Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

5 de dezembro de 2009

ITABUNA COM MAIS DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR

Há vagas, sim! Até uma década atrás, o itabunense que concluísse o antigo segundo grau - hoje ensino médio - poderia argumentar uma série de impedimentos para tentar uma graduação em nível superior. A dificuldade imposta pela concorrência na única instituição de terceiro grau surgia como principal justificativa. Os preços dos cursinhos de preparação para o vestibular, considerando que existem pessoas desprovidas de qualquer renda, também aparecia no ranking dos estudantes. Nos dias atuais, os obstáculos ainda persistem, mas, há de se convir, o governo federal, o Estado e os municípios têm contribuído bastante para ampliar o espaço do cidadão no tocante ao seu crescimento intelectual. É inegável o interesse do poder público pelo aprimoramento do setor educacional, com a instituição de programas que beneficiam professores e a comunidade em geral. É prudente levar em conta, ainda, a profusão de universidades de caráter privado criadas sobretudo a partir desta década, que vêm oferecendo um ensino de qualidade a um custo diverso, que contempla os interessados das mais diferentes faixas salariais. Outra oportunidade a ser considerada são as chamadas faculdades alternativas, que proporcionam aulas na modalidade à distância, com mensalidades razoáveis. A internet, com seus cursos diferenciados, também tem respondido às necessidades de quem deseja obter uma graduação e, depois disso, alçar vôos mais ousados.

3 comentários:

  1. Quando a gente tem nível superior a gente abre outras portas muito interessantes. Imagine-se sendo um veterinário? Você prefere fazer a tosa, ou dizer como ela deve ser feita? Imagine, um Jornalista ou um publicitário. Nível superior não nos faz melhor que os outros, mas nos dar poder de decisão e não, de execução!

    ResponderExcluir
  2. Quem tem ensino superior completo tem mais chances de arrumar um emprego e de garantir um salário de verdade!

    ResponderExcluir
  3. A importância de se ter um nível superior é sobretudo salarial. Quem não tem o 3º grau atualmente em geral ganha pouco mais do que um salário mínimo, enquanto quem tem o superior, ganha muito mais. Qualquer concurso público que paga bem exige alguma faculdade. Mas não é pra todos, só quem tem um Q.I acima de 110 se dá bem cursando o 3º grau, quem tem menos se forma com dificuldades.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: