Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

26 de fevereiro de 2010

DÍVIDA DO CACAU: PERDÃO NÃO É A SOLUÇÃO

Dramática situação vivida pelos pequenos produtores de cacau endividados e pelos bancos credores, pois frente ao indispensável rigor para com as dívidas se alevanta a crueldade da questão social. Os agricultores estão “pendurados” por dívidas tidas como impagáveis e, portanto, sob risco de perda das terras. Independente da solução deste caso em si, essa contradição é recorrente não apenas na Bahia, mas no Brasil e no mundo. Em várias ocasiões, lançou-se mão do perdão da dívida. Solução obviamente humanitária, traz consigo, porém, um inconveniente: pode viciar o cidadão. E como perdoar não paga dívida, o prejuízo termina caindo nas costas dos contribuintes (não se esqueçam que os bancos em questão são estatais). Para esse problema simples, “dever e não ter como pagar”, a solução simplificada (não pagar) é enganosa (pois alguém pagará pelo inadimplente). Assim, é essencial a busca de soluções mais complexas, porém mais justas: O produtor de cacau incapacitado de saldar sua dívida, e que, comprovadamente, não tenha culpa na história, não deve perder a terra. Mas um compromisso com alguma forma de reparação (mesmo que parcial) necessitaria ser assumido, e cumprido, evitando que a semente daninha dos perdões graciosos germine em pomares onde ser inadimplente é meio de vida.

4 comentários:

  1. Estamos longe de imaginar o real tamanho da dívida do Brasil e da Bahia, em particular, com a região cacaueira. Sendo o cacau uma cultura implantada por pioneiros através de anos de obstinação e luta sem nunca contar com apoio do estado brasileiro para sua consolidação...

    ResponderExcluir
  2. O fato gritante que salta aos
    olhos de qualquer brasileiro honesto, quer seja oriundo da região cacaueira ou não, é que nenhum produto agrícola na história gerou mais serviços para o Brasil que o velho e conhecido cacau.

    ResponderExcluir
  3. Deveria haver sim, um perdão que venha casado com um plano de investimento para a região, que acima de tudo, analise a
    substituição em boa parte da região do cacau de outras alternativas agrícolas, claro, aproveitando a inclinação secular da região para a atividade agrícola.

    ResponderExcluir
  4. E N Q U A N T O I S S O:

    "Em entrevista
    Presidente do Banco do Brasil não vê razão para se ter vergonha do lucro"

    E ESSE É O GOVERNO SOCIALISTA QUE SEMPRE FOI CONTRA O DINHEIRO PARADO EM BANCOS E OS MESMOS TENDO LUCROS ASTRONÔMICOS, SE ACHAM QUE É POUCO ELEJAM A TERRORISTA E VERÃO O RESULTADO.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: