Em meio a uma eleição acirrada e diante da possibilidade de um dos candidatos não decolar, para não haver vitória de um prefeiturável indesejado, poderá surgir no cenário da campanha eleitoral de Itajuípe, o chamado voto útil, que pode mudar a trajetória do pleito.
Em caso de uma eleição acirrada como a deste ano em Itajuípe, a tendência é de o eleitor votar, estrategicamente, não no candidato com o qual se identifica, mas escolher um nome que não seja o seu preferido, com o intuito de impedir que uma outra candidatura seja eleita.
Nesse tipo de voto deve ser levado em conta que o eleitor, ao abandonar seu candidato preferido, vai falsear o resultado final das eleições, além de ajudar a enfraquecer o seu partido, reduzindo drasticamente a representatividade da bancada de sua preferência na Câmara Municipal.
O recomendável é que os eleitores votem no candidato de sua preferência, pois, muitas vezes, ele ainda tem condições de vencer, embora as pesquisas não devam ser ignoradas. É preciso ver as pesquisas com cautela e verificar todas as tendências. Assim, não há como seu candidato não seguir avante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.