A Bahia foi o segundo estado com maior número de mortes em acidentes de
trânsito nas rodovias federais durante as festas de Natal e Réveillon em 2013. De
acordo com a Polícia Rodoviária Federal, foram registrados 382 acidentes, 292
feridos e 43 mortes. Apesar do alto número, houve uma redução em relação ao
mesmo período no ano passado, quando morreram 60 pessoas nas rodovias federais
baianas. Minas Gerais foi o estado com maior registro de acidentes, feridos e
mortes por acidentes nas rodovias federais. Dos 6.651 acidentes contabilizados,
1.102 ocorreram em rodovias do estado, com um total de 64 mortes nas BRs
mineiras. Também tiveram um destaque com grande número de incidentes os estados
do Paraná (750 acidentes, 489 feridos e 30 mortes) e Santa Catarina (751
acidentes, 473 feridos e 24 mortes). Foram registrados, ao todo, 6.651
acidentes nas rodovias federais brasileiras, que resultaram na morte de 379
pessoas . Em 2012, foram 7.407 acidentes e 420 mortes. Ao todo, houve 4.352
pessoas feridas, ante os 4.642 registrados em 2012, informa a PRF. Segundo o
chefe da Divisão de Planejamento Operacional da Polícia Rodoviária Federal
(PRF) e coordenador-geral de operações, inspetor Stênio Pires, o resultado
representa uma queda de 16% no número de acidentes em relação à frota. É o
mesmo índice registrado para a redução de mortes por milhão de veículos, que
passou de 5,5 para 4,6. No caso de feridos, a queda foi 12%, passando de 61
para 53,3 mortes por milhão de veículos.
Trief
3 de janeiro de 2014
ELEIÇÕES ATROPELARAM O CALENDÁRIO E FEZ 2014 COMEÇAR NO ANO PASSADO
Não é nenhuma novidade
dizer que este ano em início será nucleado pelas eleições. Sempre foi assim – e
em qualquer lugar do mundo. Quando se está em jogo a mudança do comando de um
país todas as forças vivas desse lugar entram em explicável transe; e, não
raro, forças mortas, ou tidas como tal, remexem-se em seus sarcófagos,
revividas pelo aroma de voto no ar. Neste sentido, 2014 será igual a 2010,
2006... Diferente, em intensidade, do frisson municipal de 2012, 2008...
Afinal, a despeito da indiscutível importância dos municípios, a coisa complica
quando se coloca em jogo a Presidência da República. E a hora da disputa maior
é agora. Ou melhor, começou em outubro de 2012, antecipada pela iniciativa do
ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em lançar o senador Aécio Neves como
candidato tucano em bloqueio à disposição do eterno pretendente José Serra em
marchar novamente para as urnas. A mídia culpou Dilma e Lula pela antecipação
da campanha, mas, no fundo, ninguém estava, ou está, muito preocupado com quem
se adiantou. A disposição das forças em luta não foi alterada pelo apressamento
da velha política café com leite. Novidade também não será a manipulação das
interpretações econômicas sobre o ânimo do eleitor. Salvo poucas exceções, o
PIB sempre foi utilizado como arma eleitoral, e não é ruim que assim seja. É
bom que quem esteja no governo tenha mais preocupações e sofra ainda mais
pressões para melhorar o desempenho econômico nacional. Depois da pequenez do
crescimento da economia no biênio 2012/2013, o ímpeto eleitoral faz os
economistas de oposição afirmarem que em 2014 o percentual de crescimento deverá
ser menor que no ano passado, enquanto os mais simpáticos ao Planalto garantem
um percentual maior para o PIB no fechamento das contas deste ano iniciado há
três dias. Dificuldades sociais e econômicas, portanto, são previsíveis para
este ano em função da junção de dois fatores: problemas renitentes na economia
global e injunções político/eleitorais no Brasil. Nada de novo, apesar de
preocupante.
2 de janeiro de 2014
JUVENAL MAYNARD JÁ DEVERIA TER SAÍDO DA CEPLAC
Com o pedido atendido de exoneração de
Geddel Vieira Lima, da função de vice-presidente da Caixa Econômica e sua
irrevogável decisão de ser oposição ao PT nacional e baiano, não deveria caber
aos seus liderados e indicados, permanecerem ocupando cargos no governo
Federal. Esta é uma questão “politicamente correta” e coerentemente correlata!
Portanto o superintendente da Ceplac, Juvenal Maynard, já deveria ter pedido
pra sair, como já fez Fabio Mota, ao entregar o cargo que tinha no Ministério
do Turismo. A indicação de Juvenal Maynard para o cargo partiu de Geddel Vieira
Lima, e como tal não deve Juvenal continuar no governo petista. Juvenal Maynard
contribuiu bastante para a CEPLAC empreender um ritmo intenso na consolidação
das suas questões institucionais e a inserir no debate internacional sobre o
meio ambiente e defesa da mata atlântica e lavoura cacaueira como instrumentos
prevacionistas das suas biodiversidades e sustentabilidade. Portanto, as
circunstâncias são favoráveis à decisão do Juvenal Maynard sair com cabeça
erguida e crédito de entrar para a história da CEPLAC, como um dos seus poucos
superintendentes que deram exemplo coerente de desapego ao poder.
ASSASSINOS NÃO DÃO TRÉGUA EM ITABUNA ILHÉUS
A chegada de um novo ano não sensibilizou os homicidas e a matança mal
esperou o Réveillon acabar, para espalhar o terror nas duas principais cidades
sulbaianas. Em Ilhéus,
dois homens já foram mortos no primeiro dia do ano. Na quarta-feira (01), na
praia de São Miguel, Josemar de Oliveira Santos, 23 anos, foi assassinado com
dois tiros. Já em frente a rodoviária, José Alves dos Santos, 24 anos, foi
morto com dois golpes de faca. Os crimes estão sendo investigados. Já na cidade
de Itabuna Lucas Santos, 20 anos, foi morto a tiros na
madrugada desta quarta-feira (01), na Rua Santa Rita, bairro Ferradas.
Populares informaram à polícia que ainda estavam comemorando a entrada do ano
de 2014 quando ouviram disparos. Segundo familiares, Lucas era usuário de
drogas. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de
Itabuna.
1 de janeiro de 2014
PREFEITURA VAI PROMOVER ORGIA MUNDANA EM ITABUNA
Itabuna está sem segurança e com
jovens sendo assassinados quase todos os dias; com saúde sucateada e postos
médicos sem médicos e medicamentos. E há oito anos não se constrói uma só sala
de aula na cidade. 70% dos jovens itabunenses estão desempregados e sem
perspectivas de inserção no mercado de trabalho, pois há dez anos não se
instala uma só fabrica por aqui. As drogas se tornaram o tormento das famílias
e proliferam as quadrilhas de criminosos na cidade. As finanças da prefeitura
não estão conseguindo fazer o prefeito cumprir promessas de campanha. E ruas
estão esburacadas e mal iluminadas. Itabuna possui atualmente um terço do contingente
de agentes de segurança e viaturas policiais de há sete anos e o custeio da
folha de pagamento dos barnabés já ultrapassa o limite da Lei de
Responsabilidade Fiscal. Nada disso fez o prefeito Claudevane Leite (PRB) demover
seu vice, Wenceslau Júnior (PC do B), de impor a realização do Carnaval Antecipado,
que voltará depois de cinco anos sem acontecer em Itabuna. A folia mundana acontecerá
entre os dias 13 e 16 de fevereiro. O dispendioso e supérfluo evento foi batizado
como "Carnaval da Alegria – O Primeiro Carnaval de um novo tempo". O
carnaval vai começar com a Lavagem do Beco do Fuxico. Nos dias seguintes, as
avenidas Mário Padre e Aziz Maron serão o palco do desfile de blocos e trios
elétricos. Algumas atrações, além das bandas regionais, já estão pré-agendadas.
É o caso de Ara Ketu, Luiz Caldas, Babado Novo, Léo do Parangolé, André Lelys,
Tuca Fernandes e Cheiro de Amor.
GEDDEL GARANTE SEGUIR NA CAMPANHA AO GOVERNO DO ESTADO
Após polêmico pedido de exoneração feito pelo microblog Twitter,
Geddel Vieira Lima (PMDB) garante que seguirá com o projeto de campanha à
pré-candidatura em todo estado da Bahia. Um dos nomes mais cotados para a candidatura
única da oposição na sucessão do governador Jaques Wagner, o presidente da
sigla e seus aliados garantem que os trabalhos continuam, até as eleições. Em
entrevista concedida à Tribuna da Bahia, o ex- ministro da Integração Nacional
garantiu vai elevar o diálogo com partidos em busca de apoio, porém o foco da
pré-candidatura será o interior do Estado. O início das articulações políticas
de Geddel para a candidatura ao governo da Bahia dependia da exoneração do
cargo de vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal. Através
de apelo dramático, no último dia 26, o peemedebista publicou mensagem no
microblog Twitter apelando à presidente Dilma Rousseff para que o exonerasse do
cargo.
ENTRA EM VIGOR HOJE O NOVO SALÁRIO MÍNIMO
Passa a valer hoje o novo salário mínimo de R$ 724 passa a vigorar
nessa quarta-feira (1°). O valor é 6,78% superior aos R$ 678 atuais. O
percentual está acima da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor
Amplo que, segundo a projeção mais recente do boletim Focus, divulgada no
início da semana passada pelo Banco Central, deve fechar o ano em 5,72%. O
aumento do salário mínimo está previsto na Lei Orçamentária Anual de 2014, e
foi aprovado pelo Congresso na semana anterior à do Natal. No dia 23 de
dezembro, a presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto com o reajuste e
confirmou o novo valor em sua conta no Twitter. Segundo informações do
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o mínimo
injetará R$ 28,4 bilhões na economia em 2014. De acordo com cálculos da
entidade, o novo valor permite a compra de 2,23 cestas básicas. Trata-se da
maior relação de poder de compra desde 1979.
Assinar:
Postagens (Atom)


+(2).jpg)


