Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de abril de 2010

UGT PREPARA DIA DO TRABALHADOR

Mais de 20 mil trabalhadores de diversos segmentos devem comparecer no Campo da Pronaica, em Cajazeiras X, 1º de maio para celebrar o Dia do Trabalhador. O encontro marcado na data comemorativa é também uma forma de reafirmar a bandeira de luta por melhores condições a todas as categorias. A redução da jornada de trabalho sem perda salarial, combate ao assédio moral e a desigualdade de remunerações para mesmo cargo quando a função é assumida por mulheres são alguns dos itens defendidos. O evento promovido pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), uma das maiores centrais sindicais do país explica que o pleito beneficia os operários como também a classe patronal. “Defendemos a redução da jornada de trabalho sem perda salarial de 44 horas para 40. Essa luta, que não é só da UGT, vai gerar novos postos de trabalho e propiciar mão-de-obra mais qualificada. A redução permite que a pessoa tenha tempo para estudar, fazer cursos, se reciclar e ficar mais tempo com sua família. Ou seja, ganha o trabalhador e também o Brasil”, disse o presidente da UGT Bahia, Álvaro Rios. Outra batalha da UGT que agrega 920 sindicatos em todo o Brasil, sendo destes 100 baianos, é a discriminação. “Sob todos os aspectos que se manifesta somos contra. Seja por racismo, o preconceito às mulheres pagando um salário menor, diferenciando através de cargos e promoções bem como o assédio sexual e moral”, declarou Álvaro. O presidente da UGT Bahia destacou ainda o aumento de ocorrências de assédio moral nas empresas baianas. “Tem sido cada vez mais comum à humilhação e o constrangimento. Temos tomando conhecimento de empresas onde 80% do quadro de funcionários é vítima do assédio moral e para todos os casos que tomamos conhecimento direcionamos ao Ministério Público, afinal a gente precisa mudar o rumo dessa história”. Além da defesa da bandeira de luta haverá no evento uma Feira de Cidadania que disponibilizará consulta médica, atendimento jurídico e ações de educação para o trânsito e ainda sorteios de tv’s, bicicletas, geladeira e uma moto zero KM. Para encerrar, shows das bandas: Fantasmão, Bob de Lá, Banda de Raiz, Santos Swing e Embaixadores do Céu, estes dois últimos grupos gospel.

6 comentários:

  1. Parabenizo a UGT por esta iniciativa e aproveito para relacionar alguns fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

    - Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)
    - Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

    Haroldo Pereira

    ResponderExcluir
  2. Esta data nos faz pensar, será que a situação melhorou TANTO assim?
    Com o governo cortando mais e mais direitos dos trabalhadores?
    Rodrigo Miranda de Melo Jr.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Val, pq por aqui parece que o dia do trabalhador é só pra ter show de graça e sortear carros e outras bugigangas rs…?
    Bjo!
    Maria do carmo de Lima Silva

    ResponderExcluir
  4. Não há o que comemorar. Tem muito desemprego hoje em dia, o desemprego faz com que muitos brasileiros não comemorem o dia do trabalhador.

    ResponderExcluir
  5. O trabalhador brasileiro pode até ter muitos direitos, mas ainda está longe de ter uma valorização. Afinal um salário mínimo não é pago por todas as empresas principalmente por prefeituras do interior do Brasil. Não tem todos os direitos garantidos. O que falta é um projeto que dê ao trabalhador garantias e ter garantias também ao fazer um concurso de ser chamado com a quantidade garantida das vagas que são colocadas no edital. Ter direito e não poder usá-las em favor destes trabalhadores não adianta nada, é como ver água e não poder bebê-la.

    ResponderExcluir
  6. No dia do trabalho a gente agradece pelo que foi conquistado até agora, mas nunca devemos esquecer o que a gente pode ainda conseguir lá na frente.
    Deveria haver mais oportunidade para quem está começando agora. Para os jovens!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: