Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

26 de dezembro de 2009

“QUANTO PIOR MELHOR” PARA QUEM TEM CABEÇA DE PITU

Para alguns a atividade política é uma sucessão de ações maniqueístas onde o que importa é a derrota daqueles que se encontram no caminho dos seus objetivos. É impossível que uma nação consiga alcançar um caminho de prosperidade e justiça social com semelhante filosofia, se é possível chamar isso de filosofia, de comportamento. Essa postura não é exclusividade dessa ou daquela corrente de pensamento, trata-se de poderoso vírus que atinge muitos agrupamentos de variadas feições ideológicas. Tanto que se incorporou ao linguajar social a máxima de “quanto pior melhor”. Na verdade, para a grande maioria da sociedade e dos povos, quanto pior, horrível e quanto melhor, melhor. Semelhante ponto de vista, demonstra que os que assim agem, são desprovidos de projetos coletivos, não possuem uma causa ou um ideário, mas exclusivamente interesses pessoais, mesquinhos mesmo. Buscam substituir as contradições entre concepções distintas para uma sociedade, por uma prática de conspirações intermináveis, onde o que importa é unicamente o sucesso pessoal e o resto que se lixe. São aqueles que se acham os sabichões que todos nós encontramos pelas esquinas da vida. Às vezes conseguem obter dividendos profissionais, políticos e eleitorais durante um período. Mas terminam fazendo jus à máxima de Lincoln de que vários conseguem enganar a todos durante um bom tempo, mas não o tempo todo. Pensam, com incrível mania de grandeza, que a humanidade é composta de inocentes úteis e abestalhados. Trata-se de um primarismo comportamental que acomete em grande escala o mundo da política, mas que se encontra presente em todas as atividades profissionais. É um maquiavelismo de terreno baldio, uma disfunção mais que ideológica, é também psicológica. No fundo as pessoas possuem uma grande aversão a esse tipo de comportamento tanto que se tornou, negativamente, célebre a frase de um jogador de futebol, em uma propaganda de TV, “eu gosto de levar vantagem em tudo”. As pessoas lúcidas não desejam que os norte-americanos, os brasileiros, os europeus, ou quem quer que seja, afundem na lama para que a aspiração de uma vida mais digna seja conquistada. O melhor presente ao povo itabunense para 2010 será a superação dessa trama sórdida de políticos que só podem ter “cabeça de pitu” e que só servem para nos envergonhar e ampliar a lista de FICHA SUJA!

20 comentários:

  1. Os políticos mais espertos, que gostam de tirar vantagens em tudo; e este é o caso do geraldo Simões, são o câncer do Brasil. O que digo é que é preciso derrotar essa gente predadora e corrupta. Ou a gente acaba com eles, ou eles vão acabar com a gente.
    Flávio Costa

    ResponderExcluir
  2. Infelismente estes corruptos saem todos do seio da nossa sociedade. Estes são uma pequena amostra de como esta nossa sociedade, podre!! Começa qdo a pessoa ainda criança, chega atrasada 5minutinhos somente na escola e a Pfrª não diz nada porque foi somente 5 minutinhos. Qdo ela cresce e se torna eleitora ou eleita estas pequenas falhas cresceram com ela e ai as falhas tanto as pequenas, médias e até gdes não fazem a menor diferença. Não q eu seja radical e defenda uma punição para os pequenos rebentos q cheguem atrasados 5 minutinhos na escola, mas q elas sejam esclarecidas, q quando ela chega atrasada estes 5 minutinhos representam a espera de todos os seus colegas e Pfrª durante 5 minutos e q isso é, qdo não devidamente justificado, um desrrespeito a todos.Que elas sejam estimuladas a cumprirem suas obrigações em toda sua plenitude. Assim crescerão com ela o respeito aos outros e saberá com certeza não ser tolerante/conivente com isso q esta ai. Bjs!! (André).

    ResponderExcluir
  3. Político corrupto = povo corrupto. Político reflexo da população.

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi um político completamente honesto.
    Além do mais, existem pessoas como esse Geraldo, q são muito carismáticas e conseguem manipular os eleitores.
    Célia Silva

    ResponderExcluir
  5. No Brasil tem muito politico as vezes as pessoas não lembram do que se passou, eles ficam de molho por algum tempo, mais isso e culpa do proprio governo porq não retiralos da cerreira publica quando estão envolvidos. Mais ai tem CPI eles se defendem com os proprios que estão envolvidos ou outra melhor à CPI eu acho que è para quem pode pagar mais para se livrar de uma (Crime da Vassoura de Bruxa), so pode ser isso porq o cara ja esta comprovado que ele è culpado e ainda tem que prova que ele è culpado mesmo tendo todas as provas e muitos ainda ficam comendo uma pizza !!!!!!
    José Henrique Gomes de Brito

    ResponderExcluir
  6. Prezado Val Cabral

    Vamos fazer autocrítica ? Nossos políticos são excelentes, isso não é ironia. Eu estou de saco cheio de ouvir na praça, no ônibus, na rua, na mesa do bar, na internet o discurso dos “honestos” de plantão. Eu tenho respondido que nossos políticos são MARAVILHOSOS. Nós vivemos numa democracia, ao menos politicamente falando. Esta democracia é representativa, ou seja, aqueles que lá estão nos representam, nós votamos neles para isso, e eles o fazem muito bem, diria até com perfeição.
    Eu acredito que exista político honesto e não estou delirando, só que se 5 por cento deles forem honestos, é muito, já é exagero de minha parte. Ocorre que aqui fora também é assim, não tem nem 5 por cento de honestos entre nós. É certo que não tem 95 por cento da população roubando, só que eu falo de potenciais desonestos. O cavalheiro senta na mesa do bar, faz um discurso lindo contra a corrupção e no dia seguinte consegue um emprego de cobrador de ônibus e começa a roubar os passageiros sempre que pode. A maioria esmagadora, os tais 95 por cento, não resiste à tentação da corrupção e sempre dá preferência ao emprego que lhe possibilite exercê-la. Essa é a triste realidade. É fácil ser honesto quando não se tem chance de ser desonesto. Quero ver é o contrário. Estamos muito bem representados !

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Se a imprensa passasse a divulgar, às vésperas das eleições, entre outras coisas, o que fez determinado candidato, como ele vive, seu rendimento mensal e patrimônio, razões pelas quais é candidato, sua formação escolar, e o que pretende realizar caso seja eleito, certamente o risco de eleger-se um corrupto seria bem menor. Acho também que os partidos políticos teriam que fazer uma triagem sobre cada um de seus membros e divulgar à população o resultado desse trabalho.
    Sidney Machado

    ResponderExcluir
  8. Segundo uma pesquisa que eu assisti na tv, os políticos são realmente o que o povo é, então com certeza é afinidade.

    ResponderExcluir
  9. Acho que os eleitores sabendo de tudo isso que acontece no governo do LULA e continua passivo diante desse quadro político , onde a CORRUPÇÃO deste governo talvez seja a maior do mundo., é porque tem cumplicidade também, pelo menos na sua consciência. Por isso mesmo que vou ANULAR meu voto, mais uma vez...

    ResponderExcluir
  10. Tem um politico aqui da minha terra que compra voto prometendo coisas que não podem ser cumprida. Ele foi citado no relatório dos Ficha Suja, vassoura de bruxa, corrupção na CODEBA e na SEAGRI; e muitos outros delitos com o erário... Explicado?
    Rogério Araújo

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente o interesse próprio ainda fala muito alto em nossas decisões. Muitos não importam em votar em alguém que ¨rouba, mas faz¨, ou algum político que, mesmo corrupto, vai defender nossas aspirações, idéias e ou interesses de classes.
    Abç! - (Pepeu)

    ResponderExcluir
  12. Fico perplexa... como alguém pode em sã consciencia votar em um Ruy Porquinho, Geraldo Simões, Capitão Fábio, Raimundo Velosos, Ângela Souza..., em algum candidato que faz parte de algum esquema sujo, se não estiver tendo alguma vantagem.
    Ou então é alguém que realmente não tem amor proprio em nenhum nível, porque no mínimo teria revolta em ver tantos safados querendo se dar bem, e debochando do povo..
    Mas este tipo de atitude também revela o caráter do povo. Ano que vem servirá de grande teste para vermos o nível dos baianos. Não falando só na escolha do presidente, mas principalmente para deputados e senadores.
    Sandra do Carmo Linhares Silva

    ResponderExcluir
  13. HÁ DÉCADAS QUE EU SÓ VOTO PARA CARGOS DO PODER EXECUTIVO , POIS ALGUÉM PRECISA ADMINISTRAR AS CIDADES , OS ESTADOS E O PAÍS !
    NUNCA VOTO PARA OS CARGOS DO LEGISLATIVO POR DOIS MOTIVOS PRINCIPAIS : 1º - JÁ TEMOS LEIS MAIS DO QUE SUFICIENTES PARA DICIDIR OS RUMOS DO BRASIL. E 2º- OS VEREADORES , DEPUTADOS ESTADUAIS , FEDERAIS E SENADORES NÃO FAZEM ABSOLUTAMENTE NADA EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE (POPULAÇAO) , APENAS CUIDAM DOS SEUS PRÓPRIOS INTERESSES ! ELES VOTAM AQUILO QUE OS EXECUTIVOS QUEREM E MANDAM ! ENTÃO PARA QUE O LEGISLATIVO ? SÓ PARA GASTAR O DINHEIRO DOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS ?
    NUNES

    ResponderExcluir
  14. Por algumas eleições já não voto nesses hipócritas.

    ResponderExcluir
  15. Devo ser realmente uma eterna sonhadora, mas acredito que ainda temos cabeças pensantes, e a qualquer momento vira um novo sistema, mais humanitario de apoio ao povo, decretando o fim do capitalismo. Cara que sonho lindo!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  16. A corrupção faz com que ninguem mais respeite as leis do País, compromete a soberania da Nação. O Brasil não merece isso que nós assistimos pela mídia, entretanto não generalizo nossos políticos, pois alguém honesto deve existir nas cadeiras do Poder.
    Raul Soares de Carvalho

    ResponderExcluir
  17. Tirando os parentes, comparsas, amigos e simpatizantes deles, não tem um indivíduo na face da terra que não queira que esse Geraldo se f..oda. Cana, paredão de fuzilamento para ele.
    Edmilson Ribeiro

    ResponderExcluir
  18. Val Cabral, se eu pudesse, colocaria todos esses políticos, que ficam torcendo e agindo para prejudicar uma comunidade toda, somente para atrapalhar a administração de seus opositores, numa nave espacial programada somente para ir para fora do nosso sistema solar.
    Lucas

    ResponderExcluir
  19. Sabe qual seria a melhor idéia para acabarmos com essa gente: caparíamos TODOS, a canivete, para não perpetuarem a espécie Homo corruptus.
    Gilberto Soares

    ResponderExcluir
  20. Se tivéssemos representantes dignos, as promessas de honestidade e trabalho pelo povo, que eles fizeram em campanha estariam sendo executadas. E se houvesse aqui imprensa de verdade, estariam cobrando deles a execução dessas promessas. E se tivéssemos um povo mais decente e menos burro e subserviente, o país seria melhor e haveria menos corrupção.
    Jorge Saldanha de Lemos Filho

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: