Na Quinta-feira Santa inicia-se o ‘Tríduo Pascal’, onde celebramos a instituição do Sacramento da Eucaristia, seguida da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Nesta data, a Igreja recorda a última ceia de Jesus, quando jantou com os seus apóstolos antes de ser crucificado e morto.
Para entender mais sobre esse momento da liturgia da Igreja, o Missionário Redentorista padre Rodrigo Arnoso explica a importância das celebrações: “Nesta noite, como comunidade de fé, celebramos a instituição do ministério sacerdotal, a instituição do Mandamento do Amor e da Eucaristia, alimento necessário para bem vivermos a nossa vida e experiência cristã”.
A celebração da Missa de Lava-pés encerra o período Quaresmal, tempo de penitência, oração e conversão, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas. O período faz memória aos 40 dias que Jesus passou no deserto.
“Nesta noite, após a celebração, nós levamos o Santíssimo para uma capela diferente daquela capela do Santíssimo em nossas comunidades, e ali a comunidade se coloca em vigília diante do Senhor, que deixou esse grande exemplo de amor; que se fez alimento para vivermos bem nossa vocação de discípulos e missionários, homens e mulheres dispostos a servir nas coisas do reino de Deus”.
Na Última Ceia, Jesus preparou os apóstolos para celebrar a Eucaristia e manter a missão, que é a missão dos padres, bispos e demais homens preparados pela Igreja: “Façam isto em memória de mim”.
A Semana Santa tem início com o Domingo de Ramos, que representa a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Esta é a Semana mais importante para a Igreja Católica. Após a missa da Quinta-feira Santa, lembramos os três momentos mais importantes da Páscoa: a Paixão, a Morte e a ressurreição de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.