Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

1 de fevereiro de 2024

ITABUNA COM SUAS CAPIVARAS!

Espécie vive em grupos e encontra proteção contra predadores na zona urbana, além de ser um animal carismático que vira e mexe vira assunto nas redes sociais entre os itabuenses!

Já estão no cenário urbano de Itabuna, as constantes presenças das Capivaras, que entre os roedores vivos no planeta: o macho da espécie pode chegar aos 60 quilos. Com esse tamanho, não tem como a capivara passar despercebida nas margens do rio cachoeira. Também não é difícil de flagrá-la bem à vontade atravessando as ruas, prova que as capivaras estão adaptadas a essa vida agitada, cercada de carros e pessoas.

Mas por que a capivara veio “morar” em Itabuna? Essa é uma pergunta equivocada. Na verdade, foi Itabuna que chegou até as capivaras. A expansão da cidade fez com que parte das capivaras sumisse dessa porção do rio, enquanto outra parte foi transferida para as fazendas, enquanto se faziam obras na cidade. 

A “segurança” é uma vantagem que esses roedores semiaquáticos que seguem o leito do rio cachoeira e ruas têm nesses trechos urbanos. Além da caça ser proibida, dificilmente as capivaras vão encontrar nessas áreas outras espécies temidas, como por exemplo, as onças. Alguns animais conseguem se aproveitar do que a gente pode oferecer, que é proteção. Em nossa presença poucos predadores aparecem.

Na zona urbana de Itabuna as Capivaras também não tem problema com alimento: tem grama e um cardápio variado para uma espécie que não é tão exigente, pelo contrário, as capivaras são herbívoras e têm hábitos alimentares generalistas, característica que facilita essa adaptação na zona urbana.

As pessoas gostam de caminhar na cidade e encontrar as capivaras. Ninguém quer espantá-las como a gente faz com baratas e ratazanas. Isso só reforça essa relação. Dá para dizer que de uma maneira geral, as capivaras são bem-vindas em Itabuna, assim, como são os cachorros e gatos. Mas, vale a ressalva... Capivara não é “pet”

Mesmo vivendo tão perto das pessoas, a capivara não deixou de ser um animal selvagem. Elas são sociais e precisam de outros animais de sua espécie. Também necessitam de uma área muito grande para viver, algo em torno de 15 a 200 campos de futebol. Então, por mais que elas vivam bem em Itabuna, não significa que viveriam em uma casa. A capivara não está na lista de animais permitidos para serem criados como animais de estimação.

A gente não precisa de muito esforço para pensar nisso: imagina um cachorro de uma raça de grande porte morando em uma quitinete? É como se a capivara morasse em um apartamento ou casa, mesmo que seja um ambiente grande com jardim, seria impossível.

O habitat natural das capivaras são rios, lagos e várzeas. Esses locais próximos de cursos d’água são usados para a reprodução, alimentação e também servem como esconderijo para se protegerem de predadores naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: