Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

24 de junho de 2023

NÃO HÁ ESPAÇO PARA PITANGA NO PT!

Se Diego Pitanga permanecer crendo no Conto da Carochinha do PT, acabará sendo quem vai perder!

O petista Diego Pitanga obteve 1.450 votos para Vereador nas eleições de 2020 e ficou na primeira suplência do correligionário eleito Manoel Porfírio, que ao assumir o cargo de presidente da Fundação Marimbeta, fez com que Pitanga o substituísse e assim se tornasse, enfim, vereador de Itabuna!

O PT de 2020 não é mais um só partido. Ao integrar uma Federação Partidária, o PT se tornou uma tríade com adesão do PCdoB e Partido Verde. Os três estão como "irmãos siameses" e não há como um se desconectar dos outros dois. Só poderão registrar 22 candidatos ao cargo de vereador e estes fatos condicionam Diego Pitanga a refletir sobre suas condições eleitorais de reeleição.

A Federação PT, PCdoB e PV deverá eleger dois vereadores e estes já são "cartas marcadas": todas as evidências são favoráveis a hipótese, de que as vitórias na chapa proporcional petista, comunista e verdista, se restringirão às reeleições da cururu Wilmaci e ao petista Manoel Porfírio. Ao PV só restará a condição de coadjuvante, caso não surja um  imprevisto nome competitivo.

Em todas as incontáveis conjecturas, não há uma só que vislumbre a mínima perspectiva de Diego Pitanga ser reeleito no PT. Mas a favor dele existe uma saída pela "Janela"! Isto, porque a cada ano eleitoral, ocorre a chamada “janela partidária”, um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Esse período acontece seis meses antes do pleito. E fará Pitanga se desfiliar do PT e concorrer por outro partido, que exija menor votação e que não possua "cartas marcadas" - candidatos já cacifados como imbatíveis.

Portanto, ou Pitanga sai do PT, ou sairá da seleta lista dos 21 vereadores, que estarão como membros da próxima composição do Poder Legislativo de Itabuna. Para Diego Pitanga só existem duas alternativas para ser eleito vereador nas próximas eleiçoes municipais: sair do PT, ou não permanecer no PT!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: