PSD, AVANTE, PP, PSB, Republicanos e as Federações PT, PCdoB e PV; e PSDB e Cidadania, talvez sejam os dez partidos, que terão dificuldades de terem um terceiro vereador eleito, ou reeleito nessas eleições, mas não há dúvida que cada um deles, deverá ter dois representantes para a próxima composição da Câmara Municipal. Outros dez partidos terão desfecho nessas eleições, de somente protagonizarem o que há de mais fictício no quesito chapa proporcional!
Dez outros partidos terão enormes dificuldades para eleger um só vereador em 2024, Podemos, Agir, Rede, Psol, PV, PMB, DC, PRD, PRTB e Cidadania. Estes partidos não se organizaram, ou conseguiram candidatos proporcionais com possibilidades de atingirem o quociente mínimo para elegerem vereador, ou estão federalizados a partidos com nomes que estão com votação prevista para os superarem.
Na relação dos partidos, que poderão eleger um vereador estão o União Brasil, MDB, Solidariedade PDT, PMN, PCdoB e PL. Com Bolsonaro presente em Itabuna, o PL poderá surpreender com votação muito além das atuais perspectivas e este fato contribuirá para sua representação manter as três vagas obtidas nas eleições de 2020.
PC do B está vulnerável ao improvável fracasso do petista Rubencéu nas urnas, pois a Federação só reelegerá Manoel Porfírio e restará apenas uma vaga. Creio que os "comunistas" Wilmaci e Paulinho do Banco continuem com votação menor que a obtida por Rubencéu na eleição municipal passada.
UB, Solidariedade, PMN, MDB e PDT, terão que estancar a esperada evasão de candidaturas depois das convenções e antes da chegada do mês de setembro, pois os correligionários já saberão que não passarão de coadjuvantes na eleição e não quererão gastar mais tempo e recursos, para um alvo inatingível e desgastante.
UB tem a Missionária Raimunda e o combativo vereador Danilo da Nova Itabuna como únicos que estarão disputando uma vaga, ou sendo consolidado como os dois vitoriosos; Solidariedade com Ruy Machado não deverá obter uma vaga, para Didiu, enquanto o MDB terá uma disputa voto a voto entre o Coronel Serpa e o Sargento Antonio Cavalcante.
A dúvida no PMN, é se o partido conseguirá eleger dois vereadores. E se os eleger, as vagas insuperáveis são do contador Oto Alencar e do sobrinho e ex-candidato a vice do falecido Fernando Gomes em 2020. No PDT só haverá vitória para o empresário Rafael Moreira, que deverá desbancar o ex-vereador Milton Gramacho. O PL é uma incógnita, que depende do que será Bolsonaro em Itabuna.
Portanto, estão aí nossas previsões, cujas circunstâncias podem mudar algumas situações nos partidos, em conformidade aos acontecimentos das desistências, cooptações, impugnações e retrações dos candidatos a vagas no Poder Legislativo. Qualquer mudança no cenário aqui descrito, terá nossa pronta intervenção de opiniões e previsões!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.