Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

3 de maio de 2023

QUAIS AS PERSPECTIVAS DE COLIGAÇÕES DOS PREFEITURÁVEIS EM ITABUNA?

O que há em pré-campanha eleitoral, é muita gente imprensada, pensando e sendo dispensada!

Para as eleições municipais de 2024, os itabunenses que integram o círculo político da cidade, já conjecturam o que serão as possíveis coligações para cada um dos prováveis candidatos a Prefeito. Extraímos de alguns ases do assunto, a formatação do que imaginamos ser o mais próximo dos destinos dos partidos e seus prefeituráveis.

Iniciaremos nosso previsão, pelo que poderá ser o "time" da campanha de reeleição do Prefeito Augusto Castro, que além de contar com o PSD, a que ele está filiado, deverá ter a adesão do PSDB, PSB, Cidadania, Podemos, PSC, PV, PT, PCdoB, Avante, Agir, DC e PRTB. Portanto, Augusto está com perspectiva de reunir o maior número de partidos, integrando sua tentativa de se tornar o primeiro Prefeito reeleito na história de Itabuna.

Os eleitores de direita e extrema direita, contarão com a candidatura do médico Antonio Mangabeira (ou do engenheiro Chico França) e além do PL, que possui o ex-presidente Jair Bolsonaro, como sua maior liderança, essa coligação poderá contar com Patriota, PMB e mais alguns partidos bolsonaristas e carlistas, caso haja uma convergência dos eleitores desse campo ideológico.

O médico Isaac Nery, do Republicanos, é outra alternativa para a militância bolsonarista e carlista. Todavia, seus índices nas pesquisas poderão o fazer preferido do eleitorado do prefeiturável, ou por eles preteridos por Mangabeira, ou Chico França. Por enquanto Isaac parece contar apenas com adesão do seu partido.

O recém eleito deputado estadual Pancadinha, está filiado no Solidariedade e tem apoio do PMN, mas sabe que não poderá permanecer no seu atual partido, caso queira continuar como candidato competitivo. Pancadinha necessita do apoio dos médicos Mangabeira e Isaac. Tais adesões não serão suficientes. Ele terá que também convencer outros prefeituráveis, cujos nomes mencionaremos abaixo.

Mas, tem mais prefeituráveis bolsonaristas e carlistas e todos sem adesão de outras agremiações políticas, além dos seus próprios partidos e que tanto quanto Pancadinha, Mangabeira e Isaac, dependerão de uma aglutinação de unanimidade das candidaturas ligadas ao campo da direita: Guinho (União Brasil), Capitão Azevedo (PDT) e Dinailton Oliveira (MDB e, ou PTB).

Entre os prefeituráveis cujas apostas apontam vertiginosas desvantagens, estão Zem Costa (PSOL e Rede), Zé Roberto (PSTU), Pedro Eliodoro (Unidade Popular) e outros cujos dirigentes partidários ainda não decidiram se terão candidaturas majoritárias: Partido Novo, PCB e PCO.

Se os prefeituráveis da oposição ao Prefeito Augusto Castro, persistirem com suas respectivas candidaturas, estarão estendendo o tapete vermelho, para a pioneira reeleição em Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: