A Fé em Bom Jesus faz mais 500 mil pessoas estarem na Lapa, transformando a cidade na capital da fé católica dos baianos!
Todo ano milhares de romeiros vem participar das Romarias de Bom Jesus da Lapa, dentre as quais a Romaria do Bom Jesus está entre as três principais romarias do Brasil, perdendo em número de fiéis apenas para a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, e para Romaria de Juazeiro do Norte, no Ceará.
Bom Jesus da Lapa recebe todos os dias do ano grupos de romeiros, turistas e curiosos, alguns a pé, de carroça, de ônibus e até mesmo de pau-de-arara, sendo que os devotos visitam com a intenção de prestar suas obrigações religiosas.
Mas é no período das Romarias de Bom Jesus da Lapa que esse número de visitantes cresce exponencialmente chegando a receber cerca de 400 a 500 mil pessoas em apenas 3 dias, sendo o ápice em 06 de agosto.
As romarias começaram com a chegada de Francisco de Mendonça Mar que, em 1691, veio a pé de Salvador, conduzindo por vários meses uma imagem do Senhor Bom Jesus, de aproximadamente 35 centímetros, indo parar no morro que se tornaria, um ano depois, um santuário de peregrinações.
Vivendo como um eremita na gruta, numa caverna bem escondida onde fez sua morada, viajantes o encontraram e espalharam a notícia havia um homem santo, vivendo sozinho sozinho numa linda gruta, no interior do sertão.
E assim, atraídos curiosidade e pela mística religiosa propiciada pelo local, mais e mais viajantes vinham visitar Santuário e no entorno do morro casas foram sendo construídas por aqueles que preferiram ficar.
Aqueles que não instalaram suas moradias, ao retornarem para suas cidades de origem, acabavam voltando depois, criando um ciclo constante de peregrinações, dando origem às romarias de Bom Jesus da Lapa que conhecemos hoje.
As romarias de Bom Jesus da Lapa se dividem oficialmente em três: Romaria da Terra, Romaria do Bom Jesus e a Romaria de Nossa Senhora da Soledade. Essas 3 romarias movimentam os meses de julho, agosto e setembro, sendo este o período de maior fluxo de visitantes na cidade.
Julho é o mês da Romaria da Terra. Em agosto se comemora a Festa do Senhor Bom Jesus, que data de mais de 300 anos, cujo ápice da romaria é o dia 06 de agosto, chegando a trair mais de 500 mil pessoas. Em 15 de setembro é celebrada a Romaria de Nossa Senhora da Soledade.
As romarias de Bom Jesus da Lapa mudam consideravelmente a rotina dos Lapenses, afinal com a chegada dos romeiros e visitantes o comércio local é impulsionado, especialmente hotéis, restaurantes, lanchonetes, ambulantes com barracas de roupas, artesanato e muito mais.
Como os hotéis, pousadas e casas de aluguel ficam lotados, os moradores alugam suas casas para acomodar os visitantes, sendo que para muitas dessas pessoas é a fonte de renda do ano. Esses moradores ao alugaram suas casas ficam temporariamente em casas de parentes.
O movimento é tão intenso que faz o número de ambulantes vendendo sorvete, petiscos e lanches parecer insuficiente para demanda. As ruas ficam lotadas durante todo o dia. Mas o momento mágico das romarias de Bom Jesus da Lapa são as procissões, onde a fé fica nitidamente expressada naqueles que participam. Secom/Prefeitura de Bom Jesus da Lapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.