada pelos os poderoso do dinheiro, vamos rever este caso com mais seriedade meus amigos e começaremos isso, demonstrando esta preocupação, protestando contra a poluição das nossas praias. Ilhéus está repleta de esgotos sendo despejados na praia e isso afugenta os turistas e revela nossa omissão com o meio ambiente.
ResponderExcluirSolivaldo Duarte
Bom estar aqui novamente. Tenho lido uns textos bem legais aqui. Bem, uma das minhas grandes causas nesta vida é a questão ambiental, e nem poderia ser diferente, pois vivo pela Arte e como artista do meu tempo creio ser essencial estar atento ao fundamental e urgente contemporaneamente, além da arte pela arte. Gostei da idéia deste extraoridnário projeto educacional ambiental. Aplaudo seus idealizadores.
ResponderExcluirLuiz Cláudio Vieira Filho
Acho mto interessante e mto produtivo este projeto, pois é necessário utilizar os vários meios de comunicação para "tentar" mudar a visão e informar ao homem o q está acontecendo na natureza. Para trabalhos de conscientização, esclarecientos e informações diversas, este projeto é ótimo!
ResponderExcluirValmir Santana Borges da Silva
Adorei este blog... tem muitas coisas interessantes e espero q vc continuem assim.
ResponderExcluirLarissa Marques
Todos falam em preservar a natureza, meio ambiente, mas ningém faz nada, ou muito pouca gente faz alguma coisa... falar é facil, o dificil é agir e colocar as mãos na massa... porisso os coordenadores estão de parabéns. Sandra Dantas
ResponderExcluirPrecisamos de atitudes como esta, para uma maior sistematização da educação ambiental. Sugiro disponibilizarem projetos educacionais práticos onde os internautas possam acessar e praticá-los. Parabéns ao Ministério Público, por patrocinar este Projeto.
ResponderExcluirLuizinho