Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

24 de julho de 2010

O PAI PODE SER RESPONSABILIZADO POR ERROS DE FILHO?

A cada dia presenciamos em nossa sociedade uma juventude cada vez mais rebelde; jovens desobedientes às autoridades, envolvidos com promiscuidade sexual, drogas, violência, crimes, etc... Nossos jovens devem aprender a respeitar os princípios básicos de uma sociedade disciplinada e aprenderem a não se envolver com problemas de polícia e justiça. Observamos claramente o reflexo da maldade dentro das próprias famílias. Dia a dia vemos noticiários de filhos que matam os próprios pais e vice-versa, sendo um grande exemplo para enxergarmos que a maldade no mundo está caminhando para um nível que será insustentável. Dentro deste contexto, é importante falarmos e orientarmos nossas famílias quanto ao relacionamento filhos e pais e também como os pais devem tratar os seus filhos. Um dos maiores desafios da família é educar seus filhos, e não provocar a perdição moral nos seus filhos. Há um ensinamento bíblico que ressalta muito bem este fato: “Ensina a criança no caminho que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”. Os pais são responsáveis pela educação de seus filhos. A educação transforma o caráter da pessoa, caráter são hábitos e posturas de uma pessoa que precisa ser disciplinada e corrigida quando for necessário, para que seja aperfeiçoada e a família é a moldadora do caráter na vida dos filhos. A criança que não é disciplinada envergonha os seus pais, (contrariando o que Lula tenta impor nos lares) as palmadas e a repreensão dão sabedoria, a disciplina além de cooperar na transformação do caráter, ensina o filho a respeitar. Os filhos devem obedecer a seus pais, e com certeza irão obedecer seus professores, seus superiores e serão exemplo de boa família aonde estiverem; Também os filhos devem honrar seus pais, essa palavra tem um mandamento com promessa, quem honra pai e mãe prolongará seus dias na terra. Os pais provocam a degeneração dos seus filhos quando dão uma ordem sem ser exemplo. Pedem para seus filhos não roubar, e eles roubam, pedem para seus filhos não beber, mas eles bebem. Que exemplo dar o pai que fuma, ao exigir que o filho não fume? Nem todos filhos ruins são causa de pais ruins, mas todos filhos bons, são resultados de pais bons! Sua opinião aqui tem o pressuposto da liberdade de expressão e serventia de reflexão.

37 comentários:

  1. Claro que os país podem e devem ser responsabilizados pelos erros dos filho. Vejamos: Quando os filhos são menores e não são acompanhados por eles. Quando os exemplos deles são os piores possíveis. Quando deixam de punir e educá-los nas coisas certas da vida. Quando são negligentes em conduzi-los pelos ensinamentos éticos, moral e civico. E por ai vai...! Nesse caso específico, envolvendo o filho de Geraldo Simões, os pais de Tárcio teriam que ser punidos por não tê-lo educado e direcionado pelo caminho da justiça e da vida, como um simples cidadão. Acontece Val que, o exemplo que o menino tem é o espelho que se vê, o da impunidade e o da corrupção. Sou pai de dois filhos, fiz muitas coisas erradas, porém, dei aos meus filhos toda educação e ensinamento voltado para a ordem e os bons costumes. Ass: Rui Machado

    ResponderExcluir
  2. val cabral o pai do seu sobrinho que matou a garota pode ser responsabilizado pelo crime brutal que ele cometeu o voce já esqueceu

    ResponderExcluir
  3. Por esse e outros motivos ai, é que eu nao decidir se quero filhos! Vivemos em uma situaçao muito dificil em nosso paìs que eu nao sei se por filho no mundo é correto? ja temos crianças demais por ai sem a garantia de um futuro melhor...
    lindacarinhosa1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Filhos de pais bandidos crescem com tendência de também serem bandidos. Este talvez seja o caso de Geraldo, Juçara e seus filhos problemáticos. Guilherme Barreto

    ResponderExcluir
  5. Se a imprensa gastasse todo o tempo que usa com este caso do filho dr Geraldo pra conscientizar os pais sobre a responsabilidade da educação verdadeira (a que se recebe em casa) poderiamos acreditar em dias melhores.
    Infelizmente estamos mesmo, insensiveis, não queremos ser incomodados, especialmente pela salvação alheia!
    Washington Reis

    ResponderExcluir
  6. Viver no mundo de Hoje realmente é difícil é... tem que rebolar mundo e saber contornar cada situação por mais simples que seja. E espelharmos o Caráter de Cristo é quase que impossível. Mas nunca vou cansar de afirmar precisamos ser o sal da terra…o amor entre as pessoas esta esfriando cada vez mais precisamos agir. E rápido com a sabedoria dos céus, a Armadura de Cristo e a garra de nossos Mártires... Precisamos fazer a diferença já.
    Priscilla

    ResponderExcluir
  7. Essa história de pais e filhos tem muito haver com educação e nisso que vou me basear ao comentar. Esse ano tive a felicidade de estagiar em matemática em escolas de baixa renda. Meu foco principal era os alunos problemáticos, gosto desses pelo desafio de ensinar e conhece-los melhor !
    Na reunião de país é habitual ver professores se queixarem com o comportamento de seus alunos.
    Recebi um e-mail dias atrás pelo qual me fez lembrar de um episódio muito semelhante a este logo abaixo:
    - Meu filho me conta tudo o que acontece aqui na escola, conta que os amiguinhos batem nele, e o que vocês professores dizem, ele conta realmente tudo.
    Eu respondi:
    Pois é mãe, acontece que ele também conta tudo o que acontece em casa, na sua casa!
    A senhora empalideceu…
    Eu continuei:
    - Esta semana ele nos contou, como a senhora resolveu uma questão com o filho mais velho, de uma maneira um tanto muito rudi.
    Quando a humildade de se reconhecer um erro, retroceder, pedir desculpas, pedir ajuda para se endireitar, reerguer e se tornar “gente” de verdade vai prevalecer?
    A resposta é simples…
    Quando os pais servirem de EXEMPLO aos filhos.
    Simmmmmmmmmmmmmmmmmm, atenção:
    Filhos aprendem com exemplos mais do que com palavras!
    Pensar nisso, antes que seja tarde demais para alguns …
    Ingrid Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Os filhos são causa do que se aprende no lar!!!
    Marcos Fontes

    ResponderExcluir
  9. Neste episodio envolvendo o Tássio Feitosa, acredito que o pai ele deve ser responsablizad sim, por sua conduta repreensível. Carlos Costa

    ResponderExcluir
  10. Há filho que já tem uma personalidade dificl de não escutar ninguém e pende pro lado de marginal... não há quem faça ele mudar de opinião das coisas.
    Mas tb tem a culpa dos pais, do local criado, das amizades...
    Isso tudo é relativo.
    Pois existem pessoas que não aceitam ajudas, e tem o prazer de ser marginal sabe.
    A culpa é dos pais e da personalidade.
    Pois educação vem de berço.
    Djalma Andrade

    ResponderExcluir
  11. Há filho que já tem uma personalidade dificl de não escutar ninguém e pende pro lado de marginal... não há quem faça ele mudar de opinião das coisas.
    Mas tb tem a culpa dos pais, do local criado, das amizades...
    Isso tudo é relativo.
    Pois existem pessoas que não aceitam ajudas, e tem o prazer de ser marginal sabe.
    A culpa é dos pais e da personalidade.
    Pois educação vem de berço.
    Djalma Andrade

    ResponderExcluir
  12. Há filho que já tem uma personalidade dificl de não escutar ninguém e pende pro lado de marginal... não há quem faça ele mudar de opinião das coisas.
    Mas tb tem a culpa dos pais, do local criado, das amizades...
    Isso tudo é relativo.
    Pois existem pessoas que não aceitam ajudas, e tem o prazer de ser marginal sabe.
    A culpa é dos pais e da personalidade.
    Pois educação vem de berço.
    Djalma Andrade

    ResponderExcluir
  13. Normalmente, corruptos acabam sendo sucedidos por filhos corruptos! Lourival Teles

    ResponderExcluir
  14. Geraldo é falso e as notas de cem do filho... tambem!!!!
    Orlando Azevedo

    ResponderExcluir
  15. Prezado e amigo Val Cabral

    O pai não pode ser complacente com um filho que está ingressando em uma vida de crime. Ele precisa colocar um limite, tem que dizer 'não', tem que tentar afastar e fazer de tudo possível para evitar. Caso contrário, será como se os pais estivesse avalizando a atitude do filho. É claro que essa atitude vai causar uma revolta, mas o pai tem que ser capaz de suportar o ódio dos filhos. O que acontece hoje em dia é que os pais estão com muito medo de colocar limites, como se toda autoridade fosse autoritarismo e os filhos estão ficando muito perdidos com essa história.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  16. Esse bandido-filho de bandido d colarinho branco não vai poder usar a desculpa de que não tem qualificação pra arranjar emprego e teve que se virar com dinheiro falso...
    Pedro Ribeiro

    ResponderExcluir
  17. O Tássio Simões deu uma nota de quinhentos reais a um "otário" que lhe deu troco com notas falsas de cem reais.
    Sandro Cordeiro

    ResponderExcluir
  18. As notas de cem reais do Tássio é tão verdeira quanto as palavras do seu pai na politica!!!
    Flávia Soares

    ResponderExcluir
  19. Nos dias atuais, muitos jovens entram no mundo do crime, normalmente influenciados pelos chamados "amigos", ou apenas porque seus pais também são criminosos.
    Esses chamados amigos são aqueles que saem para baladas, shows e todos os tipos de diversão junto com o jovem, mas na hora que ele mais precisa de um apoio esses falsos amigos somem.
    Assim como sempre sumiram seus pais, ou jamais apareceram em sua vida.
    Valdecy Rosas de Almeida

    ResponderExcluir
  20. Esperar o que de Geraldo Simões?
    Só filhos iguais a ele: falsários! Helena

    ResponderExcluir
  21. Val Cabral
    Muitas pessoas acreditam que a juventude de hoje, começa em algum tipo de vício porque seus pais o têm. Por exemplo, tem-se a estimativa de que 35% dos adolescentes começam a fumar porque seus pais o colocaram à exposição da fumaça do cigarro quando ele tinha de quatro a Cinco anos de idade.
    Por usar drogas, o jovem também pode entrar no mundo do crime, porque ele, algum dia, chegará a um ponto que não terá mais dinheiro para suprir seu consumo e começará a roubar.
    Devemos pensar duas vezes antes de condenarmos alguém que é viciado, pois não sabemos que problemas essa pessoa tem, ou se ela usa drogas apenas para sentir sua falsa alegria e para fugir de sua vida.
    Então, será que todos nós temos nossa parcela de culpa? Ou será que a culpa é apenas dos pais que indiretamente influenciaram o viciado?
    Ruth Soares Mascarenhas

    ResponderExcluir
  22. Amigo Val Cabral, é decepcionante saber que este tipo de situação ainda é um mal entre nossa população... e que filhos de pesoas que deveriam ser exemplo, nos dêem este tipo de vexame.
    Everaldo

    ResponderExcluir
  23. Eu acho que a culpa não é dos adolescentes, mas dos pais que não sabem controlar seus filhos.
    Juliana Nogueira

    ResponderExcluir
  24. Eu acho que a culpa não é dos adolescentes que praticam crimes. A culpa é dos seus pais que deixam seus filhos saírem com mas influências, ou simplesmente os abandonam.
    Antonio Carvalho da Silva Jr.

    ResponderExcluir
  25. Violência gera violência.
    Ninguem sabe como este rapaz foi criado.
    O meio que ele vive.
    Ficar em cima das Cias que ele anda e pegar os falsarios de dinheiro será o mais certo.
    Iris

    ResponderExcluir
  26. ACHO QUE OS LIMITES TEM QUE SER IMPOSTOS DESDE QUE A CRIANÇA COMEÇA A ENTENDER O QUE E A VIDA. LIMITES E TAMBEM ACOMPANHAMENTO DOS FILHOS E CORREÇÃO NA HORA QUE PRECISAR. SENÃO VAI CRIAR UM INDIVIDUO QUE NÃO DA VALOR A NADA.
    Vera Ribeiro

    ResponderExcluir
  27. Val Cabral - a mão do pai é mais leve do que a mão da polícia e de estranhos. É diferente bater para corrigir de bater para punir.
    Reginaldo

    ResponderExcluir
  28. Val Cabral - a mão do pai é mais leve do que a mão da polícia e de estranhos. É diferente bater para corrigir de bater para punir.
    Reginaldo

    ResponderExcluir
  29. Ouvi uma frase do sociólogo Selem Rachid Asmar e acho que ele tem razão quando disse que em vez de preocupamos com o mundo que vamos deixar para nossos filhos, deveriamos era nos preocupar com os filhos que deixaremos para o mundo.

    ResponderExcluir
  30. A culpa do Tarcio ter passado as notas falsas e participar de quebra-quebra e outras coisas mais, é pura simplesmente do que ele vê, ouve e aprende. Só que tem um problema, ele começa uma vida de crime por cima, sendo filho de uma deputado federal e de uma mãe que quer ser prefeita de qualquer jeito. Taí, a diferença! Ass: Nilton Cruz

    ResponderExcluir
  31. Eu acho q umas boas cassetadas podem consertar a atitude dele, ja tive q fazer isso com a minha filha e resolveu, q se dane o estatuto da crianca, eles (os responsaveis por essas leis) com certeza nao tem filhos, se tivessem nao teriam feito essas leis abisurdas q tiram os direitos dos pais...
    TMS

    ResponderExcluir
  32. Nós amamos nossos filhos igualmente(100%) dando corretivos ou acariciando, sempre com o mesmo intuito - o crescimento deles como seres humanos em direção às suas vidas próprias - eles é que nos entendem e amam,cada um ao seu jeito, igualzinho nós fizemos.
    Fabiana

    ResponderExcluir
  33. Val, concordo com quem disse que a mão do pai é mais leve do que a mão da polícia e de estranhos. Uns esfregões não fazem mal a ninguém! Wilson Mendes

    ResponderExcluir
  34. As vezes os pais são omissos na criaçao. Carinho, companherismo, amizade quando criança ajuda e muito. Eu e meus filhos somos grandes amigos. Eu apanhei muito de palmadas quando criança. Sou dos tempos de 70. As companhia é que é o problema.

    ResponderExcluir
  35. No meu tempo de adolescrnte, meu pai apenas OLHAVA e a gente "enfiava o rabo entre as pernas" e ia pro quarto. Ai de nós se respondêssemos aos nossos pais: iríamos dormir com o lombo quente!! Hoje, o que se vê são filhos agredindo os pais. Onde foi parar o respeito?? Bons tempos aqueles antigos... Sérgio Silva

    ResponderExcluir
  36. Tem que pega os caras que ele esta andando.
    Isso e companhia errada.
    Cacá

    ResponderExcluir
  37. Val Cabral
    É necessário que haja alerta sobre como pais tem educado seus filhos. A situação sai muito fácil do controle e estamos correndo o risco de termos toda uma geração envenenada, justamente por não haver bons exemplos no próprio lar. A cada dia que passa os "abastardos" e seus filhos pensam que podem fazer o que quiser com as pessoas e isto é um risco muito grande, pois os “abestalhados” podem vir a se rebelarem... e aí o “bicho vai pegar”!
    Reinaldo Conrado da Silva

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: