Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

25 de maio de 2024

MAIS DE 300 CANDIDATOS A VEREADOR EM ITABUNA, APENAS PAGARÃO PARA SEREM CABOS ELEITORAIS

A maioria dos partidos é o que mais se aproxima do que na politica se pode chamar de Titanic, onde só o Capitão e seus "protegidos" se salvam!

Previsões sinalizam a possibilidade de Itabuna contar com mais de 350 candidatos a vereador e seis a sete prefeituráveis nessas eleições atuais. Entre aqueles que concorrerão a uma vaga na Câmara Municipal, a maioria absoluta entrará na disputa na mesma situação de um time de futebol, que perde a partida da semi-final por oito a zero e tem que vencer o adversário por placar maior e isto é praticamente impossível!

Não há como superar quem gastará mais de meio milhão de reais, possui apoio de dezenas de igrejas, sindicatos, clubes de serviços, associações e grande agrupamento de fortes lideranças comunitárias. É óbvio que esporadicamente, essa regra é quebrada, mas esse é um "milagre", que acontece de cem em cem anos. As "matilhas de lobos guarás", fazem jumentos laturem e cachorros relincharem! Cédulas de 200 reais fazem eleitores venais se igualarem a cachorros e jumentos!

Candidatos que não tiverem mais de 500 mil reais e saberem usá-los, não passarão de cabos eleitorais que pagarão e gastarão tempo, para elegerem seus correligionários. Alguns partidos exigem que candidatos superem essa realidade e aí estão PT, PCdoB, PV, PSDB, CIDADANIA, PSB, MDB, PRD, Solidariedade, Republicanos, PSD, PDT, União Brasil, Agir, PSOL, Rede, PMN, DC e Podemos.

PT deverá reeleger Manoel Porfírio e talvez Rubenceu, que não sendo eleito, fará o PCdoB reeleger Wilmaci, o eleger Paulinho do Banco (PV é carta fora do baralho). A Federação PSDB e Cidadania, reelegerá dois entre Ricardo Xavier, Luizinho, Solon e Alex da Oficina. PSB elegerá Bruno Bileco e Zé Alberto; MDB elegerá um entre Coronel Serpa e Antonio Cavalcante; PSD reelegerá Erasmo Ávila e Sivaldo. 

Solidariedade elegerá Rui Machado. PDT elegerá Rafael Moreira. Republicanos reelegerá Pastor Francisco e Ronaldão. PMN elegerá Oto Matos e Som Gomes. Podemos reelegerá Gilson da Oficina. Psol poderá eleger o Professor Max. Avante, PP e PL poderão eleger, cada um, dois vereadores e não há "cartas marcadas" sobre os que serão vitoriosos. Outros partidos com possibilidade de eleger vereador, sem favoritos hoje, são PRD, Agir, União Brasil e DC -  cada um elegendo um!

Observamos que essas previsões são circunstanciais e não possuem técnica e ciência comprovatórias de exatidão, tratando-se apenas de pressentimentos resultantes do que tem sido visto e sabido dos partidos e seus pré-candidatos a vereador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: