Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

6 de fevereiro de 2010

POLÍCIA CIVIL PROGRAMA OPERAÇÃO TARTARUGA PARA O CARNAVAL

Os policiais civis do estado decidiram, em assembleia realizada nesta sexta-feira (05), iniciar uma “operação tartaruga” durante o carnaval deste ano. Segundo o secretário geral do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), Bernardino Gayoso, a operação padrão será adotada nos sete dias da folia. No período, os polícias atuarão apenas com o equipamento e condições oferecidas pelo Governo do Estado. “Queremos provar à população que o governo não oferece condições técnicas e humanas para que os policiais atuem no dia a dia no combate ao crime. A própria administração estadual está criando condições para uma paralisação da polícia civil”, disse Gayoso. Durante a assembleia, os representantes do Sindipoc apresentaram aos policiais uma ordem judicial da 5ª Vara da Fazenda Pública que impede a paralisação dos policiais durante o Carnaval. A medida, no entanto, não prevê sanções quanto à “operação tartaruga”. Os policiais também decidiram entregar a custódia dos presos à Secretaria de Justiça, medida que já havia sido anunciada no dia 28 de janeiro. “A lei de Execuções Penais é clara. Lugar apropriado para custodiar qualquer tipo de preso, provisório ou condenado, é o estabelecimento penal, que se define como ambiente onde seja possível dar a devida assistência ao preso, e custodiá-lo em segurança. É um verdadeiro absurdo insistir em manter os presos em delegacias onde a cada dia só se noticiam fugas. E que não se diga que o problema é falta de espaço no sistema penitenciário, pois o próprio site da Secretaria de Justiça informa que há sobra de vagas em diversos presídios do Estado, isso sem falar que nos presídios em que há déficit de vagas ele chega a 30% enquanto em delegacias a superlotação atinge 300%”, disse o delegado do Sindpoc, Bruno de Almeida Maia. Dentre as reivindicações dos policiais civis estão a nomeação de 230 agentes concursados, equiparação salarial entre os ativos e inativos, adicional insalubridade e aposentadoria especial. A categoria também prometeu sair em um bloco de protesto, que desfilará no circuito Osmar (Campo Grande) na segunda-feira (15) de carnaval. Uma reunião entre a diretoria do Sindpoc e o secretário de Justiça, Nelson Pellegrino, foi marcada para a próxima segunda-feira (08). Uma nova assembleia dos policiais será realizada a partir das resoluções obtidas deste encontro. (Thiago Pereira).

3 comentários:

  1. É governador, não é você quem vai sofrer nas mãos desses sehores insatisfeitos...Corra que lá vem polícia da Bahia! Este deverá ser o tema do caraval 2010!!

    ResponderExcluir
  2. Essa Policia Civil é um abacaxi, os caras trabalham a cada 3 dias, não investigam nada, ironizam quem vai nas delegacias, fazem greve com reivindicações politicas, que se diga de passagem não são todos, mais a impressão que se passa, que delegados inclusive o chefe só é figura decorativa (não mandam nada) e só investigam o que cai na imprensa.

    ResponderExcluir
  3. Vovês já pensaram se estes policiais param no carnaval ? Ainda dizem que é "A Bahia de todos nós" é mesmo a Bahia da falta de vergonha, da imoralidade, dos desmandos, do desgoverno, das mentiras, das propagandas enganosas!!!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: