Quando se imaginava que as disputas internas para indicação de prefeiturável em Itabuna, se restringissem ao PT e Republicanos, surgiram no cenário eleitoral e círculos políticos - sobretudo, nas redes sociais -, as únicas duas mulheres com interesse em concorrer à candidatura majoritária pela Federação Psol-Rede: Lisdeili Nobre (Rede) e Delliana Ricelli (Psol).
Ambas são cacifadas por padrão de excelência em qualificação adminstrativa, possuem conduta ilibada e são militantes políticas e ativistas sociais, que há décadas protagonizam ações progressistas e de humanização, com reconhecimento tamanho, que seus respectivos partidos, decidiram apresentar seus nomes como alternativas eleitorais para o pleito de 2024.
Uma das duas será preterida pela concorrente que ter seu nome reverendado pela Federação Psol-Rede Sustentabilidade. À pricípio há uma teoria de que o partido numa federação, que tiver maior quantidade de deputados federais, é o que indicará o nome para representar-lo na eleição. Todaria teorias e regras não são superiores às leis e não existe na atal legislação eleitoral, numa regra legal para definição de quem é o direito da indicação.
Portanto, deverá prevalecer o bom senso e é de bom alvitre, que esses dois partidos busquem um entendimento para evitar dissabores e diminuição em suas próprias envergaduras, pois já não possuem tamanhos suficientes em suas estruturas de recursos, tempo de rádio e TV e contingentes, para o enfrentamento de poderios econômicos, equipamentos e aparelhamento gigantescos dos demais concorrentes.
É muito bom que tenhamos mulheres como prefeituráveis, pois assim teremos o debate mais aprofundado sobre questões relacionados ao gênero feminino, famílias, saúde, educação e empodermento dos seguimentos minoritários da sociedade. Assim a eleição terá mais leveza, emoção, suavidade, equilíbrio e ternura, com provocações de temas estes, que são mais pertinentes quando abordados pelas mulheres.
Lisdeili Nobre é Doutoranda em Políticas Sociais e Cidadania, Delegada de Polícia Civil, Docente do Curso de Direito na Rede UNEX, Cronista de diversos Blogs, Abolicionista Penal, Feminista e Ativista social, Membro da Academia Grapiúna de Artes de Letras, ocupando a cadeira n.º 07, Apresentadora do Política sem Mistério transmitido pela TV I.
Delliana Ricelli é licenciada em Filosofia, mestra em Linguagens e Representações e bacharelanda em Comunicação Social, ambas pela UESC. Além disso, é secretária de Movimentos Sociais do PSOL Itabuna, vice-coordenadora do Conselho Municipal da Mulher, coordenadora do Movimento (R)existir e militante da Rede Feminista Crystiane.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.