DEBATE SOBRE DE LIXO REÚNE 14 PREFEITOS EM ITABUNA - Prefeitos da região, secretários municipais e técnicos ligados à área ambiental foram recebidos pelo prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, quarta-feira (22), no Itabuna Palace Hotel para apresentação de uma proposta de substituição do lixão e aterro sanitário por uma indústria de processamento de resíduos orgânicos. O projeto é uma iniciativa conjunta da AFG Consultores em parceria com a Organoeste Biotecnologia. O representante da AFG na Bahia, Capitão Osvaldo Barbosa, afirmou que será implantada a usina de tratamento em Itabuna, observando a possibilidade de instalação de duas na cidade, devido ao número de habitantes superior a 200 mil e também ao grande volume de lixo produzido diariamente. “Para a instalação da usina é necessário o efetivo de no mínimo 100 mil habitantes, assim as cidades vizinha, com perímetro de 60 quilômetros de distância e que têm número inferior de habitantes podem ser organizar para a implantação de uma usina ou escolherem Itabuna como sede do tratamento” argumentou. Barbosa explicou que a prefeitura de Itabuna vai substituir o lixão pela indústria de tratamento de lixo, responsável pela industrialização do material orgânico recolhido. “A usina tem a função de separar o lixo trazido pelos caminhões. Neste sentido, é respeitado um processo que abrange a pesagem dos resíduos e depois a separação do material orgânico realizado numa esteira” observou. Capitão Barbosa, salientou que o material orgânico separado é transformado em três tipos de abubo granulados com alto teor de nutrientes, já qualificados como uns dos melhores do mundo. (Natália Tavares - Foto: Vinícius Borges).
Val Cabral, gostaria que o nobre jornalista escrevesse um artigo no seu blog sobre a questão da tal “gripe suína”. Eu acho estranho que apareça na mídia mundial certas epidemias com nomes parecidos e que causa muita repercussão. Tempos atrás o mundo ficou assombrado com a tal “gripe aviária”, de repente ninguém não ouviu mais falar nisso. Confesso que em parte eu até achei bom, pois a carne do frango baixou de preço e com certeza aproveitei. Mas, é uma pena que não sou chegado a uma carne suína.
ResponderExcluirO que será que vai aparecer depois? Gripe bovina ou caprina? Enquanto isso milhares de pessoas sofrem com a epidemia da dengue da aids e outras mais. Eu concordo que é melhor prevenir do que remediar, no entanto desconfio dessas coisas. E você?
Ronaldo Pereira
Espero que esta iniciativa não somente mais um engodo e que o lixo não permaneça como assunto sem importância nas decisões governamentais. Entretanto, este debate já representa a perspectiva de boas novas... Gilberto Lima
ResponderExcluirQuer dizer que o lixo da região vai ser trazido para Itabuna... Vamos acabar pagando pela porcaria dos outros!!!!
ResponderExcluirPedro Santana
Já sei...
ResponderExcluirQuerem fazer Itabuna se transformar num gigantesco Lixão da região.
Só faltava isso!
TEM SUJEIRA NISSO!
ResponderExcluirGIL