Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de dezembro de 2009

ESTAMOS EM TEMPO DE REFAZER PLANOS

A chegada do fim do ano traz uma aura de renovação. Chega às nossas mentes e aos nossos corações um desejo de mudar, o que não tem dado certo, e de executar velhos projetos engavetados. No entanto, de nada adiantará tais desejos, se realmente não nos posicionarmos no sentido da mudança. Por outras palavras, para iniciar um ano-novo que realmente mereça tal nome, é necessário fazer por merecê-lo, é preciso renovar-se. Mas, na prática, o que acontece quase que inevitavelmente é a preocupação excessiva com os presentes, alimentos e vestimentas especiais para o transcurso das festividades. Claro que a passagem de tão importante fase do ano merece cuidados exclusivos. Podemos até dizer que se trata de um ritual e, como tal, os assuntos que transcendem o visível devem ter espaço privilegiado. Entretanto, é tempo de despertar, é tempo de quebrarmos o casulo que insiste em se formar em torno de nós, como armadura de defesa, e repensarmos valores e práticas, ponderando sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixarmos renascer a criança pura, inocente e cheia de esperança que mora em nossos corações. Ou seja, é tempo de contemplarmos o grande exemplo do menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale pelo que é e faz, e não apenas pelo que possui. O Natal é uma época festiva, não restam dúvidas sobre isso, mas se espera que cada olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do renascimento interior. Essa é uma grande oportunidade para que as famílias exercitem o sentimento nobre que deve nos acompanhar durante os doze meses de um ano, verdadeiramente, novo. Que neste fim de ano você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que ele traga raios de luz para iluminar caminhos e transformar corações, a cada dia, fazendo com que vivamos sempre com o verdadeiro sentido da comunhão. Esse novo momento é uma grande oportunidade de refazer planos, reconsiderar equívocos e retomar caminhos para uma vida plena, pois somos presenteados com outras trezentas e sessenta e cinco novas oportunidades de dizer à vida que, de fato, queremos ser plenamente felizes. Desejamos a todos vocês um ano, realmente, novo.

4 comentários:

  1. Val Cabral.

    Não basta somente querer novos tempos em nossas vidas... é preciso ter certeza que esperança é uma condição de sobrevivência para muitos. Não tomam uma atidude forte, entram em depressão e esperam a morte bater à porta.
    Porisso é necessário que façamos a nossa parte e não nos deixemos cruzar os braços, esperando que façam por nós, o que nós mesmos não nos esforçamos para fazer por nós!!!! Carlos Alberto de Souza Jr.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Val Cabral, eu penso que o ano é novo, mas as coisas continuam as mesmas, depende de nós querer modificar as atitudes do dia-a-dia e para o resto do ano e sorte tem quem acredita nela, e temos que acreditar em algo ou se apegar em algo é não e preciso fazer tudo o que os outros fazem nem escutar o que não queremos. É eu penso que a esperança e a última que morre.
    Próspero Ano Novo beijocas.
    Luciene T. de Barros

    ResponderExcluir
  3. Para mudar vícios e hábitos tem que ter muita força de vontade e para ter isto tem que ser forte de alma e acreditar mais em nós e nossos intuições e sonhos e não se acomodar devido o que realidade cria para elas mesmas.
    Está realidade de hoje na verdade somos nós mesmos que criamos lembrando o semelhante atrai o semelhante, pensamentos positivos atrai coisa poisitivas e negativas com negativas assim que é o mundo.
    falo isso de experiência própria. Um maravilhoso ano novo... tudo de bom...
    José Ronaldo Nobre

    ResponderExcluir
  4. Prezado Val Cabral

    Fico de saco cheio no final do ano, porque tenho que aturar o Espírito (de porco) natalino. E depois vem o povo todo esperançoso que o ano novo será melhor. Mas não mudam as velhas atitudes, vícios e hábitos. Pior que o natal é ver gente pulando 7 ondas pra ter sorte!!!! As pessoas realmente acreditam que uma vida melhor depende de sorte, e não de atitudes e caracter. Vamos continuar colocando ladrão no poder, xingar no trânsito, desrespeitar o mais fraco, cultivar o preconceito, achar engraçado letra de música pornográfica mesmo que tenha crianças na sala, aceitar esta programação podre da tv. E com um pouco de sorte, sim teremos um 2010 melhor, mais evoluído!!!!!!

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: