É demasiada ingenuidade, ou conduta de alienação e parcialidade ideológica, não considerar arrebatadora a presença do ex-Presidente Jair Bolsonaro (PL) em Itabuna, pedindo para que seus simpatizantes e eleitores itabunenses, votem para Prefeito em Chico França e nos candidatos a vereador e vereadora do PL!
Sobretudo nas últimas oito a dez eleições, Itabuna tem demonstrado que possui eleitorado conservador e da direita; antipetista e anticomunista. A cidade está há mais de duas décadas sem eleger prefeito da esquerda e em eleições nacionais a direita sempre tem obtido resultados vitoriosos.
Itabuna é uma cidade sem deputados estaduais e federais da esquerda; PT e PCdoB nunca elegem juntos, mais que dois a três vereadores e nem para vice o itabunense vota em candidatos que não sejam da Direita. Psol na maior cidade sulbaiana, não passa de um partido nanico e inexpressivo!
Estes fatos e a presença de Bolsonaro, arrastando uma multidão na avenida do cinquentenário, poderão ter consequências inimagináveis para o resultado das eleições. Onde quer que vá o ex-Presidente, o que se vê é enxame de gente extasiada, hipnotizada e disposta a aderir ao que pede o "Mito"!
Portanto, hipoteticamente, imaginemos que 40 mil pessoas acompanhem o ex-Presidente na sua estada em Itabuna: 10 mil virão de cidades circunvizinhas, outras 10 mil não vão aderir ao seu extraordinário poder de persuasão e 20 mil eleitores itabunenses retornarão aos seus lares, embevecidos e convencidos a votarem nos candidatos de Bolsonaro.
Assim estará instalada nas eleições de Itabuna, a nacionalização ideológica da politica e muita gente votará em Chico França (PL), que representará o bolsonarismo, a direita, o antipetismo e o anticomunismo, enquanto muitas outras pessoas votarão em Augusto Castro (PSD), que tem o apoio do PT, PCdoB, PSB, PV e consequentemente está no "Time de Lula"!
Para os demais prefeituráveis, a vinda de Bolsonaro poderá significar a polarização entre Chico França e Augusto Castro, que os apequenará e os deixará "de camarote", assistindo de longe, a disputa entre bolsonaristas votando em Chico e lulistas votando em Augusto! Não restarão votos para que sejam competitivos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.