Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

10 de setembro de 2023

AS REDES SOCIAIS ESTÃO DETURPANDO O PORTUGUÊS

O português tem sido a maior vítima do avanço tecnológico

Quando se ver o resultado dos exames do Enem, onde 53.035 candidatos obtiveram nota zero em português, sem que aí fossem computadas as devoluções de provas em branco, vem-me à lembrança um bom papo que tive com um amigo, professor do ensino médio.

Ministrando matemática em colégio particular da classe mais abastada, vinha sofrendo com as modificações introduzidas em sala de aula, cujo número de alunos crescia a cada ano, tornando difícil ministrar sua matéria, que requer uma atenção absoluta, para sessenta alunos armados dos mais modernos equipamentos eletrônicos para distraí-los.

No início, eram apenas trinta. Até aí, estava em suas mãos a ordem que deveria impor a todo custo. Como se não bastasse, deparou-se com uma dificuldade que estava fora do seu alcance. Ao aplicar um problema e o seu enunciado para que a turma resolvesse, viu muitos pupilos em palpos de aranha por não saberem o que liam. Sim, são os analfabetos funcionais que não têm a capacidade de interpretar um texto, o mais simples possível.

E, se não sabiam o que requeria o problema, simplesmente não conseguiam resolvê-lo. Precisava ensinar interpretação de texto. E essa não era sua disciplina. Com dificuldade e muita paciência, pasmem, tinha que traduzir do português para o português. Ainda por cima, como dizia o professor Raimundo: “o salário, oh”. Naquela época em que conversamos já estava disposto a largar o ensino médio ficando apenas com o superior.

O dia a dia vem mostrando que essa dificuldade para com a nossa língua está cada vez mais escancarada. As redes sociais são o espelho mais reluzente que nos ofusca. Não se exige que sejam postados textos primorosos, mas que se tenha conhecimento das regras mais elementares da língua mater. Principalmente ortografia, pontuação e concordância.

São esses jovens que vão prestar exames para tentar a lida universitária. Mesmo vendo as livrarias com um bom movimento e a facilidade de adquirir bons livros pela internet, ainda é pequeno o número de adeptos da boa leitura. E as escolas não estimulam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: