As eleições em Ilhéus sempre transcorreram com disputas imprevisíveis, apaixonantes e acirradas. Mas, talvez seja 2024 o ano em que mais a cidade terá uma disputa com polarização de apenas dois prefeituráveis. A tradicional dicotomia está preterida por um quinteto, que concorre com condições de vitória, que pode contemplar qualquer um do cinco.
Todavia, cabe o alerta da hipótese favorável as "zebras", que sempre galopam a passos largos para desfechos inusitados, embora as apostas apontam que aqueles prefeituráveis cotados com pouca possibilidade de resiliência, estarão apenas protagonizando o script de coadjuvantes na eleição. São quase hipotéticas as chances de sucesso eleitoral para Maklise de Sá (Psol-Rede), Adélia Pinheiro (PT), Bebeto (PSB), Wanessa Gedeon (Novo) e Edson Silva (PRTB).
Cinco prefeituráveis estão no páreo e não será surpresa se o resultado revelar números de diferença de um mil votos do vencedor para o quinto colocado. Assim a campanha terá Bento Lima (PSD) agarrado ao que seria o bastão de Marão, na metáfora de um terceiro mandato interrupto. Já Jabes Ribeiro (PP) tentará retornar ao comando da Prefeitura, depois de quase duas décadas residindo em Salvador e sem concorrer a nenhum cargo eletivo.
O ex-presidente da Câmara de Ilhéus, o vereador Jerbson Morais, que está rompido com seu correligionário Marão e se sustenta no deputado federal, Paulo Magalhães (PSD), crer que terá o beneplácito do PSD, para preterir Bento e ser seu prefeiturável. Valderico Júnior (UB) tentará se sustentar no eleitorado "carlista" e na influência do ex-prefeito ACM Neto, que possui um exército numeroso de aliados e simatizantes em Ilhéus.
A pré-candidatura do Coronel Resende para disputar a Prefeitura de Ilhéus, está alicerçada na cooptação do eleitorado bolsonarista, antipetista e da direita. Ai está sua esperança de vencer a concorrência e se tornar prefeito dos ilheenses. Entre os "coadjuvantes" Adélia, Bebeto, Wanessa, Edson Silva e Maklisi, as portas devem se abrir para condição de vices no compartilhamento de chapas majoritárias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.