A quantidade de prefeituráveis em Itabuna, já está acima dos dois dígitos e tem candidatos pra tudo o quanto é versão, afirmação e conversa pra boi dormir. Há quem se diz prefeiturável, mas não será candidato nem a vereador; tem quem quer ser prefeito e não terá votos nem para se eleger vereador; tem candidato sem partido e nem o terá e tem candidato, que já foi prefeito e atualmente está tão descartável quanto Cabeça de Pitu!
Entre os adversários que podem vencer o Prefeito Augusto Castro (PSD), alguns estão bem cacifados e com forte estrutura para promoção de campanha sólida e promissora. O PL deverá ser um dos maiores mobilizadores de militância em decorrência do bolsonarismo e traz consigo condições excepcionais de tempo gratuito de rádio e televisão, além de liderar o quantitativo de recursos oriundos dos Fundos Partidário e de Campanha.
O União Brasil tem em seu poder, melhores atributos de arregimentação dos "carlistas" e antipetistas e este fato credenciará seu prefeiturável, a estar mais propenso a herdar o eleitorado que brindou o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, com votação acachapante em Itabuna, sobre o candidato eleito governador, Jerônimo Rodrigues (PT).
O PDT traz consigo um histórico de já ter abrigado entre seus filiados, um dos melhores prefeitos em mais de cem anos de municipalidade e está atualmente com um prefeiturável amado pelos itabunenses: Capitão Azevedo, que também já foi prefeito e assim tentar manter a tradição do partido do itabunense Felix Mendonça Jr. sempre ter bom protagonismo eleitoral em Itabuna.
O Republicanos, que são "de ir mais cedo", não quer ficar prá trás na disputa de sucessão do Prefeito Augusto Castro, pois é o partido com maior capacidade de mobilização de militância; possui um fabuloso equipamento e comunicação e está com o médico Isaac Nery, entre as poucas forças competitivas para as próximas eleições itabunenses.
O deputado Pancadinha, está liderando as pesquisas, com a motivação de jamais ter havido reeleição de prefeito na cidade e com a certeza que favorito em início de campanha nunca se elege prefeito em Itabuna. Ele terá que contar com a Solidariedade e adesões, com consequente desistência de todos os demais prefeituráveis de oposição a Augusto Castro!
No mais, "correndo por fora e pelas beiradas", estarão PSOL e Rede, PSTU, Partido pela Unidade Popular, Partido Novo e mais uns dois outros partidos nanicos, com seus prefeituráveis tentando reeditar em Itabuna e no plano real, o que protagonizou a tartaruga, na surreal corrida em que venceu a lebre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.