Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

24 de julho de 2010

O QUE DEU ERRADO ANTES PODE DAR CERTO AGORA

O mundo em que nossos antepassados eventualmente tiveram algum sucesso já não é mais o mesmo. Vale também para o fracasso: pode ser que o que deu errado há alguns anos esteja agora no seu tempo certo. A lição que o vírus da gripe nos dá quanto às mudanças que nos impactam durante nossa vida é valiosa. O vírus é a própria representação da mudança, pois a cada ano ele se apresenta numa “versão” diferente. Na prática, ele continua deixando-nos gripados. Porém, a cada novo inverno, ele ressurge em nova configuração, colocando à prova a inteligência de cientistas do mundo todo, na busca de soluções que, se não o exterminam, ao menos tratam de amenizar seus sintomas. Gripe e mudança tem tudo a ver. E o recado que ela nos deixa a cada ano é claro: não adianta querer usar a mesma fórmula do ano passado, pois não vai funcionar. Quando trazemos esse raciocínio para o campo dos nossos problemas pessoais, profissionais e de relacionamento, a regra é praticamente a mesma. Na prática, se você teve um problema X há alguns anos e tomou uma atitude Y que na época que o solucionou, pode ser que se o mesmo problema X apresentar-se agora, Y já não funcione mais. Não é incomum vermos pessoas, após um relacionamento de anos, se queixarem porque “ele está diferente… já não é mais o mesmo com quem comecei a me relacionar há 15 anos atrás…” ou “ela mudou… está muito diferente de quando nos conhecemos…”. Ainda bem: isso é sinal de que a pessoa não estagnou no tempo, estacionando dentro do comportamento que poderia ser o mais adequado à época. Aqui entra o exercício contínuo da comunicação, que além da capacidade de ouvir, aprimora em nós outras habilidades, como a nossa compaixão, que é a capacidade de projetar-se em outra pessoa para poder compreender melhor o porquê dessa ou daquela mudança, bem como a busca de um novo alinhamento. Da mesma forma, não é raro empreendedores tentarem repetir a fórmula de sucesso de seus pais ou avós e darem com os burros n’água. Afinal, o mundo em que nossos antepassados eventualmente tiveram algum sucesso já não é mais o mesmo. A regra é válida também para o fracasso: pode ser que o que deu errado há alguns anos esteja agora no seu tempo certo. E para perceber isso, é preciso mente aberta, vida ativa e capacidade crítica de observação. (www.rcmpropaganda.com.br).

4 comentários:

  1. Muito bom este artigo. Ele revela pertinência para algumas situações, mas sou de opinião que pau que nasce torto morre torto... não tem jeito. Não compensa dar murro em ponta de faca... é loucura.
    Haroldo Vieira

    ResponderExcluir
  2. Val Cabral
    São postagens assim que fazem seu blog ser muito legal. O acesso diariamente e sempre me surpreendo com qualidade constante que aqui se apresenta. Rildo

    ResponderExcluir
  3. Quem é religioso já deve ter ouvido "Deus escreve certo por linhas tortas".
    Gutemberg Matos

    ResponderExcluir
  4. RCM É SHOW!!!
    NUNES

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: