Quero iniciar este artigo, parafraseando o famoso baiano Ruy Barbosa (Águia de Haia), destacado jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador: "De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto".
Será que essa afirmação de Ruy Barbosa, é o que se revela na personalidade de um cidadão, que chega a se vangloriar de ser apoiador e eleitor do corrupto ex-prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira? No meu entendimento, são muitas as causas principais do comportamento do eleitor que apoia e vota em bandidos do colarinho branco: alienação, sadomasoquismo político, egoísmo, paixão enrustida, "Sindrome de Estocomo", ignorância e pobreza.
Ninguém mantém um funcionário suspeito de roubo. Mas o eleitor parece não ver inconvenientes em eleger e reeleger políticos acusados, investigados, processados, condenados e presos, por práticas de irregularidades com o dinheiro público. Exemplos não faltam. E neste contexto, estamos nos referindo ao eleitor que se diz "roberista". É esse tipo de cidadão, que muito pouco se importa com cidadania e nem em lucrar migalhas do furto cometido por seu ídolo, de mais de 200 milhões de reais do erário!
A maioria absoluta dos eleitores de corruptos como Robério Oliveira, é de analfabetos funcionais; pessoas que não conseguem entender nada dos mecanismos políticos, ou compreender que são causa de sucesso financeiro de quem se elege e rouba recursos da educação, saúde, infraestrutura e assistência social.
Na tragédia do subdesenvolvimento, a política não é algo importante na vida da maioria dessa gente. O eunapolitano acorda cedo, trabalha o dia inteiro, chega em casa cansado e vai dormir. Nesse quadro, ele se torna refém de qualquer político que ofereça facilidades momentâneas. Acontece o que se vê, a troca de votos por alimentos, remédios, cargos e até por dinheiro. E com as sucessivas eleições os políticos formam verdadeiras quadrilhas criminosas e fortunas invejáveis.
O eleitorado de Robério também não conseguiu definir ainda uma escala de valores coerente na predestinação de Eunápolis ter nascido para ser grande. A distorção mais comum é futebolizar o pleito eleitoral, a torcida é para ganhar a eleição, independente de quem está a disputando.
A solução está na educação para a cidadania. É preciso recomeçar com os jovens eunapolitanos, mostrar quais são as conseqüências do voto nas suas vidas, ajudar que as próprias comunidades repensem soluções para seus problemas e persigam essas metas.
Temos que manter a esperança de que os eleitores façam o que os políticos e a Justiça não fizeram ao absolver, não condenar, ou não manter presos políticcos com sérios indícios de irregularidades. Se bandido do colarinho branco for eleito e forem reeleitos vereadores, que o apoiam em 2024, depois de tudo o que tem sido denunciado e criticado, dá a impressão de que ninguém entendeu nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.