A política brasileira a partir do Brasil Colônia até os dias atuais sempre manteve como característica a demagogia que se transformou sua companheira inseparável, sem a qual seus apaixonados não lograriam êxito nos seus objetivos eleitoreiros. A política é uma ciência que trata da organização de um Estado. É a arte de governar. No entanto, os seus efeitos na sociedade são abrangentes, inclusive produzem até os meios necessários de sobrevivência na população carente. Quando utilizada em proveito dos seus detentores, acarreta prejuízos irreparáveis para a sociedade. É a política em fase de decadência. É ainda a degeneração dos poderes tragados pelo vírus da política que parece mais uma epidemia do que mesmo uma ciência social. Diariamente, os órgãos de divulgação escritos, rádios, televisões e a informática com seus recursos expostos nos computadores e internet levam à população a notícia que em breve o Congresso Nacional aprovará uma reforma política direcionada aos bons costumes e a própria razão. A famigerada reforma será fruto de estudos dos Senhores e Senhoras congressistas que com certeza será injetada uma boa parte dos interesses dos legisladores. É legislar em causa própria. E o povo que diz? Apenas cumprir o adágio popular: manda quem pode e obedece quem tem juízo! Mandato eletivo remunerado é semelhante ao mercenário que só visa money, bunfunfa... Os vocacionados para política deveriam servir e não serem servidos. Investirem financeiramente nas campanhas e não esperarem retorno, fazendo da mesma verdadeiro sacerdócio em defesa dos interesses da nação, estados e municípios. Deveriam ainda abdicar dos seus subsídios e vanta gens extras durante o exercício dos seus mandatos e defenderem a bandeira da probidade administrativa quando investidos nos cargos eletivos e serem finalmente verdadeiros guardiãs da ordem e da moral das comunidades que os elegeram. Oh meu Deus, como sofre a população com essa gente esperta! Esperar o que? Corrupção e mais corrupção neste oceano revolto e vulnerável. É uma verdadeira utopia sonharmos ter políticos dentro dos padrões almejados. A mídia nacional está a cada dia a nos mostrar o mar de lama e sepulcros caiados representados nas imagens dos péssimos políticos e políticas da nossa Pátria. É bem verdade que ainda existe um grande número de homens e mulheres que honra e enaltece a política brasileira (Taí Dr. Renato Costa e Edson Duarte como demonstração inequívoca deste fato). Aguardemos o amanhã. Não se sabe daqui a duas, três ou mais gerações haja mudança no cenário político brasileiro. É bem possível que tenhamos no porvir uma ciência política vivida dentro dos moldes desejáveis por uma nação livre de quaisquer influências perniciosas capazes de modificar o rumo correto de um povo. Os nossos netos e bisnetos testemunharão a consecução dos nossos sonhos.
De tão acostumado com escândalos políticos, os brasileiros pouco se comovem, e continuam estáticos em relação a todos os impasses provocados pelas políticas elitistas dos governantes.
ResponderExcluirApesar de a população a cada dia tornar-se mais pobre, não é capaz de transformar ou proporcionar um maior esclarecimento sobre os deveres ético-políticos dos governantes. Além desses, parece que a população em geral também está se esquecendo dos valores e princípios éticos que todos devem seguir e respeitar. Talvez esteja indiferente.
ResponderExcluirEu acho que é a cara do Brasil.
ResponderExcluirSe ela é um lixo, uma vergonha, é porque NÓS somos assim.
Parem de reclamar e ajam com correção de caráter.
Se você tem tv assinatura pirata, água clandestina, gato de luz, não paga a taxa do condomínio e acha que isso é normal, que todo mundo faz, agradeça a D-us os políticos que temos. Graças a vocês estamos nesse buraco imundo sem saída.
Achou? procure o dono;
Quebrou? Conserte;
Não é seu? devolva;
Comprou? pague;
Não é tão difícil, né?
A política brasileira é uma mercadoria, se negocia como em feira de peixe.
ResponderExcluir