EMASA

Trief

Trief

ITABUNA

3 de outubro de 2025

A NOTÍCIA QUE ESTÁ APAVORANDO LULA

A decisão de Trump é vista como uma ofensiva política contra Lula e uma tentativa de reforçar a influência de aliados como Jair Bolsonaro.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos reabriu o acordo de leniência da Odebrecht, assinado em 2016, no qual a empreiteira havia admitido o pagamento de US$ 788 milhões em propinas em 12 países da América Latina. O valor do acordo na época foi de US$ 3,5 bilhões em multas, mas vítimas, como contribuintes de países que arcaram com obras superfaturadas, não receberam reparação.

A reabertura foi determinada por Ed Martin, atual Pardon Attorney dos EUA e diretor do Weaponization Working Group no governo Trump. Ele deu prazo até 7 de outubro para Andrew Weissmann, então chefe da Seção de Fraudes do DOJ e responsável pelo acordo de 2016, entregar informações e registros sobre o caso. Weissmann foi também integrante da operação Mueller, que investigou Trump.

Segundo os documentos, a Odebrecht pode voltar ao banco dos réus nos Estados Unidos, e políticos e partidos que se beneficiaram do esquema, incluindo integrantes do PT no Brasil, voltam a ser alvos de investigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: