Para quem pretende ser eleito vereador em Itabuna, a filiação partidária é uma premissa que não pode ser negligenciada. Estar no partido certo é saber com quem concorrerá entre os correligionários e se o coeciente eleitoral poderá ser alcançado e se há perspectiva de vitória de mais de um candidato na legenda, ou federação.
Diego Pitanga (PT), obteve 1.450 votos e não conseguiu ser eleito vereador em 2020. Todavia, Kaiá da Saúde (Avante), com apenas 569 está entre os 21 membros titulares da atual composição da Câmara Municipal de Itabuna. Isto significa que, se Diego estivesse filiado ao Avante, ainda que Kaiá fosse seu correligionário, o vereador entre ambos seria Diego.
Outra preocupação é evitar partidos e federações com candidato já cacifado a ser o único a ser eleito entre os candidatos; com compradores de votos e se possível evitar partido com concorrentes já com mandatos, ou detentores de secretarias, grande sindicatos e entidades da sociedade organizada.
RESULTADOS ELEITORAIS EM 2020: 154.369 estavam habilitados como eleitores(as) nas eleições itabunenses de 2020. Deste contingente, 65.054 pessoas se abstiveram, 5.204 anularam seus votos e 2.082 votaram em branco. 72.340 itabunenses tinham dever e direito de votar, mas se recusaram participar. Apenas 81.929 votos eleitores(as) elegeram Augusto Castro Prefeito e 21 vereadores em Itabuna.
14 partidos elegeram vereadores em Itabuna, nas eleições de 2020; o PL elegeu três, Solidariedade, PMN, PSD, PTC e PTC, cada um elegeu dois e os demais elegeram apenas um vereador: PT, Republicanos, Cidadania, DC, PSL, PC do B, PP, PDT e PSB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.