Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

24 de agosto de 2010

MARINA ASSUME COMPROMISSO COM LIBERDADE DE IMPRENSA

A candidata à Presidência pelo PV, Marina Silva, assumiu compromisso com a liberdade de imprensa e assinou a Declaração de Chapultepec na sexta-feira (20/08), durante o 8º Congresso Brasileiro de Jornais, no Rio de Janeiro. "O direito à liberdade de expressão deve ser exercitado livremente. Nós conquistamos a democracia para isso. Para que a sociedade possa ter diferentes olhares deste país. A liberdade de imprensa favorece a construção de um país mais justo, mais fraterno e mais solidário. Se perseguirmos esse objetivo, não temor por que temer essa liberdade", disse Marina. O mesmo documento foi assinado pela candidata do PT, Dilma Rousseff, e do PSDB, José Serra. A declaração foi criada em 1994, no México, e contém dez princípios que devem ser seguidos pelos signatários para a defesa da liberdade de expressão.

8 comentários:

  1. A verdade é que esse lance de liberdade de imprensa, liberdade econômica, liberdade religiosa... não existe. O que existe são indivíduos livres que poder escolher sua profissão, sua religião, onde morar e etc, o que existe são pessoas livres que podem se manifestar, emitir sua opinião, dizer o que pensa. O que existe são homens e mulheres que poder ir e vir, ou seja podem ir ao cinema, ao teatro, a um show musical, etc...
    Portanto os jornalista devem poder emitir sua opinião, o que está faltando é alguma coisa que lhes freiem suas malidicenças.
    Sandro Cordeiro

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sendo simpatizante e eleitora de Marina Silva, me resta indagar sobre esta tão porpagada liberdade de imprensa, o seguinte: "Pra que liberdade se não tem o que comer"????
    Daniela Freire de Almeida

    ResponderExcluir
  3. Eu sou contra liberdade de imprensa, pq essa imprensa so sabe mostrar o q tem de pior ou o q nao presta, acusa mas nao da direito de resposta, nao tem responsabilidade com o q poe no ar, faz o q quer e nada acontece... Paulo Mesquita de Lima

    ResponderExcluir
  4. A liberdade de imprensa só serve para aquilo o que ela quer, mesmo que seja mentira, quer induzir o publico a acreditar, que todos votem no canditato dela... entre outras coisas...
    Sou a favor da liberdade, mas essa imprensa nao sabe ser livre, nao existe democracia alguma, o que existe é um grande apelo aos interesses mesquinhos e políticos. E Marina Silva acaba sendo uma das maiores vítimas dessa realidade, pois a grande mídia só abre espaço para o Serra e a Dulma.
    Haroldo Pires

    ResponderExcluir
  5. Prezado amigo Val Cabral

    A mídia nunca foi isenta. Nunca. Em condições "normais", a mídia, jornais principalmente, trabalharam na faixa de isenção na maior parte das matérias e tendenciaram sem forçar a barra naquilo que lhes foi interessante. Os jornais antigos estão cheios de exemplos de assassinatos de reputação, de campanhas sórdidas movidas, às vezes apenas a troco de aumento de tiragem, etc. etc. Do mesmo modo, pedir a um jornalista que não tome partido é um absurdo. O que se espera do mesmo é que seja justo. Não force a barra. Eis porque nossa mídia tupiniquim se tornou tão dolosa à nossa sofrível democracia: ela, a mídia, resolveu ser partido político com interesses econômicos cujos para ser atingidos chegam na penumbra, no limite entre o lícito e o ilícito; entre o legal e o criminoso. Isso tudo sem contraponto já que também passou a pautar até o Judiciário. Pelo que esse pessoal grita não é pela liberdade de imprensa; é por uma vacina contra eventuais freios na sua liberdade de caluniar, difamar e serem, quando muito apenados em míseros alguns mil reais.
    Os maiores donos de mídia se transformaram em mafiosos ao usarem o poder que concentraram nas mãos para executarem verdadeira extorsão, seja de ordem do poder político, seja do econômico. A rede veio pra repor as coisas dentro do que se pode considerar equilíbrio democrático.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. É isso aí minha futura presidente, mas a chamada grande imprensa, que vive clamando por mais liberdade de opinião, precisa cuidar de sua credibilidade.
    José Roberto Vieira

    ResponderExcluir
  7. A imprensa mercantilista deve ser desnudada de tal forma, que se mostre à todos as suas verdadeiras víceras já tão putrefada como sempre.
    Luiz Cláudio Barreto

    ResponderExcluir
  8. Acho uma perda de tempo, querer que uma mídia como a nossa seja imparcial, faça jornalismo isento, hoje em dia é impossível. É só ver nas mãos de quem elas estão. A primeira providência a ser tomada é a regulamentação social de nossa mídia - Lei de Mídia (que já está sendo feita na Argentina). A sociedade e as instituições democráticas do país precisam ter meios de controle desta mídia. Confunde-se liberdade de expressão com liberdade de imprensa. Esta liberdade de imprensa que os meios tanto alardeiam, não passa de uma autorização para a manipulação de notícias e factóides com interesses ideológicos e partidários, de uma " elite " conservadora e golpista.
    Antonio Araújo

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: