Paz, é com esta proposta que 125 artistas visuais de vários estados e países fazem uma mostra coletiva internacional, intitulada Exposição 2.234 porque este foi o número de mortes ocorridas em Salvador e Região Metropolitana no ano passado. A abertura será na quinta-feira , no Casarão, Largo de Santo Antonio Além do Carmo, s/n, a partir das 17h, e o funcionamento será de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, entrada franca até o dia 10 de janeiro do próximo ano. Será facultativo aos convidados a contribuição de 1 kg de alimento não perecível, que será doado para a instituição de caridade Irmã Dulce. Na abertura, organizadores pretendem realizar uma manifestação performática no Largo de Santo Antonio, quando os artistas, convidados e transeuntes, todos portando lenços brancos, darão um abraço no Largo. Um movimento em Trieste na Itália, realizado em novembro de 2008, que resultou em uma exposição chamada Ex Pistols (ex-pistolas), movimento a favor da Paz no mundo, foi que inspirou o artista plástico e curador da exposição, Leonel Mattos, e o também artista plástico Gustavo Moreno, idealizador, sobre realizar a mostra em Salvador. Aqui na Bahia, os 65 artistas baianos receberam a cópia de um revólver moldado em gesso, para que fossem criados trabalhos tridimensionais com o mesmo objetivo. Já artistas de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, e dos Estados Unidos, França e Argentina, entre outros, e as 50 obras produzidas pelos artistas da Itália terão sua participação virtual, ou seja com fotos projetadas em um telão. De acordo com Leonel Mattos "queremos mostrar, em exposições coletivas e individuais, a diversidade de técnicas e de linguagens, seguindo a linha da arte contemporânea e de suas múltiplas formas de expressão para que possibilite o surgimento do novo e, com isso, ampliar o nosso raio de ações”.
Entendemos que a forma mais civilizada e simpática de combater a violência é promovendo a paz. Para que isto aconteça é necessário que aprendamos respeitar e conviver com as diferenças, exercitando, a cada momento, a cultura do perdão e da paz, nos transformando numa espécie de lâmpada através da qual, a luz de Deus possa brilhar.
ResponderExcluirSeja você um fio desta grande rede que venha impedir o avanço da violência tecendo a bandeira da paz!
ResponderExcluirQue Deus nos ilumine e ajude nesta tarefa difícil, mas não impossível.
ResponderExcluirA violência se combate com justiça. No nosso entendimento justiça é reconhecer, respeitar e resgatar o direito de todos, sobretudo, o de viver dignamente.
ResponderExcluirComo pessoa de bem não permita que a árvore do pecado e do crime, chamada violência, produza frutos e sobreponha à árvore da vida. "A paz no mundo depende de nossas ações.
ResponderExcluirOlá Val Cabral,
ResponderExcluirSe a população não se juntar e meter o pé na bunda desses atuais políticos do governo da Bahia, logo logo o estado terá uma guerra total.
E tudo mundo precisará sair na rua com uma escopeta pra se auto-defender.
Kleber Góes
Eu acho que todo este estado de violência em Itabuna, é decorrente do descaso do governo do PT na Bahia. Descaso com a população, na educação, na saúde, empregos. Isso tudo gera violência. mas os politicos nao conseguem ver isso de dentro de suas mansões. E quem sofre é a população mais carente e a juventude.
ResponderExcluirJorge Carvalho