Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

16 de abril de 2023

TERCEIRIZAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL É GARANTIA DE AVANÇO NA SAÚDE PÚBLICA DE EUNÁPOLIS

A terceirização do Hospital Regional deverá resultar em acentuada melhoria na qualidade dos serviços de saúde pública em Eunápolis

Aconteceu na sexta-feira passada (14), a publicação no diário oficial do município de Eunápolis, a dispensa emergencial para a gestão operacionalização e execução dos serviços de saúde no Hospital Regional de Eunápolis, para a Associação de Proteção (APAS). Este é um fato que se pode considerar como "cartada de mestra" da Prefeita Cordélia Torres (UB), pois resultará em descentralização de gestão, redução de custos, melhorias de serviços, aumento de qualidade dos serviços, agilidade e alivio dentro da estrutura organizacional, dentre outros.

Ao levar em conta a importância e os resultados positivos que um processo de terceirização pode oferecer aos setores de um hospital, pode-se dizer, sem temor, que há uma predisposição natural de aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços. Outro fator que também está relacionado à terceirização do Hospital Regional de Eunápolis, é mais contratação de serviços de apoio, diagnóstico e terapêutico, que são serviços indispensáveis aos pacientes e que precisam de profissionais formados, habilitados, como médicos e enfermeiros, além de especialistas em gestão financeira e de serviços gerais para atuação nas lavanderias, farmácias, portaria, consultórios entre outros.

Quanto mais o setor hospitalar se dedica à sua atividade fim, mais a saúde pública eunapolitana ganhará, de forma que a aplicação da terceirização concederá ao HRE trabalhar única e exclusivamente para a sua missão. Dessa forma, será possível sentir as consequências positivas, em razão dessa opção, como estratégia médico e administrativa. Isso será perceptível principalmente na centralização das tomadas de decisão em um único núcleo que facilita e aumenta muito a eficiência dos serviços.

Com a terceirização, o Hospital Regional de Eunápolis conduzirá suas atividades com mais controle, em relação à qualidade dos serviços, à redução dos desperdícios e ao retrabalho, de maneira que o serviço de saúde pública na cidade, tornará-se mais ágil e mais competitivo.

A terceirização de serviços da saúde é garantia de modernização no contexto atual e readequação às necessidades do setor. E confere credibilidade e algumas ferramentas estratégicas para garantir mais benefícios e entre eles estão: controle de custos, qualidade no atendimento e no cuidado com o paciente, aumento da capacidade de atendimentos, melhora na prestação de serviços, cuidado, agilidade e eficiência do uso de equipamentos onerosos, com redução dos custos, contínua e permanente atualização tecnológica, sem que a Prefeitura necessite investir, uma vez que a especialização e a certificação ficam por conta da empresa contratada.

Mas os benefícios não param por aí: desburocratização, rapidez nas tomadas de decisão na área administrativa, economia, pois quanto mais o profissional é treinado e especializado mais os equipamentos e aparelhos necessitarão de reparos e assistência técnicas, da mesma forma acontecerá com os demais materiais e instrumentos.

O compromisso da Associação de Proteção é o de oferecer assistência médica integral, atendendo as necessidades dos eunapolitanos que lá vão em busca de atendimento médico. Mediante todos esses fatores ganha a terceirização do Hospital Regional de Eunápolis, uma significação grande em favor, especialmente, desse processo de terceirização.

Muito mais que investimento e redução de custos, a qualidade de vida, a prestação de serviço e a saúde ganham vigor com a terceirização, uma vez que aqui a prioridade é criar uma facilities integrada que possa centralizar as tomadas de decisão em um único núcleo. Isso facilita enormemente a eficiência dos serviços.

É por isso que as vantagens da terceirização do Hospital Regional de Eunápolis são importantes e devem ser mostradas. São elas: diminuição das despesas, baixa manutenção, ganhos de flexibilidade, aumento da especialização do serviço e aprimoramento de serviços ou produtos, direcionamento de esforços da empresa na atividade-fim, qualificação de profissionais, apresentação de certificações, empresa com gestão simplificada, 

Dessa forma, a terceirização na saúde não é somente ganhos, tampouco se destina a privilegiar apenas o lado econômico. É muito mais. Hoje a terceirização pode ser chamada de parceria. E por que não? Ela não está destinada a ser um lucro unilateral, não é apenas um lado que ganha. A terceirização é fundamental. Ela ajuda no crescimento e no comprometimento nos dois lados. É nesse diapasão que todos ganham e aqui podemos incluir o paciente que também ganha em bom atendimento e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: